Seleção A Feminina

Empate adia decisões

Futebol Fem. - Seleção A

Navegadoras registam igualdade a uma bola, diante da Itália.

A Seleção Nacional Feminina AA empatou, esta segunda-feira, a um golo diante da congénere de Itália, na 2ª Jornada do Campeonato da Europa 2025.

Diana Gomes (89') apontou o tento português, já depois da formação transalpina se ter adiantado no marcador. 

Este empate deixa tudo em aberto para a última ronda da competição, sendo que Portugal precisará de vencer a Bélgica na última ronda e recuperar da desvantagem na diferença de golos para a Itália. 

Quanto ao filme do jogo, as Navegadoras entraram em campo com confiança e determinadas a conseguir um melhor resultado do que no jogo da primeira ronda do Europeu. A primeira parte não trouxe qualquer alteração no marcador, com muito equilíbrio à mistura, sendo prova disso a posse de bola estar nos 50% para cada equipa, aquando do apito para o intervalo. Francisco Neto havia realçado a necessidade e importância da formação portuguesa conseguir manter a posse de bola e as atletas lusas estavam a conseguir replicar essa intenção dentro de campo, defraudando as expectativas italianas.

Muito compactas e concentradas na defesa, as 'Navegadoras' não permitiram grandes oportunidades de golo, excetuando um remate italiano aos 20 minutos, que embateu no ferro da baliza à guarda de Patrícia Morais. Foi mesmo essa a melhor ocasião de golo do primeiro tempo.

A segunda parte trouxe os golos e a emoção que um jogo de Campeonato da Europa pede. Portugal até estava a defender bem e a sair de forma ocasional em contra-ataque, mas foi a formação transalpina a primeira a marcar, por intermédio de Cristiana Girelli (70').

Contudo, galvanizadas com o enorme apoio sentido nas bancadas, as 'Navegadoras' foram em busca do empate e revelaram uma enorme resiliência na busca pelo golo que teimou em aparecer.

Ao minuto 80', Diana Silva introduz a bola no fundo da baliza, após cruzamento de Kika Nazareth. A ponta-de-lança portuguesa atirou numa primeira instância ao poste, mas na recarga não desperdiçou. Contudo, o VAR detetou um ligeiro adiantamento de Diana Silva no momento do cruzamento e o momento de alegria lusa revelou-se infrutífero.

Não foi aos 80', foi aos 89'. Tatiana Pinto no flanco esquerdo descobre a recém-entrada Dolores Silva, com esta a entrar na área e a cruzar atrasado para Diana Gomes. A defesa-central não acerta na bola como pretendia, mas consegue rematar de forma a conseguir um chapéu à guardiã italiana. Estava feito o empate e agora sim, não havia nada que impedisse os festejos portugueses em Genebra e um pouco por todo o mundo.

Com sete minutos de compensação, o final do encontro foi de loucos e com enorme emoção à mistura. Tanto Portugal como a Itália podiam ter marcado, já que Tatiana Pinto esteve a milímetros de conseguir desviar uma bola com selo de golo e Patrícia Morais realizou (mais) uma grande intervenção.

A alma portuguesa permitiu resgatar um ponto neste Campeonato da Europa, adiando todas as decisões para a última jornada, onde as comandadas de Francisco Neto terão pela frente a Bélgica.

RECORDE AQUI TODAS AS INCIDÊNCIAS

FICHA DE JOGO

CAMPEONATO DA EUROPA FEMININO
Grupo B | 2.ª jornada
Stade de Genève, Geneva

PORTUGAL 1-1 ITÁLIA (0-0 ao intervalo)

Árbitra Principal: Ivana Martinčić (CRO)
Árbitras Assistentes: Sanja Rodjak-Karšić (CRO) e Staša Špur (SVN)
Quarta Árbitra: Tess Olofsson (SWE)
VAR: Christian Dingert (GER)
AVAR: Sian Massey-Ellis (ENG)

PORTUGAL: Patrícia Morais (GR), Diana Gomes, Carole Costa, Fátima Pinto, Ana Borges - Cap., Andreia Norton (Andreia Jacinto, 76'), Tatiana Pinto, Francisca Nazareth (Telma Encarnação, 83'), Joana Marchão (Catarina Amado, 65'), Diana Silva (Dolores Silva, 83') e Ana Capeta (Jéssica Silva, 65').
Suplentes: Inês Pereira (GR), Sierra Cota-Yarde (GR), Ana Seiça, Carolina Correia, Lúcia Alves, Andreia Faria, Beatriz Fonseca.
Selecionador Nacional: Francisco Neto
Disciplina: cartão vermelho para Ana Borges (90+6')
Golos: Diana Gomes (89')

ITÁLIA: Laura Giuliani (GR), Martina Lenzini, Cecilia Salvai, Elena Linari, Lucia Di Guglielmo (Elisabetta Oliviero, 76'), Manuela Giugliano (Giada Greggi, 59'), Emma Severini, Lisa Boattin (Valentina Bergamaschi, 87'), Arianna Caruso, Cristiana Girelli - Cap. (Barbara Bonansea, 87') e Sofia Cantore (Michela Cambiaghi, 59').
Suplentes: Rachele Baldi (GR), Francesca Durante (GR), Julie Piga, Eva Schatzer,  Annamaria Serturini, Eleonora Goldoni, Martina Piemonte.
Selecionador Nacional: Andrea Soncin
Disciplina: cartão amarelo a Manuela Giugliano (40')
Golos: Cristiana Girelli (70')


;
;
7 de Julho 2025
Foto

André Sanano / FPF

Notícias