Seleção Sub-20

36 anos de Riade

Seleção Sub-20

Celebração do primeiro título mundial do futebol português

Voltemos atrás no tempo, mais especificamente 36 anos, para o dia 3 de março 1989, no Estádio King Fahd, em Riade, na Arábia Saudita.

Nesse dia escreveu-se história no futebol luso, com a Seleção Nacional Sub-20 a bater a Nigéria, por 2-0, na final do Campeonato do Mundo de Futebol da categoria. Abel Silva e Jorge Couto foram os heróis desse decisivo encontro, ao marcarem os golos que deram a vitória a Portugal.

A Equipa das Quinas, orientada por Carlos Queiroz, conquistou, assim, o primeiro título mundial do futebol português.

Relembremos então o percurso desta caminhada que foi considerada por muitos como o pontapé de saída da Geração de Ouro: a competição começou da melhor maneira para os lusitanos, com um triunfo, por 1-0, frente à Checoslováquia, colocando-se logo na dianteira do Grupo A. A liderança do agrupamento acabava por cimentar-se, já na segunda ronda, diante da Nigéria, também por 1-0. O duelo com a Arábia Saudita acaba por resultar numa derrota pesada para os portugueses, no encerramento da fase de grupos, mas a verdade é que a qualificação já estava garantida.

A eliminar, nos quartos-de-final, a Colômbia era o oponente que se seguia, com um golo solitário de Jorge Couto a valer o carimbo no passaporte para as meias, frente ao Brasil, com o desafio a terminar com o 1-0, sendo o tento alcançado por Amaral, a valer a chegada ao jogo mais importante e onde todos almejavam alcançar, o encontro do tudo ou nada, no qual se lutava por um lugar nos astrais do futebol mundial. No reencontro com a Nigéria, viveu-se a aclamação de uma geração como heroína nacional, já com a mira colocada no próximo capítulo: o Mundial 1991 em Portugal.

O Selecionador Nacional Sub-20 Carlos Queiroz alinhou com o seguinte onze na final de 3 de março de 1989: José Bizarro (GR), Abel Silva, Paulo Madeira, Valido, Morgado, Hélio Sousa, Tozé Pereira, Filipe Ramos, Jorge Couto, João Vieira Pinto e Amaral, com Paulo Alves e Folha a entrarem no decorrer da partida. Brassard (GR), Fernando Couto, Xavier, Paulo Sousa e Resende foram os restantes convocados para a aventura saudita.

 


;

Notícias