Arrancou a qualificação para o Europeu Sub-19
Portugal iniciou a sua caminhada rumo ao Europeu Sub-19 com um empate frente à Estónia (1-1), em encontro da primeira jornada da Ronda 1 de qualificação, realizado esta quarta-feira, na Vila das Aves. Rui Silva marcou para a Equipa das Quinas, mas o golo de Skvortsov, já na segunda parte, impediu a vitória de uma equipa que foi superior em todos os momentos, mas que pecou na finalização.
Com este empate, a Seleção Nacional soma um ponto num grupo liderado pela Bélgica (3 pontos). Estónia também contabiliza um ponto e a Macedónia do Norte ainda não pontuou.
Avançam para a Ronda 2 de acesso ao Europeu, marcada para a primavera de 2026, os dois melhores classificados mais o terceiro melhor colocado da fase de grupos.

Portugal em vantagem ao intervalo
O início de partida revelou um Portugal confiante, capaz de impor cedo uma posse de bola paciente e vertical. Flávio Gonçalves assumiu protagonismo na organização e criação de desequilíbrios, enquanto Afonso Patrão e Sandro Vidigal surgiam com frequência em zonas de finalização. O guarda-redes Vainula foi o grande obstáculo aos intentos lusos, travando várias investidas ainda no primeiro quarto de hora.
Portugal só viria a encontrar o caminho da baliza aos 38 minutos, num lance que refletiu a sua superioridade tática: canto bem estudado de Flávio Gonçalves e desvio oportuno de Rui Silva, que, vindo das zonas defensivas, selou o merecido 1-0 com um cabeceamento certeiro.

Estónios empatam
A vantagem ao intervalo espelhava a tendência do encontro, com a Estónia incapaz de contrariar a fluidez e a pressão alta portuguesa. Contudo, após o reatamento, os jovens da Equipa das Quinas quebraram um pouco fisicamente e permitiram alguns espaços nas transições. Maksimilian Skvortsov, médio de boa leitura posicional, empatou assim aos 62 minutos, após assistência de Wagner, num dos raros ataques organizados estónios.
O Treinador Nacional Emílio Peixe reagiu de imediato com substituições, numa tentativa de devolver frescura e profundidade ao ataque. Portugal voltou a instalar-se no meio-campo adversário, acumulando remates e cantos, mas sem encontrar novamente o golo. No final da partida, o empate persistia, penalizando uma exibição rica em intenção, mas pobre em concretização.
Emílio Peixe em discurso direto:
“Creio que a equipa esteve bem, ao seu nível, conseguiu criar muitas situações, esteve equilibrada defensivamente, sem nunca entrar em desespero. Sofremos um golo do nada, creio que o resultado mais justo seria a nossa vitória. Os meninos tiveram mais uma oportunidade de desenvolver o seu potencial. Isto vai levá-los a crescer e a encarar o próximo jogo com a pressão de ter de vencer, e acredito plenamente que vamos conseguir. Já a Bélgica só conseguiu ganhar 1-0 à Macedónia do Norte, são equipas que se fecham muito atrás e dificultam muito as dinâmicas de quem está a atacar. [Os estónios] Tiveram mérito e foram competentes no sentido em que marcaram da vez em que lá foram, face às imensas oportunidades que criámos, mas não vai afetar nada. Estamos na luta e vamos provar que somos merecedores dessa passagem”.

O internacional português Eduardo Felicíssimo em discurso direto:
"A equipa tentou de tudo para vencer o jogo, tivemos várias oportunidades, estivemos por cima o jogo todo, mas, infelizmente, acabámos por sofrer um golo. Saímos frustrados, mas de cabeça erguida, porque ainda faltam dois jogos e temos de dar uma resposta no próximo jogo, ganhando e somando os três pontos.
Jogar contra estas equipas mais recuadas é sempre difícil e temos de ter paciência, continuando a criar as oportunidades. Deste jogo temos de tirar boas ilações no que diz respeito à criação de oportunidades, sem facilitar”.

FICHA DE JOGO
PORTUGAL 1-1 ESTÓNIA (1-0 ao intervalo)
Ronda 1 de Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-19
Estádio do CD Aves
PORTUGAL - Diogo Ferreira (GR), Daniel Costa, Afonso Sousa, Eduardo Felicíssimo, Tiago Silva (Afonso Meireles, 63'), Gabriel Silva (Fracisco Silva, 63'), Flávio Gonçalves, Sandro Vidigal (André Miranda, 63'), Rui Silva, Salvador Blopa, Afonso Patrão (Eduardo Fernandes, 58').
Suplentes não utilizados: Mathias da Silva, Hélder Faria, Duarte Soares, João Trovisco, Tiago Ferreira
Treinador Nacional: Emílio Peixe
Disciplina: nada a assinalar
ESTÓNIA: Vainula (GR), Lillemets, Valdmets, Lohmatov, Wagner, Skvortsov, Kalmõkov, Limberg, Jekimov, Kukk, Alamaa (Trevor Hint, 52').
Suplentes: Lahe (GR), Nigula, Vaino, Baljabkin, Hint, De Pizzol, Kollo, Kaares, Liiv.
Treinador Nacional: Siim Valtna
Disciplina: amarelo mostrado a Kukk (72')
Golos: 1-0 por Rui Silva (38'); 1-1 por Skvortsov (62')