Seleção Sub-19 Feminina

Portugal faz história!

Futebol Fem. - Sub-19

Triunfo sobre os Países Baixos deixa Equipa das Quinas nas meias-finais do Europeu e vale primeira qualificação para o Mundial sub-20

Portugal garantiu, este sábado, a passagem às meias-finais do Campeonato da Europa Feminino Sub-19, ao derrotar os Países Baixos por 2-0, no Estádio Mielec, na Polónia. Este triunfo valeu ainda a primeira qualificação para o Mundial sub-20.

A Equipa das Quinas repete, assim, o apuramento para as 'meias' bem como o segundo lugar que havia alcançado na primeira e única anterior participação na prova, em 2012. No outro jogo do grupo, a Espanha derrotou a Inglaterra (1-0) e acabou no 1.º lugar.

Nas meias-finais, marcadas para 24 de junho, Portugal vai enfrentar a seleção de França, primeira colocada do Grupo A, em Stalowa Wola (19h00), enquanto a Espanha irá defrontar a Itália, em Mielec (16h00).

Primeira parte sem golos mas com mais oportunidades lusas
Quanto ao jogo, Portugal sabia que era preciso contrariar o poderio físico das neerlandesas, como alertara na véspera a Treinadora Marisa Gomes, e foi precisamente o que fez a formação lusa. Depois de uma entrada autoritária dos Países Baixos, Portugal não só aguentou o jogo mais duro das adversárias como partiu para cima dos seus domínios, pressionou nas alturas e criou as melhores oportunidades antes do intervalo.

Aos 22 minutos, Joana Valente rematou com estrondo ao poste na transformação de um livre. Dez minutos depois, foi Carolina Santiago quem ameaçou o golo, no aproveitamento de uma desatenção da guarda-redes Danae Van der Vliet.

Pouco antes do intervalo, Anna Marques testou os reflexos da guardiã neerlandesa e Iara Lobo também subiu no relvado para rematar com perigo, e um pouco por cima da baliza.

Marta Gago desbloqueia jogo de grande penalidade
A abrir a segunda parte, Portugal voltou a mostrar-se mais venenoso que as neerlandesas. Voltou a pressionar,a  insistir e obrigou os Países Baixos a cometer erros. Um desses erros foi uma falta dura sobre Luisa Brás, já dentro da área. Daí nasceu o penálti que viria a desbloquear o jogo. Marta Gago, que enregou a braçadeira de capitã na partida, converteu de forma exemplar o castigo máximo, deixando Portugal em vantagem aos 59 minutos. 

Kaminska dilata vantagem de cabeça
Depois das substituições, Portugal manteve a sua identidade e reeditou as suas rotinas na frente de ataque. A postura rendeu-lhe um canto que seria fundamental para as suas ambições. Aos 71 minutos, Luisa Brás bateu o pontapé de canto e, ao primeiro poste, Dária Kaminska aapereceu a cabecear para o segundo tento de Portugal.

FICHA DE JOGO:

PAÍSES BAIXOS 0-2 PORTUGAL (0-0 ao intervalo)
Campeonato da Europa Feminino Sub-19 - Polónia 2025
3.ª Jornada do Grupo B
Estádio Mielec

Árbitra: Merima Čelik (Bósnia e Herzegovina)
Árbitras Assistentes: Aida Jusufović (Bósnia e Herzegozina) e Nikolett Bizderi (Hungria)
Quarta Árbitra: Anna Adamska (Polónia)

PAÍSES BAIXOS - Van der Vilet, Koopman, Chibani, Weerels, EWeiman, van Uden, Van Hensbergen, Ilse Kemper - cap. (Sophie Proost, 46'), Zuidberg (Mirte van Koppen, 46'), Oude Elberink, Van Egmond
Suplentes não utilizadas:  Trinette Booms (GR), Pleun Groot, Lucy Heij, Sophie van Vugt e Xanne Kip
Treinador: Roos Kwakkenbos
Disciplina: amarelo mostrado a Koopman (22')

PORTUGAL: Thaís Lima (GR); Iara Lobo, Inês Meninas, Dária Kaminska, Filipa Ribeiro; Marta Gago – Cap., Joana Valente (Mafalda Mariano, 79'), Luísa Brás (Carolina Tristão, 79'); Carolina Santiago, Maísa Correia (Diana Costa, 70'), Anna Marques (Lara Martins, 70')
Suplentes não utilizadas:  Nair Pina (GR), Érica Cancelinha, Matilde Nave, Rita Cunha, Francisca Castro.
Treinador: Marisa Gomes
Disciplina: amarelo mostrado a Maísa Correia (16')

Golos: 0-1 por Marta Gago de g.p. (59'), 0-2 por Dária Kaminska (71')

 

 

 


;

Notícias