A Seleção Nacional venceu o Japão (3-1) e assegurou o 1º lugar do Grupo C do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal.
Portugal venceu, esta quarta-feira, o Japão, por 3-1, com dois golos de Ana Azevedo e um de Kaká, na segunda ronda do Grupo C do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, a decorrer nas Filipinas. Com este triunfo, a Equipa das Quinas assegurou o primeiro lugar do agrupamento e a qualificação para os quartos de final da competição. A equipa orientada por Luís Conceição lidera o Grupo C com seis pontos, depois de, no jogo de estreia, ter vencido a Tanzânia (10-0). A Tanzânia, que derrotou a Nova Zelândia por 4-2, soma três pontos tal como o Japão. Em último está a Nova Zelândia com zero.
Tal como havia sido antecipado, este desafio teve uma história completamente diferente, com o equilíbrio a marcar os primeiros minutos e Kika a surgir como muralha para o ímpeto inicial nipónico, traduzido num cruzamento de Risa Ikadai para as mãos de Ana Catarina Pereira, no minuto cinco. Do outro lado da quadra havia outra muralha a roubar espaço à criatividade portuguesa, que haveria de conquistá-lo. Aos 5', Maria Pereira entrou na área para receber o passe de Fifó e deixar claro que havia caminho. Janice Silva tratou de inventá-lo, apesar de Mika Eguchi tentar colar-se-lhe, para servir a camisola 10 (6') e também Fifó (7') em remates promissores. A Seleção Nacional aproximou-se do golo ainda por Kaká, que atirou da direita, por cima, aos 10'.

O Japão tentou reorganizar-se e fechar o espaço e Risa Ikadai ainda assinou um remate antes de Portugal crescer, definitivamente, a partir do minuto 15. Fifó começou por atirar de longe a rasar o poste e, na ressaca de um canto com uma multidão a cair em cima da bola, surgiu, fora da área, a ensaiar novo remate. O golo chegou no minuto 16. Na ressaca de um passe para o remate de Débora Lavrador, Carolina Pedreira bateu um canto, na direita, e Ana Azevedo fez o 1-0 entre a guarda-redes e uma adversária. A vantagem aumentou no mesmo minuto: Kaká interceptou um passe ingénuo de Sara Oino e, em zona frontal, atirou para o 2-0 que deu a Portugal o conforto que procurara de forma paciente, desde o início. Antes do intervalo Fifó ainda ficou perto do terceiro.

O segundo tempo devolveu o Japão ao jogo metódico inicial, que Ana Catarina Pereira baralhou de forma deliciosa, aos 26', quando deu um passo para lá da área onde reina e atirou para um defesa espetacular de Nene Inoue. A guarda-redes viria a ser protagonista, nos minutos seguinte, ao defender para canto um remate de Mika Eguchi, que inspirou Risa Ikadai a imitar as portuguesas na disponibilidade para procurar a baliza, com emoção para os adeptos nipónicos na bancada do PhilSports Arena, mas sem impacto no marcador.
A resposta da Seleção Nacional a essa fase coube a Maria Pereira, aos 30', num lance que a deixou caída na área; com recurso ao suporte de vídeo, a equipa de arbitragem determinou que não existiu penálti. O arrepio seguinte no pavilhão foi obra de Janice Silva (31'), que levou a bola a rasar a trave e, pouco depois, com Fifó, voltou a deixar no ar a promessa de golo, que uma adversária quis diluir numa escapada que não resistiu ao desarme de Ana Azevedo.

Aos 34' Fifó serviu Carolina Pedreira, na área, num remate que Nene Inoue segurou. Aos 37' o Japão reduziu, num remate forte e colocado de Sara Oino, que recebeu de Mizuki Nakamuri e, com espaço, atirou ao primeiro poste para o 2-1. As adversárias cresceram e Yuka Iwasaki (37') tentou surpreender, na esquerda, sem sucesso. O Japão apostou todas as fichas no que restava, com Anna Amishiro como guarda-redes avançada, uma opção de risco que Ana Azevedo aproveitou para, numa bola interceptada, atirar do meio da rua para o 3-1 que confirmou a passagem de Portugal aos quartos-de-final do primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal.

Ficha de jogo
Campeonato do Mundo Feminino de Futsal
Grupo C
2ª ronda
PhilSport Arena (Pasig, Manila, Filipinas)
1º árbitro: Tayana Moreno (VEN)
2º árbitro: Anelize Schulz (BRA)
3º árbitro: Krystin Pahia (EUA)
4º árbitro: Yeraldin Araya (CRC)
Cronometrista: Maria Pinto (ARG)
PORTUGAL 3-1 JAPÃO (2-0 ao intervalo)
PORTUGAL: Ana Catarina Pereira (GR), Kika, Ana Azevedo (C), Carolina Pedreira e Lídia Moreira
Jogaram ainda: Maria Odete Rocha (GR), Inês Matos, Helena Nunes, Kaká, Débora Lavrador, Janice Silva, Fifó, Maria Pereira, Marta Teixeira
Selecionador nacional: Luís Conceição
Golos: 1-0 Ana Azevedo (15'), 2-0 Kaká (15') e 3-1 Ana Azevedo (40')
Disciplina:
JAPÃO: Nene Inoue (GR), Mika Eguchi, Aki Ikeuchi, Sara Oino e Ryo Egawa
Jogaram ainda: Yuria Suto (GR), Mizuki Nakamura, Kaho Ito, Yukari Miyahara, Anna Amishiro, Risa Ikadai, Yuka Iwasaki, Kyoka Takahashi e Naomi Matsumoto
Selecionador nacional: Takehiro Suga
Golos: 2-1 Sara Oino (37')
Disciplina: cartão amarelo para Mika Eguchi (23')

Seleção Nacional A assistiu ao Brasil-Itália
A jornada da Seleção Nacional A feminina de futsal no PhilSports Arena não se esgotou no triunfo sobre o Japão, na tarde filipina. A passagem aos quartos de final na liderança do Grupo C implica defrontar o segundo classificado do Grupo D, que também teve decisões esta quarta-feira. Após o jogo, a comitiva recolheu ao hotel, onde jantou, para logo regressar ao pavilhão, a tempo de assistir ao Brasil-Itália: a seleção canarinho venceu, por 6-1, e garantiu a qualificação no primeiro lugar, com seis pontos.
O adversário de Portugal nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal será conhecido na terceira ronda, sábado, dia em que o Irão, que hoje venceu o Panamá (2-6) e conquistou os primeiros três pontos, defronta Itália, que na ronda inaugural impusera ao último do grupo o resultado mais expressivo do torneio, 17-0.
Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal; consulte o MEDIA GUIDE para mais informações:
Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)
* Não está inscrita.
Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**
26 de novembro
15h30 – Jogo Portugal-Japão (07h30 em Portugal continental)
27 de novembro
11h00 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)
17h30 – Treino complementar (ginásio)
28 de novembro
15h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)
29 de novembro
14h30 – Nova Zelândia-Portugal (06h30 em Portugal continental)
30 de novembro
11h00 – Treino complementar (ginásio)
16h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)
**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.