Vitória por 2-0.
O Vitória SC venceu, na manhã deste sábado, o São João de Ver por 2-0, com golos a abrir e a fechar uma partida em que a superioridade vimaranense foi sempre evidente. Com este triunfo, a equipa do Vitória SC assume, ainda que à condição, o primeiro lugar da Série A da Liga 3, somando agora 19 pontos. Já o São João de Ver permanece no 10.º posto, com 10 pontos.

O encontro abriu com uma ocasião claríssima para o Vitória: Fernando Azevedo, num sprint poderoso, venceu o duelo direto com o adversário, entrou na área e rematou com força, obrigando Emanuel Novo a uma defesa de grande qualidade. A formação vitoriana entrou dominadora, a assumir o controlo territorial, a empurrar o seu adversário para trás e a explorar bem os corredores. Por isso mesmo não surpreendeu que o capitão Hugo Nunes tivesse inaugurado o marcador aos 9 minutos, com um remate eficaz no coração da área, após um cruzamento perfeito de Rodrigo Duarte, e sem deixar qualquer hipótese a Emanuel Novo.
A partir daí, o jogo ganhou maior equilíbrio e atravessou um período de alguma indefinição. A equipa da casa teve mais posse, é verdade, mas sem capacidade para criar verdadeiro perigo, muito por mérito da defesa do São João de Ver, que afinou as marcações e travou a fluidez ofensiva adversária. Esse rigor defensivo, porém, não teve correspondência no ataque: ao longo de toda esta primeira fase, a formação visitante não conseguiu inquietar o Vitória, acabando por não criar uma única oportunidade de golo.
Na segunda parte, o Vitória voltou a mostrar maior disponibilidade ofensiva do que o adversário, tal como já havia acontecido ao longo do encontro, e foi sempre a equipa mais próxima de reforçar a vantagem no marcador. O São João de Ver manteve uma postura reservada, praticamente sem presença no último terço, e só aos 60 minutos realizou o seu primeiro — e único — remate enquadrado, sinal evidente das dificuldades que apresentou no plano ofensivo.
Já nos instantes finais, com o jogo então mais dividido, a formação de Santa Maria da Feira tentou acelerar o ritmo e aproximou-se mais vezes da área vitoriana. No entanto, nunca conseguiu criar verdadeiro perigo, com todas as suas investidas a serem prontamente controladas por uma defesa que esteve sempre à altura, demonstrando segurança e capacidade para resolver cada situação.

Em período de compensação (90’+2’) Dani Carvalho fixou o resultado em 2-0, garantindo à sua equipa, ainda que à condição, a liderança da Série A da Liga 3, agora com 19 pontos, enquanto o seu adversário de hoje está no último lugar e com 10 pontos.
FICHA DE JOGO
VITÓRIA SC B, 2 SÃO JOÃO VER, 0
( 1-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard, Série A 2025/26
Jornada 12
Academia Vitória Sport Clube
Árbitro: Halim Shirzade
Árbitros assistentes: Rafael Escudeiro e Carlos Covão Quarto árbitro: Daniel Vale
VITÓRIA SC B: Gui Ribeiro (Gui Carvalho, 79’), Rodrigo Duarte (Dani Carvalho, 46’), Mathias Tepe (Miguel Nogueira, 46’), Hugo Nunes (Cap.), Fernando Azevedo (Miguel Vaz, 64’), André Oliveira, Rafael Alcobia (Josemar Sicuba, 90’), Rica Rocha, Francisco Dias, Gui Paula, Rodrigo Silva.
Suplentes não utilizados: Zeega, João Martins, Rafa Peixoto, Afonso Vieira.
Treinador: Gil Lameiras
Disciplina: cartão amarelo para Mathias Tepe (44’), Rafael Alcobia (86’).
SÃO JOÃO VER: Emanuel Novo, João Serrão (Rui Bruno, 71’), Bruno Morais, Jota (Erick, 82’), Diogo Barbosa (Cap.), João Castro (Pedro Marques, 60’), Diogo Tavares (Léo Cá, 60’), Joel Monteiro, Rodrigo Valente, Washington, Hugo Firmino (Miguel Vilela, 82’)
Suplentes não utilizados: Ricardo Benjamim, Jessé, Tiago Campos, Rafa Vilela.
Treinador: João Nívea
Disciplina: cartão amarelo para João Serrão (40’), Washington (46’)
Golos: 1-0 (Hugo Nunes, 9’); 2-0 (Dani Carvalho, 90’+2’).
Homem do Jogo

Hugo Nunes foi preponderante nesta vitória dos vimaransenses. Para além do golo apontado, o capitão de equipa foi um dos obreiros desta exibição que resultou em mais três pontos para a equipa de Guimarães.
Clique aqui a conferir todos os resultados e classificações