SL Benfica vence FC Porto e sagra-se campeão

Campeonato Nacional Sub-17

Águias bateram os dragões, por 2-1, e asseguraram o título

O SL Benfica sagrou-se, este domingo, campeão nacional de sub-17. No jogo do título, as águias receberam o FC Porto e venceram por 2-1. Os dragões até foram os primeiros a marcar, resultado que daria o título, mas os encarnados deram a volta e asseguraram o terceiro campeonato consecutivo do escalão.

SL Benfica e FC Porto entraram em campo, cada um a depender de si para o campeonato. Com mais três pontos do que os dragões, às águias bastava um empate. A vitória dava o título aos portistas, em vantagem nos critérios de desempate, incluindo uma discussão a três, se o SC Braga terminasse com os mesmos pontos de SL Benfica e FC Porto.

Grande ambiente no Seixal, para uma primeira parte de parada e resposta. As primeiras oportunidades pertenceram ao SL Benfica, que encontrou em Francisco Barroso um opositor à altura. O guarda-redes dos dragões foi dos melhores em campo no primeiro tempo. Os portistas responderam através de ataques rápidos, a melhor oportunidade a pertencer a Bernardo Lima.

Os últimos minutos da primeira parte foram frenéticos. Na sequência de um canto, Marco Silva inaugurou o marcador e colocou o FC Porto na posição de virtual campeão. Um minuto depois, Tomás Soares, com um remate colocado, empatou a partida e voltou a colocar as águias em posição de campeão.

A segunda parte iniciou com o SL Benfica a aproveitar o momento do final da primeira parte, com o avançado Anísio Cabral a rematar cruzado ao poste. O golo não demorou, com José Neto, na recarga a um livre de Tomás Soares a consumar a reviravolta.

Os dragões reagiram de imediato, partiram para o ataque, e quase empataram, com um remate de pé esquerdo de Yoann Pereira a ser parado por Leonardo Lopes. O SL Benfica melhorou com as substituições e do maior pendor atacante portista. Anísio Cabral e Dilan Neves estiveram perto do 3-1, resultado que daria maior tranquilidade. Mas a maior oportunidade foi do FC Porto, com Jamanca, dentro da pequena área, a rematar por cima.

SC Braga vence FC Famalicão

No outro jogo que fechava o Apuramento de Campeão, o SC Braga venceu, em Famalicão, por 1-0. Com este resultado, os minhotos terminam no segundo lugar, a três pontos do SL Benfica.

FICHA DE JOGO

Campo n.º 1 do Benfica Campus, no Seixal

Árbitro: João Mendes (AF Santarém), auxiliado por Nélson Andrade e Rui Mendes

SL Benfica: Leonardo Lopes; Daniel Banjaqui, Ricardo Neto, Mauro Furtado (Martim Vasconcelos, 19) e José Neto; Gil Neves (Miguel Galinho, 60), Miguel Figueiredo e Isaac Ferreira; Ricardo Fernandes (Afonso Ferreirinha, 70), Anísio Cabral e Tomas Soares (Dilan Neves, 60). Treinador: Pedro Faria

Disciplina: José Neto (78)

FC Porto: Francisco Barroso; João Pinto, Marco Silva (Paquete, 87), Martim Chelmik e Yoan Pereira; Mateus Mide (Eduardo Ferreira, 79), Gonçalo Oliveira (Rayan Dermici, 65) e Bernardo Lima; Duarte Cunha (Marau, 79), Tcherno Jamanca e Tomás Peixoto (Francisco Fernandes, 65). Treinador: Miguel Lopes

Disciplina:

Ao intervalo: 1-1

Golos: 0-1, por Marco Silva (44); 1-1, por Tomás Soares (45); 2-1, por José Neto (54)

Confira os resultados e classificações finais da prova.


;

Notícias