Equipa das Quinas continua a preparação no Catar
A Seleção Nacional Sub-18 prosseguiu, este sábado, com a preparação no Catar, tendo em vista o Campeonato do Mundo FIFA Sub-17 2025.
O conjunto nacional realiza o segundo treino, no Médio Oriente, ao final da tarde, às 19h30 locais, mais três horas que em Portugal Continental, no Centro de Treinos de Al Erssal, em Doha.
Entre os dias 3 e 27 de novembro, as melhores 48 seleções do mundo reúnem-se no Catar, divididas por 12 grupos, com as duas melhores posicionadas de cada agrupamento e os oito melhores terceiros classificados a ficarem apuradas para os 16-avos-de-final.
A Equipa das Quinas inicia a sua aventura no Grupo B, dia 3 de novembro, frente à Nova Caledônia, para no dia 6 de novembro medir forças com Marrocos, num encontro entre os atuais campeões da Europa e da África. Os lusos terminam esta fase inicial do certame mundial contra a seleção do Japão, no dia 9 de novembro. Já a Alemanha, detentora do título conquistado em 2023, enfrenta nesta etapa, no Grupo D, as equipas da Colômbia, RPD da Coreia e El Salvador.
O Treinador Nacional, Bino Maçães, conta com todos os 21 convocados disponíveis para a competição.

Em declarações ao Canal 11, o internacional José Neto comentou o estado de espírito do grupo de trabalho: “as emoções estão um pouco elevadas, a equipa acaba por estar um pouco ansiosa, mas entende que se trata de uma ansiedade positiva. Estamos confiantes nas nossas capacidades e acho que estamos preparados para fazer um bom torneio”.
Sobre o primeiro adversário, o defesa luso é claro: “eu olho para este jogo tal como vou encarar os outros três, a Nova Caledónia é uma seleção que também está neste Mundial por mérito próprio e sendo assim, temos de encarar o jogo de forma a respeitar o adversário ao máximo. Entramos sempre para vencer todos os jogos e tem de ser assim a nossa mentalidade”.
“É preciso termos os pés bem assentes na terra, é verdade que fomos campeões europeus, mas é algo que é passado. É um torneio completamente novo e temos de ter essa humildade, que nos vai ajudar a conseguir as vitórias que queremos, para prosseguirmos na competição”, continua.
Por fim, Neto não esquece de onde veio: “são muitas emoções que passam pela cabeça, vim de Aljustrel, uma terra que é muito importante para mim, também tenho tido um percurso que acho que tem sido bastante bom, com experiências incríveis, que nunca pensei estar presente nelas. Acho que esse menino que começou em Aljustrel, acaba por estar orgulhoso deste menino que está agora no Catar”.

Eis a lista de convocados para o Mundial Sub-17:
Guarda-redes: Alex Tverdohlebov (Sporting CP), Romário Cunha (SC Braga) e David Rodrigues (SC Braga)
Defesas: Daniel Banjaqui (SL Benfica), Gabriel Dbouk (SC Braga), Yoan Pereira (FC Porto), José Neto (SL Benfica), Martim Chelmik (FC Porto), Ricardo Neto (SL Benfica) e Mauro Furtado (SL Benfica).
Médios: Santiago Silva (Vitória SC), Rafael Quintas (SL Benfica), Martim Guedes (Vitória SC), Tomás Soares (SL Benfica), Bernardo Lima (FC Porto) e Miguel Figueiredo (SL Benfica)
Avançados: João Aragão (SC Braga), Duarte Cunha (FC Porto), Steven Manuel (SL Benfica), Mateus Mide (FC Porto) e Anísio Cabral (SL Benfica)
Programa Geral:
2 de novembro | domingo
19h30 - Treino - Al Thumama
3 de novembro | segunda-feira
18h15 - Jogo: Portugal x Nova Caledônia - Aspire Academy (Campo 4)
O restante programa será divulgado oportunamente no site da Federação Portuguesa de Futebol.
Calendário de Jogos | Fase de Grupos | Direto Canal 11:
3 de novembro (18h15 Catar - 15h15 PT): Portugal x Nova Caledônia - Aspire Academy (Campo 4)
6 de novembro (15h30 Catar - 12h30 PT): Portugal x Marrocos - Aspire Academy (Campo 8)
9 de novembro (16h30 Catar - 13h30 PT): Portugal x Japão - Aspire Academy (Campo 5)
27 de novembro - FINAL
Os horários são locais. No Catar são mais três horas que em Portugal Continental
Galeria dos campeões:
1985: Nigéria
1987: União Soviética
1989: Arábia Saudita
1991: Gana
1993: Nigéria
1995: Gana
1997: Brasil
1999: Brasil
2001: França
2003: Brasil
2005: México
2007: Nigéria
2009: Suíça
2011: México
2013: Nigéria
2015: Nigéria
2017: Inglaterra
2019: Brasil
2023: Alemanha
A Nigéria é o país mais títulado, com cinco títulos, seguindo-se a seleção brasileira, com quatro conquistas.