Equipa das Quinas vence Irão (5-7) e enfrenta o Japão nos quartos-de-final
A Seleção Nacional de Futebol de Praia venceu, esta segunda-feira, a equipa do Irão, por 5-7, na terceira e última jornada da fase de grupos do Campeonato do Mundo FIFA 2025.
Nas Ilhas Seicheles, os Heróis da Areia terminaram esta etapa da competição no primeiro lugar do grupo B, com nove pontos, seguidos pelos iranianos, com menos três pontos.
A Equipa das Quinas enfrenta, esta quinta-feira, às 13h30 portuguesas, o Japão nos quartos-de-final.
André Lourenço eleito homem do jogo
FOTOGALERIA

Quanto ao jogo, a Equipa das Quinas entrou a querer dominar o encontro, com uma forte vantagem na posse de bola, mas foram os iranianos a abrirem o marcardor, aos três minutos, com Mohammadali Mokhtari a finalizar, de forma acrobática, após assistência do guarda-redes. A primeira grande oportunidade lusa surgia aos cinco minutos, com Brilhante a servir André Lourençom para o universal atirar, de primeira, para uma grande defesa de Mirjalili.
Aos 10 minutos chegava o golo do embate, com Bê Martins e centrar para o miolo da área, com André Lourenço, no sítio certo e à hora correta, a cabecear para o fundo das redes adversárias. A igualdade não durou muito, pois Reza Amiri recebeu do guardião no centro do terreno, armou a bicicleta e fez o 2-1, com o resultado a não sofrer mais alterações até ao final do primeiro período.
A segunda metade começou com festejos dos Heróis da Areia, logo aos três minutos. Léo Martins recupera o esférico na direita, conduz a bola pela ala até assistir o capitão, Rui Coimbra, que colocou a bola na baliza, fazendo o 2-2. No mesmo minuto foi hora para o "Pé Canhão da Nazaré" entrar em cena: Jordan Santos, de livre direto puxado para a esquerda, cilindrou as redes do Irão, colocando a redondinha no ângulo esquerdo, sem hipóteses de defesa para Dastan.
O conjunto nacional elevava o ritmo, chegando mesmo ao quarto golo, aos seis minutos, com Mano na assistência para André Loureço, que a dois toques rematou forte para o segundo na conta pessoal. O cronómetro contava o minuto oito e os lusitanos faziam um verdadeiro "golo de equipa", com a jogada a começar em Jordan, para deixar em Léo, que serviu, de cabeça Bê, que na cara do guardião iraniano não tremeu e fez o 2-5.
No terceiro e derradeiro período, Portugal não poderia desejar melhor maneira de iniciar este tempo, com Bê Martins, na bola de saída, a atirar forte e colocado para o 2-6. Aos dois minutos, a equipa de branco reagia, com o capitão Mohammadali Mokhtari a bisar na partida, após novo remate acrobático. Aos seis minutos, Miguel Pintado fez o sétimo dos comandados de Mário Narciso, após cobrar com êxito uma grande penalidade. Os iranianos reduziram a diferença no marcador, com golos de Mohammadali Nazarzadeh e Movahed, sem colocar em risco a vitória na partida e no Grupo B deste Mundial.

MEDIA GUIDE
Ficha de Jogo
Campeonato do Mundo FIFA Seychelles 2025
3ª Jornada
Grupo B
The Paradise Arena (Victoria, Mahé)
IRÃO - PORTUGAL
1ºÁrbitro: Mariano Romo (ARG)
2ºÁrbitro: Aecio Fernandez (URU)
3ºÁrbitro: Gonzalo Carballo (SLV)
4ºÁrbitro: Jorge Tunon Moran (PAN)
Cronometrista: Hamdi Bchir (TUN)
1ºP: 2-1
2ºP: 2-5
3ºP: 5-7
IRÃO (cinco inicial): Seyed Mirjalili (GR), Reza Amiri, Ali Nazem, Mahdi Shir e Mohammadali Mokhtari - CAP
Suplentes: Sayedmohammad Dastan (GR), Abbas Rezaei, Saeed Piramoun, Movahed Mohammadpour, Mohammadali Nazarzadeh e Mohammad Masoumi
Selecionador Nacional: Ali Naderi
PORTUGAL (cinco inicial): Pedro Mano (GR), Rui Coimbra - CAP, Jordan Santos, Bê Martins e Léo Martins
Suplentes: Rúben Regufe (GR), Bernardo Lopes, André Lourenço, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante, Tim e Miguel Pintado
Selecionador Nacional: Mário Narciso
Golos: 1-0, Mohammadali Mokhtari (3', 1ºP); 1-1, André Lourenço (10', 1ºP); 2-1, Reza Amiri (10', 1ºP); 2-2, Rui Coimbra (3', 2ºP); 2-3, Jordan Santos (3', 2ºP); 2-4, André Lourenço (6', 2º); 2-5, Bê Martins (8', 2ºP); 2-6, Bê Martins (1', 3ºP); 3-6, Mohammadali Mokhtari (2', 3ºP); 3-7, Miguel Pintado (G.P. 6', 3ºP); 4-7, Mohammadali Nazarzadeh (9', 3ºP); 5-7, Movahed (9’, 3ºP)

Confira AQUI o calendário completo
Sobre as Seicheles:
Localizadas no Oceano Índico, as Ilhas Seicheles são formadas por 115 ilhas e fazem parte do continente africano. Um arquipélago com cerca de 85 mil habitantes, sendo Victoria a sua capital, situada em Mahé. O clima é quente o ano todo, com temperaturas médias entre os 24ºC e 32ºC, com o país a ter três idiomas oficiais: inglês, francês e crioulo seichelense. A moeda oficial é a rúpia (SCR, Sr ou SRe), conhecida em crioulo como roupi.
É neste privilegiado destino de praias coralinas, clima tropical e surpreendentes paisagens naturais que os melhores jogadores de futebol de praia lutarão pela glória eterna. As ilhas mais visitadas são as que concentram maior oferta de serviços, Mahé, Praslin e La Digue, embora também haja outras opções de grande interesse.
