Francisco Neto: "Temos de ser equipa competitiva"

Futebol Fem. - Seleção A

Conferência de Imprensa de antevisão do Espanha-Portugal, com o selecionador nacional e a capitã Dolores Silva.

Declarações do selecionador nacional Francisco Neto e da capitã Dolores Silva, na conferência de Imprensa de antevisão do Espanha-Portugal, jogo 1 do Grupo B da fase final do Campeonato da Europa 2025, que se disputa na Suíça.

Francisco Neto: selecionador nacional:

[Abertura contra a Espanha] “Acima de tudo, temos de ser uma equipa competitiva. Sabemos quem está à nossa frente, o nosso contexto e como temos conseguido chegar às fases finais. Tteremos de ser altamente competitivos e organizados. Tudo o que for numa fase tão curta é muito importante pontuar. Não é decisivo, mas seria sempre muito bom pontuar. Assino fazer um bom jogo, ser competitivo e, se for justo o empate, sim, mas não vamos jogar para o empate”.

“[Espanha] "É uma equipa dominadora e expõe-se pela forma como ataca, com muitas jogadoras no meio-campo adversário. Coloca muita gente e projeta muito as duas laterais. A ideia seria empurrar a Espanha um bocadinho para trás, mas reconhecer o patamar em que estamos. Temos de aproveitar todas as oportunidades. Se for numa transição rápida, assim será”

Dolores Silva, capitã:

[O arranque e a terceira presença em Europeus] “É ter os pés assentes na terra. O grupo tem grandes adversidades, temos de pensar jogo a jogo e dar o nosso melhor para no terceiro jogo estarmos a depender só de nós. “Parto da mesma maneira que parti em 2017, com um orgulho tremendo e uma responsabilidade enorme de representar o meu país. Enquanto capitã, é ajudar as minhas colegas fora e dento do campo. Estou muito feliz por estar em mais uma fase final e contribuir para o crescimento do futebol feminino”.

[Motivação] “Fazer parte de tudo isto é mais um cumprir de um sonho. Saber que em 2017 estávamos a abrir portas e, felizmente, a evolução tem sido grande. A motivação tem de estar no máximo e queremos é viver este momento. Sabemos que vamos defrontar a melhor seleção do Mundo. É o que é, estamos cá, queremos jogar contra as melhores e estamos muito motivadas para tentar corrigir o que fizemos de menos bem".

Na quinta-feira, Espanha, campeã do Mundo em título, e Portugal defrontam-se no Estádio Wankdorf, em Berna, para a primeira jornada do Grupo B, a partir das 21h00 locais (20h00 em Portugal continental), num encontro que será dirigido pela romena Iuliana Demetrescu. Na segunda-feira, as ‘navegadoras’ jogam contra a Itália, em Genebra, seguindo-se a Bélgica, no dia 11, em Sion.

Apenas os dois primeiros classificados de cada ‘poule’ avançam para os quartos de final.


;
;
2 de Julho 2025
Foto

André Sanano/FPF

Notícias