Jill Ellis, da FIFA, Julie Uhrman, do Angel City FC, e María Vargas, do Atlético de Madrid, abordaram o crescimento que se tem verificado no jogo disputado entre mulheres
O futebol feminino tem crescido de uma forma absolutamente fantástica (Portugal é disso um bom exemplo...) e foi sobre isso que as três mulheres ligadas ao fenómeno falaram no palco principal do Portugal Football Summit.
“Para quem vê é incrível o nível estar a aumentar”, afirmou Jill Ellis. “A grande diferença? As jogadoras são mais mediáticas, os Media também passaram a dar mais atenção ao futebol feminino. Pouca gente falava sobre isso. Agora há Media a acompanhar futebol feminino, houve esse investimento, plataformas, as competições têm crescido, mais fãs, mais venda de bilhetes”, admitiu, por seu turno, Julie Uhrman.
No caso espanhol, de acordo com María Vargas, “uma das mudanças mais importantes no futebol feminino foi que começou a trabalhar-se a preparação física. A futebolista espanhola é muito talentosa, interpretava muito bem o jogo, mas havia que implementar a preparação física. Começamos a trabalhar isso nos clubes, técnicos muito mais profissionais nas equipas femininas, antes qualquer um treinava, e o nível subiu.”
As três referências não têm qualquer dúvida: o futebol feminino continuará a crescer...