Kika: "Temos de dar o nosso melhor"

Futsal Fem. - Seleção A

Portugal reencontra Itália nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

Concluída a fase de grupos do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal com o pleno de vitórias no topo do Grupo C - 10-0 com Tanzânia e Nova Zelândia e, pelo meio, 3-1 frente ao Japão - e o melhor registo ofensivo e defensivo - 23 golos marcados e um sofrido -, a Seleção Nacional A dedicou este domingo ao trabalho de recuperação e à preparação do encontro dos quartos-de-final, com Itália, na terça-feira (10h00 em Portugal continental). Trata-se da reedição do derradeiro desafio da Ronda de Elite do apuramento para este torneio histórico da FIFA nas Filipinas, que Portugal venceu (4-0), porém, as circunstâncias prometem um "jogo diferente", de características distintas, afirmou, este domingo, Kika. A ala do Leões de Porto Salvo, 25 anos, aposta, mais uma vez, na capacidade coletiva e na concentração de Portugal para chegar às meias-finais: "O foco está no jogo com Itália, que temos de ultrapassar para chegar às meias-finais e à final, que é o grande objetivo. O grupo está bem, está unido. Temos correspondido bem, estamos a tentar alinhar tudo para o próximo jogo, que sinto que vai correr bem."

Itália foi o palco do apuramento português para as Filipinas, em março, e o encontro com a seleção transalpina selou, então, o pleno de triunfos, fruto da atitude que a equipa orientada por Luís Conceição tem transportado para a quadra, nesta fase final histórica, nas Filipinas. É com essa postura e a ambição assumida de ir longe que está a ser encarado o desafio com Itália, explicou Kika, em declarações aos media portugueses, em Pasig (Manila). Já em plena fase final Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, Portugal assistiu, no PhilSports Arena, à vitória do Brasil sobre Itália (6-1), na segunda ronda do Grupo D - na primeira, as transalpinas golearam o Panamá (17-0) e a fechar venceram o Irão, por 3-1, no encontro que lhes valeu a passagem aos quartos-de-final no segundo lugar, atrás da seleção canarinho. O reencontro na quadra terá características distintas dos anteriores. "Já defrontámos a Itália no apuramento; são jogos completamente diferentes. Mesmo o jogo com o Brasil acaba por ser diferente, porque agora vai ser a eliminar", referiu Kika: "Temos de nos focar em nós e dar o nosso melhor para conseguirmos eliminar Itália e passar às meias-finais".

"Temos de nos focar no nosso trabalho, no que sabemos fazer tão bem, individual e coletivamente. Se estivermos todas bem e focadas, acho que vai cair para o nosso lado", admitiu, com um novo apelo a toda a concentração e capacidade de superação da equipa: "A Itália é uma boa seleção, tem vindo a crescer muito. Também não foi um jogo fácil, no apuramento, e sinto que não vai ser fácil, mas, temos uma bela equipa e acho que, todas juntas, vamos conseguir ultrapassar este adversário".

Como toda a comunidade do futsal, Kika ansiava por este Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, e está a "tentar desfrutar ao máximo".

Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal; consulte o  MEDIA GUIDE para mais informações:

Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

Não está inscrita.

Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**

30 de novembro
18h00 – Treino complementar (ginásio)

1 de dezembro
14h45 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)

2 de dezembro
18h00 – Portugal-Itália (PhilSports Arena) 10h00 em Portugal continental

**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.


;

Notícias