João Medeiros Cardoso: "Summit visa reflexão profunda sobre indústria"

Portugal Football Summit

Diretor de Marketing e Novos Negócios da FPF explica objetivos do Portugal Football Summit

Entre os dias 8 e 11 de outubro de 2025, a Cidade do Futebol será palco da primeira edição do Portugal Football Summit, uma cimeira internacional organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que promete reunir os principais protagonistas do futebol mundial — e não só — para discutir o presente e projetar o futuro do ecossistema do jogo.

“É um summit que visa uma reflexão profunda sobre a indústria”, afirmou João Medeiros Cardoso, Diretor de Marketing e Novos Negócios da FPF. “O futebol é uma indústria de entretenimento em constante mudança e nós, na FPF, entendemos que não devemos apenas acompanhar essa mudança, mas liderá-la. Sermos motor dessa mudança.”

Com mais de 200 oradores e 100 painéis distribuídos por quatro palcos em simultâneo, o evento afirma-se como um espaço privilegiado de encontro, partilha e construção de ideias entre federações, clubes, ligas, empresas, líderes da indústria e adeptos. A FPF propõe um modelo assente em quatro grandes eixos: conferências e debates com oradores de referência, um espaço dedicado ao networking e ao desenvolvimento de negócios, uma área de ativações tecnológicas e experiências para o público e momentos de celebração com antigas glórias do futebol nacional e internacional.

A UEFA surge como stakeholder essencial desde a génese do projeto. “A UEFA assume de facto um papel de destaque”, destacou João Medeiros Cardoso. “Entendemos que só assim é que faz sentido — caminharmos num sentido comum, juntamente com os nossos stakeholders internacionais.” Os temas em debate estarão alinhados com os eixos estratégicos da UEFA, abrangendo áreas como desenvolvimento de jogadores, inovação nas competições, arbitragem, saúde mental, inteligência artificial, sustentabilidade, ética, inclusão e evolução tecnológica.

Apesar da forte componente profissional e estratégica, o evento foi também desenhado para ser um espaço aberto à sociedade. “Literalmente qualquer pessoa pode ter acesso”, garantiu o responsável da FPF. “Queremos marcar esse caráter inovador e trazer os adeptos para dentro da discussão, para a parte experimental.” Durante os dias em que decorre a cimeira, os relvados da Cidade do Futebol vão recriar todo o ecossistema do jogo, com experiências imersivas e interativas dirigidas a adeptos de todas as idades, com especial enfoque nas famílias.

Os bilhetes já estão à venda no site oficial — www.portugalfootballsummit.com — e incluem modalidades com acesso VIP, participação virtual e descontos especiais para estudantes. Durante um período limitado, o bilhete Conference está com 40% de desconto.

Com esta iniciativa, a Federação Portuguesa de Futebol reforça o seu compromisso com o pensamento estratégico, a produção de conhecimento e a projeção internacional de Portugal como uma referência fora das quatro linhas. “O conhecimento é uma das maiores fontes de riqueza de qualquer organização”, sublinhou João Medeiros Cardoso. “Se conseguirmos tirar daqui um conjunto de learnings e posicionar Portugal nesta discussão internacional, a aposta já valeu a pena.”


;