Pedro Proença na cerimónia de entrega de desfibrilhadores da AMEF

FPF

Desfibrilhadores automáticos externos (DAE) distribuídos às Associações Distritais e Regionais, no âmbito do programa Crescer 2024

Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), marcou presença, este domingo, na cerimónia que concluiu a distribuição de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) às 22 Associações Distritais e Regionais, um projeto da AMEF, liderada por João Pedro Mendonça, no âmbito do programa Crescer 2024. Além da oferta do equipamento, esta parceria com a FPF inclui o licenciamento e manutenção com auditoria médica gratuitos, durante dois anos, e formação, através de cursos de Suporte Básico de Vida e de DAE, com validade INEM de cinco anos, para 18 elementos de cada associação.

Com a entrega dos DAE às associações de futebol de Castelo Branco, Guarda, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Beja e Algarve ficou concluído o projeto, que teve a coordenação de Filipe Serralva, Diretor Médico do Centro de Formação da AMEF. O propósito desta iniciativa foi tornar a prática do futebol mais segura, no capítulo de socorro e emergência médica, para todos os envolvidos nas competições organizadas pelas Associações Distritais e Regionais.

Na abertura da cerimónia, Pedro Proença destacou o simbolismo da presença da AMEF e das Associações Distritais e Regionais na Cidade do Futebol, sede da FPF, "a casa" de todos os sócios federativos que ficará como marco da união que preside ao novo ciclo do futebol nacional.

O presidente da FPF felicitou a AMEF pela "mobilização" que tem vindo a distinguir esta associação de classe e que este projeto ilustra, ao "tornar o futebol cada vez mais seguro, mais capaz", com a intervenção "ao nível do movimento associativo, que representa a base" da modalidade.


;