FPF apresentou campanha solidária para angariação de fundos para a Liga dos Bombeiros Portugueses
A Federação Portuguesa de Futebol e a FPF Fundação, com o alto patrocínio do Presidente da República, lançaram, esta quarta-feira, a campanha solidária Portugal Conta Connosco, destinada ao combate aos incêndios.
A partir das 13h30 de ontem, através do número 761 200 200, estão disponíveis angariações de fundos destinadas à Liga dos Bombeiros Portugueses, entidade que ficará responsável pelo levantamento de necessidades para posterior aplicação no terreno.
Estará disponível um Call Center durante os dias de hoje, e também a 2, 6, 7 e 9 de setembro, com a participação de figuras públicas que estarão ao telefone com quem quiser contribuir.
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, apresentou a campanha perante uma plateia com a presença de várias entidades, entre as quais o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, António Saraiva, da Liga Portuguesa dos Bombeiros, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, entre vários parceiros da FPF, sócios ordinários, e outras figuras que se associaram à campanha, como o Selecionador Nacional, Roberto Martínez, o Selecionador de sub-21, Luís Freire, e outros treinadores nacionais.

“O futebol é mais do que um jogo. Entendemos que uma das nossas missões é devolver à comunidade. Dessa forma, criámos uma Fundação pensada para este papel social. Este será um desígnio nacional. Esta campanha, com o alto patrocínio do Senhor Presidente da República, irá recolher fundos para a Liga dos Bombeiros, para os nossos heróis sem capa. Da parte da FPF, garantiremos sempre o apoio de todos: jogadores, treinadores, árbitros, dirigentes. Todos!”, afirmou Pedro Proença.
O líder federativo adiantou mais iniciativas previstas para ajudar no combate aos incêndios. “Até ao dia 11 de outubro, outras iniciativas estarão pensadas. Parte da receita do jogo Portugal-República da Irlanda [jogo a 11 de outubro, de apuramento para o Mundial-2026] será o nosso contributo mais efetivo. Posso assegurar que não vamos apenas estar presentes para festejar. Esse é o desígnio da Fundação. Estaremos sempre presentes para ajudar quem nos ajuda. Portugal conta comigo, Portugal conta contigo. Portugal conta connosco”, concluiu Pedro Proença.
Call Center em atividade
O primeiro Call Center contou com a presença de antigos internacionais e outras figuras ligadas ao futebol. Costinha, Jorge Andrade, Cândido Costa, Helena Costa, Domingos Paciência, Beto Pimparel, Alan, Matilde Fidalgo, Nélson Pereira e Marco Caneira foram algumas das personalidades presentes. A primeira chamada foi atendida por Jorge Andrade. Cândido Costa e Costinha associaram-se logo à campanha.
“Estou muito satisfeito com a campanha lançada pela FPF. Isto não é apenas futebol e fico satisfeito por ver estas contribuições aos nossos heróis”, referiu Costinha. Cândido Costa pediu aplausos aos bombeiros presentes na sala. “As imagens são devastadoras e deixam-nos sem ar. Este é um jogo desequilibrado e temos de o equilibrar”, declarou o antigo jogador e apresentador do Canal 11.

Site reúne toda a informação
Já se encontra online o site com toda a informação sobre a campanha, na página Portugal Conta Connosco. Quem quiser contribuir, poderá fazê-lo através da linha 760 200 200 (custo da chamada 1€ + IVA) ou através da conta PT50 0007 0000 0083 2726 3772 3.