Pedro Proença na AF Ponta Delgada

FPF

Presidente da FPF esteve em duas iniciativas da associação açoriana

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, esteve, este domingo, em duas iniciativas organizadas pela Associação de Futebol de Ponta Delgada, associação que dirige o futebol nas ilhas de São Miguel e Santa Maria e que comemorou o 101.º aniversário na passada terça-feira.

Primeiro, o líder federativo participou na cerimónia de entrega das placas da Certificação das Entidades Formadoras. Ao todo, 28 emblemas receberam as placas, dois com quatro estrelas: CD Santa Clara e União Micaelense. Depois de visitas a outras Associações Distritais e Regionais, por todo o País, Pedro Proença destacou o sucesso da iniciativa que nasceu em 2015. "Este é um esforço tremendo por parte das Associações Distritais e dos clubes, com um recorde de candidaturas para a época 2025-26. Registámos um crescimento de 6,1 por cento em relação ao ano passado. Recebemos 1550 candidaturas, um recorde absoluto na história da Federação Portuguesa de Futebol", referiu o presidente da FPF. 

No Coliseu Micaelense, Pedro Proença salientou o crescimento da AF Ponta Delgada. "A Associação de Futebol de Ponta Delgada tem vindo a percorrer um caminho importante: 86 por cento dos clubes filiados na AF Ponta Delgada candidataram-se. E todos estão certificados e reconhecidos como Centros Básicos de Formação de Futebol e Futsal", explicou Pedro Proença, com agradecimento a Robert da Câmara, presidente da AF Ponta Delgada.

Mérito Desportivo Escolar

Após a entrega das placas, seguiu-se para o segundo momento organizado pela AF Ponta Delgada, com a entrega dos diplomas do Mérito Desportivo Escolar. Uma iniciativa da AF Ponta Delgada, já na décima edição, que distingue os melhores alunos e atletas dos clubes que militam nas ilhas de São Miguel e Santa Maria. O evento contou com as presenças do Governo Regional dos Açores, representado por Sofia Ribeiro, Secretária Regional da Educação, e da Câmara Municipal de Ponta Delgada, entidades que se associaram, desde a primeira hora, à iniciativa.

"Este é um projeto, realmente, muito especial. E nasce de uma ideia da Associação de Futebol de Ponta Delgada, que cedo percebeu que o Desporto e o Ensino têm de andar de mãos dadas. E que um incentivo pode mudar vidas. O programa Mérito Desportivo Escolar representa um reconhecimento importante a alunos que se destacam pela dedicação e desempenho, no desporto e na escola", afirmou Pedro Proença, que vincou a disponibilidade da FPF em contribuir para o projeto.

 


;

Notícias