Triunfo esmagador sobre o Liechtenstein (10-0) no arranque da caminhada rumo ao Euro
Portugal iniciou a qualificação para o Europeu de Sub-17 com uma vitória estrondosa por 10-0 sobre o Liechtenstein, demonstrando total domínio e qualidade do início ao fim da partida.
Martim Ribeiro destacou-se com um hat-trick, Afonso Ferreirinha e Lamine Fawler bisaram, e Simão Constantino, Nélio Batista e Anderson Semedo também contribuíram para a goleada da Equipa das Quinas, que regressa à ação já no sábado para enfrentar o País de Gales, às 15h00, no Estádio de São Luís. Segue-se o confronto com a Eslovénia na terça-feira, 18 de novembro, à mesma hora, no Estádio Algarve.
Os vencedores de cada grupo , assim como os segundos classificados, asseguram a presença na próxima ronda de qualificação, marcada para a primavera de 2026. O sorteio dessa etapa está agendado para 10 de dezembro.
A fase final do Europeu, recorde-se, realiza-se na Estónia entre 25 de maio e 7 de junho de 2026. Campeão europeu em título no escalão de Sub-17, Portugal procura chegar, uma vez mais, à fase final.

Domínio luso desde os instantes iniciais
Portugal entrou decidido no Estádio Algarve, dominando muito cedo o jogo que marca o início da sua caminhada de qualificação para o Europeu sub-17. Os primeiros minutos foram intensos, com várias tentativas portuguesas, incluindo remates de Duarte Tomás, Simão Constantino e Nélio Batista, travados pela defensiva adversária.
Martim Ribeiro, porém, assinou a diferença: bisou na primeira parte, aos 15 e 18 minutos, aproveitando assistências de Paulo Rodrigues e Duarte Tomás, e ainda viu o ferro negar-lhe um golo.
Já em vantagem, a Equipa das Quinas manteve a pressão, com tentativas de Gustavo Guerra, Ricardo Batista e Martim Ribeiro a passarem ao lado da baliza ou a serem bloqueadas pelo guardião Kaufmann. Até ao intervalo, o Liechtenstein apenas se aproximou da área portuguesa através de bolas paradas, sem criar verdadeiro perigo.

'Hat-Trick' de Martim Ribeiro
No início do segundo tempo, o avançado luso Martim Ribeiro selou o 'hat-trick' com um remate letal de pé esquerdo aos 47 minutos', servido por Vladimir Silva. O golo reforçou o domínio do conjunto nacional e traduziu uma superioridade sempre evidente.
Chuva de golos lusos
Pouco depois, aos 61 minutos, Simão Constantino ampliou a vantagem após canto cobrado por Vladimir Silva, consolidando o controlo português. Aos 65 minutos, Lamine Fawler também marcou para Portugal. Seguiram-se os tentos de Nélio Batista, aos 71 minutos, e Anderson Semedo, aos 74, este último com um remate soberbo.
Afonso Ferreirinha ainda bisou no encontro, aos 76 e aos 81 minutos, consolidando a confortável vitória lusa. Já em cima do apito final, aos 90'+2, Lamine Fawler marcou mais uma vez.

O Treinador Nacional José Lima em discurso direto:
"Jogámos bem e, acima de tudo, fomos sérios na abordagem ao jogo, sempre com o propósito de ganhar. O primeiro golo desbloqueou o nosso jogo e, depois do segundo golo, os remates certeiros foram surgindo naturalmente. Gostei muito da forma como os jogadores encararam este jogo, da atitude positiva que demonstraram todos, do início ao fim. Conseguiram colocar em prática o que tínhamos preparado em termos estratégicos, foram muito rápidos na circulação da bola e muito fortes nos duelos e a criarem situações de rutura. Criámos diversas oportunidades de golo. Podíamos ter ganho ainda por números superiores."
"Que não haja ilusões depois deste resultado [10-0]. Cumprimos a nossa primeira missão, que era começar a ganhar, mas vamos apanhar pela frente dois adversários de grande nível nas próximas jornadas. A exigência e as dificuldades vão aumentar bastante já frente ao País de Gales. O jogo é no sábado e não haverá muito tempo de recuperação. Temos de gerir bem o grupo e prepararmo-nos para estar na máxima força nesse jogo. O País de Gales será o desafio mais importante na nossa agenda, até porque, se o jogo correr bem, pode apurar-nos para a Ronda 2 de acesso ao Europeu, o nosso principal objetivo".

FICHA DE JOGO:
PORTUGAL 10-0 LIECHTENSTEIN (2-0 ao intervalo)
Ronda 1 de Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-17
Estádio Algarve
Árbitro principal: Gal Levi (Israel)
Árbitros assistentes: Tuval Koltunoff (Israel) e Runar Langseth (Noruega)
Quarto árbitro: Daniel Higraff (Noruega)
PORTUGAL - André Marques (GR); Paulo Rodrigues, Isaac da Silva, Tomás Ferreira (Cap.) (Lamine Fawler, 46'), Ricardo Batista (Vladimir Silva, 46'); Simão Constantino (Rúben Correia, 66') , Nélio Batista, Hugo Sousa; Gustavo Guerra (Andreson Semedo, 66'), Duarte Tomás e Martim Ribeiro (Afonso Ferreirinha, 66').
Suplentes não utilizados: Francisco Mendes (GR), João Brito, Tiago Rodrigues, Estefanio Domingos.
Treinador Nacional: José Lima.
Disciplina: nada a assinalar
LIECHTENSTEIN: Janick Kaufmann (GR); Schumacher Lukas, Abouem (Noe Kessler, 46'), Daniel Loacker; Noah Gunsch (Alexander Palazzolo, 73'), Emanuel Wolf, Manoel Honorio Diego Nipp, 86'), Leon Nobile, Blumenthal (Arda Tuncay, 46'); Erjon Memaj e Charaka (Janai Balbuena, 62')
Suplentes não utilizados: Tobias Heitz (GR), Elia Matt, Alexander Matheis, Janai Balbuena e Raphael Lo Russo.
Treinador Nacional: Mathias Mayer
Disciplina: amarelo mostrado a Emanuel Wolf (90'+3)
Golos: 1-0 por Martim Ribeiro (15'), 2-0 por Martim Ribeiro (18'); 3-0 por Martim Ribeiro (47'), 4-0 por Simão Constantino (61'); 5-0 por Lamine Fawler (65'), 6-0 por Nélio Batista (71'); 7-0 por Andreson Semedo (75'); 8-0 por Afonso Ferreirinha (76'), 9-0 por Afonso Ferreirinha (81'); 10-0 por Lamine Fawler (90'+2')
