Igualdade a uma bola na 6.ª ronda da Liga BPI
SC Braga e o Sporting empataram nesta tarde de sábado, a uma bola, em jogo da 6.ª jornada da Liga BPI. Os golos surgiram ainda na primeira parte de um encontro em que as minhotas se mostraram mais eficazes no ataque, perante um adversário que quebrou fisicamente na reta final. Com este resultado, o Sporting mantém o segundo lugar da classificação, agora com 11 pontos, enquanto o SC Braga ocupa a quarta posição, com oito.
De um lado e do outro, uma atitude ofensiva, logo na abertura do jogo, com as duas equipas a investirem forte no ataque. O Sporting entrou melhor e, num curto espaço de tempo, Patrícia Morais negou por duas vezes (7’ e 8’) o golo a Telma Encarnação. Esse breve período de superioridade das visitantes foi prontamente interrompido pelas arsenalistas que, registe-se, não só equilibraram o jogo, como em algumas fases se mostraram mais operacionais. Não se estranhou, por isso, o primeiro golo (23’) de Malu Schmidt, que aproveitou um bom passe de Cristiana Vieira — a guarda-redes alemã ainda defendeu o primeiro remate, mas não conseguiu evitar a recarga vitoriosa.

Nesta fase de bom controlo do SC Braga, Leah Lewis desperdiçou uma boa oportunidade para o 2-0 e, já na reta final deste primeiro tempo, num jogo vivo e bem disputado, a equipa leonina chegou ao empate através de Telma Encarnação, na conversão de uma grande penalidade a castigar uma mão na bola. Até ao intervalo, registe-se ainda mais duas boas ocasiões, uma para cada lado: Telma Encarnação viu um golo ser anulado por fora de jogo e, já nos descontos, Cristiana Vieira perdeu um bom momento para desfazer o empate.
Depois do intervalo, e após uma excelente primeira parte, o jogo caiu de qualidade, é certo, mas as minhotas estiveram sempre mais próximas de desfazer o empate. A equipa bracarense, fisicamente mais forte, passou grande parte do tempo no meio-campo leonino, e dispôs das melhores ocasiões. Melany Fortes obrigou Wellmann (53’) a uma defesa por instinto e, mais tarde, Ásdis Halldórsdóttir (71’) voltou a criar perigo.

Numa segunda parte em que o SC Braga foi mais competente e disponível para chegar ao golo, destaque ainda para uma boa jogada (73’), com Melany Fortes e Zoi van de Ven como protagonistas, e para Malu Schmidt (80’), que, após cruzamento de Ágata Filipa, forçou nova intervenção da guarda-redes.
O jogo perdeu intensidade na reta final, com o futebol menos fluído, mas com as arsenalistas coletivamente mais fortes e a criarem dificuldades à defesa contrária, que, ainda assim, teve um bom desempenho.
Confira aqui todos os resultados e a classificação geral
FICHA DE JOGO
SC BRAGA, 1 SPORTING, 1
( 1-1 ao intervalo)
Liga BPI
Jornada 6
Estádio Amélia Morais
Árbitra: Teresa Oliveira
Árbitras assistentes: Raquel Pinho e Taísa Tavares. Quarta árbitra: Ana Afonso
SC BRAGA: Patrícia Morais (Cap.), Ágata Filipa, Gudrun Arnardottir, Leah Lewis, Alicia Correia, Ana Rute, Maria Alagoa (Nádia Bravo, 71’), Asdis Halldorsdottir (Ria Oling, 84’), Zoi van de Ven (Daniela Silva, 90’+2’), Cristiana Vieira (Melany Fortes, 46’), Malu Schmidt.
Suplentes não utilizadas: Aline Lima, Carolina Rocha, Maria Miller, Irina Soba, Kailyn Dudukovich.
Treinador: Marwin Bolz
Disciplina: cartão amarelo para Ágata Filipa (25’), Malu Schmidt (45’).
SPORTING: Anna Wellmann, Jeneva Gray (Madison Haugen, 69’), Érica Cancelinha (Flor Bonsengundo, 69’), Telma Encarnação, Brenda Pérez (Cap.), Daniela Arques, Beatriz Fonseca, Cláudia Neto (Carolina Santiago, 69’), Carla Armengol (Maísa Correia, 75’), Mackenzie Cherry, Ashley Barron.
Suplentes não utilizadas: Catarina Pottra, Carolina Pimenta, Rita Fontemanha, Matilde Nave, Tânia Rodrigues.
Treinador: Micael Sequeira
Disciplina: cartão amarelo para Brenda Pérez (45’), Daniela Arques (87’).
Golos: 1-0 (Malu Schmidt, 23’), 1-1 (Telma Encarnação, 44’, de penalty).
Mulher do jogo: Malu Schmidt ( SC Braga)

Malu Schmidt em evidência
Mais um belo golo para a sua coleção, numa exibição eficaz em que causou muitos problemas à defesa leonina.