Luís Freire e Carlos Forbs querem manter registo vitorioso

Seleção Sub-21

Equipa das Quinas fez, esta segunda-feira, o treino oficial no palco do encontro.

A Seleção Nacional Sub-21 realizou, esta segunda-feira, a sessão de treino oficial no Europa Point Stadium, palco do encontro agendado para as 19h00 desta terça-feira e que colocará frente a frente Gibraltar e Portugal, em mais um jogo referente à fase de qualificação para o Campeonato da Europa. 

Antes da sessão de trabalhos, o Selecionador Nacional Luís Freire e Carlos Forbs fizeram a antevisão à partida. 

O Selecionador Nacional desvalorizou a questão do relvado sintético, preferindo destacar a importância de uma boa postura portuguesa no encontro. "Não vamos jogar contra o sintético, vamos jogar contra Gibraltar. Tiveram uma prestação muito positiva contra a Chéquia, onde só perderam o jogo no fim. Temos que entrar logo com o pé no acelerador, fazer um jogo ofensivo, agressivo, ser uma equipa que quer marcar golos e criar oportunidades. Podemos ser melhores no último terço. Vamos enfrentar uma equipa em bloco baixo e temos que ser dinâmicos em desmontar esse bloco. Temos que ter a atitude que temos tido, temos sido fantásticos na forma como nos temos entregue ao jogo e, se estamos a fazer as coisas bem, não há motivo para parar. Há que reforçar os bons comportamentos, ter a energia e postura certas, com alegria de jogar, independentemente do contexto. Quem quer ganhar, qualquer campo é bom para ganhar", começou por dizer. 

Sobre o próximo oponente da Equipa das Quinas, o Selecionador Nacional não espera facilidades, apesar do resultado do último jogo de Gibraltar. "É um adversário que tem feito resultados um pouco estranhos, porque acabam por ser muito competitivos com a Chéquia, em casa (n.d.r. derrota por 1-2), e têm um jogo desastroso na Escócia (n.d.r. derrota por 0-12). Penso que não se repetirá o que lhes aconteceu na Escócia. Temos que nos preparar para o melhor Gibraltar possível. De certeza que querem dar uma boa resposta também. Temos que estar preparados para isso, para as dificuldades e não para as facilidades. Os objetivos passam por ganhar, jogar bem, sermos cumpridores do que trabalhamos, temos coisas para melhorar e estão a ser passadas ao grupo. Se pudermos vencer por mais do que um golo, dois golos, vamos tentar tudo para ser o melhor ataque amanhã", salientou.

O técnico deixou ainda elogios aos seus atletas. "Todos os jogadores estão disponíveis e têm trabalhado bem. As coisas têm acontecido por mérito de todos. Todos eles têm ajudado a que o ambiente seja bom. Estamos na seleção, o prestígio de estar neste espaço é grande para todos. Estou muito satisfeito com os jogadores e queremos acabar este estágio com duas vitórias e, para isso, temos que estar determinados amanhã, preparados para tudo e é isso que espero deles", afirmou.

Por fim, Luís Freire revelou que podem existir mudanças no onze inicial. "Ao longo dos jogos, temos vindo a fazer duas, três alterações. Amanhã também vamos fazer alterações, mas sempre com o intuito de a equipa ser competitiva, agressiva, ter uma identidade bem vincada e é importante quem trabalha bem, ter também as suas oportunidades para mostrar em jogo. Não temos assim tantos jogos e todos podem fazer parte disto e mostar que estão prontos para vencer por Portugal", concluiu.

Também Carlos Forbs falou à comunicação social e prometeu uma equipa portuguesa focada e determinada diante de Gibraltar. "Vai ser um jogo difícil, mas já sabemos o que temos que fazer. O campo é difícil, é sintético, mas vamos dar o nosso melhor", disse.

A título individual, o extremo procurará também somar mais uma oportunidade para brilhar de Quinas ao peito. "Vou dar sempre o meu máximo para ajudar a equipa. Quero procurar marcar, fazer assistências e dar o meu melhor, como tenho feito em todos os jogos", desejou.

Eis a lista completa atualizada: 

Guarda-redes: André Gomes (Alverca), Diogo Fernandes (FC Porto) e João Carvalho (SC Braga);

Defesas: Diogo Travassos (Moreirense FC), Francisco Chissumba (FC Alverca), Gabriel Brás (FC Porto), Gonçalo Oliveira (SL Benfica), João Muniz (Sporting CP), Martim Fernandes (FC Porto), Tiago Gabriel (US Lecce Spa) e Tiago Parente (GD Estoril Praia);

Médios: Diego Rodrigues (SC Braga), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Simões (Sporting CP), Mateus Fernandes (West Ham United FC), Mathias de Amorim (FC Famalicão) e Rafael Luís (RC Strasbourg);

Avançados: Carlos Forbs (Club Brugge KV), Fábio Baldé (Hamburger SV), Geovany Quenda (Sporting CP), Gustavo Varela (Gil Vicente FC), Rodrigo Mora (FC Porto), Roger Fernandes (SC Braga) e Youssef Chermiti (Rangers FC);

HISTÓRICO COM GIBRALTAR

Estes jogos prosseguem a qualificação lusa para o Euro 2027, onde Portugal enfrentará igualmente, no Grupo B, as equipas da Azerbaijão, Chéquia e Escócia. 

Programa geral:

14 de outubro | 3.ª feira*
19h00: jogo Gibraltar x Portugal (Europa Point Stadium)

15 de outubro | 4.ª feira
10h15: partida para Lisboa
10h20: chegada a Lisboa

*Horas locais. Em Gibraltar é mais uma hora do que em Portugal Continental.


;