Relato audiodescritivo e tecnologia Touch2See promovem acessibilidade e inovação tecnológica
A Federação Portuguesa de Futebol continua a reforçar o compromisso com a inclusão, assegurando que todos os adeptos tenham a possibilidade de viver as emoções da Supertaça Cândido de Oliveira Betano, independentemente das suas limitações visuais. A edição de 2025, que se realiza esta quinta-feira no Estádio do Algarve, contará com um conjunto de soluções inovadoras que tornam o jogo ainda mais acessível a todos.
Tal como em anos anteriores, os adeptos com deficiência visual terão à sua disposição um relato audiodescritivo que acompanhará todos os momentos da partida. A transmissão estará acessível no estádio através da frequência 92.2 MHz, sendo apenas necessário o uso de um rádio tradicional com auriculares. Para quem não tiver equipamento próprio, será possível levantar um rádio e fones nos Gabinetes de Apoio aos Adeptos, localizados nas Fun Zones destinadas a cada equipa.
A emissão estará também disponível para todos os adeptos que acompanharem o jogo a partir de casa, através do link:
mycrocast-webplayer.s3.eu-central-1.amazonaws.com/dynamic_index.html?token=1693327852635_60d1b6f5-22ad-42ad-94a7-1a9d15cfd486
Como complemento ao relato audiodescritivo, a FPF disponibiliza ainda uma solução inovadora e pioneira em Portugal: a tecnologia Touch2See. Utilizada de forma experimental com associados da ACAPO - Algarve (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), esta ferramenta permite acompanhar o jogo de forma sensorial, através de um dispositivo tátil que replica, em tempo real, o movimento da bola no campo. O sistema utiliza tecnologia 5G para garantir uma experiência sincronizada e imersiva, através de um tablet com o formato de um campo de futebol, onde uma pequena esfera se desloca à medida que decorre o jogo.
Com estas soluções, a Federação Portuguesa de Futebol dá mais um passo na construção de um futebol mais inclusivo, onde todos, independentemente das suas capacidades, têm a oportunidade de viver a emoção do jogo de forma plena, segura e digna. Através da inovação e do compromisso com a acessibilidade, a FPF continua a garantir que o futebol é, efetivamente, para todos.