Seleção A Futsal

Vitória sólida no primeiro encontro com a Croácia

Futsal - Seleção A

Portugal vence por 5-0 em jogo de preparação em Vila do Conde.

A Seleção Nacional A de Futsal venceu a Croácia, este sábado, por 5-0, no primeiro de dois jogos de preparação entre as equipas em Vila do Conde. O resultado ilustra uma exibição coletiva muito sólida da equipa de Jorge Braz, com domínio absoluto, muita intensidade e a atitude competitiva certa. 

FOTOGALERIA

Quanto ao jogo, Portugal entrou mais pressionante, tendo desde logo algumas aproximações perigosas junto da baliza de Piplica. Bruno Pinto, aos 5’, foi o primeiro a criar perigo. A Croácia tentava jogar em apoio com os seus imponentes pivôs, mas Portugal ia contrariando bem essa aposta.

Aos 7’, grande oportunidade para a Equipa das Quinas. Bola recuperada por Diogo Santos, Kutchy assiste André Coelho de primeira, com o fixo ao segundo poste a permitir a defesa do guardião croata. Logo depois, Diogo Santos volta a estar perto do golo, sendo que o seu remate sai ao lado. A formação orientada por Jorge Braz estava no seu melhor momento e Kutchy, aos 9’, também criou muito perigo. Os croatas reagiram e Gudasic obrigou Edu à primeira defesa da noite.

Pelos 11’, Pauleta tem uma jogada individual fantástica pela direita, ultrapassa o seu opositor e, numa finalização algo confusa, a bola acaba por entrar para o 1-0.  Pouco depois, Rúben Góis faz a sua estreia pelos AA, levando uma ovação do público vilacondense, a jogar em casa.

A Equipa das Quinas mandava no jogo e o 2-0 não tardaria. Aos 15’, Bruno Maior leva a bola pela direita, atira forte ao segundo poste, com André Coelho a finalizar com sucesso. No minuto seguinte, Bruno Maior recupera uma bola em zonas adiantadas e remate forte para o 3-0.

A dois minutos do fim da primeira parte, Portugal volta a recuperar a bola em pressão alta e Pedro Santos esteve muito perto de dilatar a vantagem.

A segunda parte começou praticamente com o 4.º golo luso. Tomás Paçó aproveitou um erro croata na zona defensiva e serviu Diogo Santos, que depois de um lance confuso, fez o 4-0. Ao minuto 24', Portugal voltou a estar novamente perto do golo rematando ao poste. Paçó, aos 25', criou novamente perigo de bola parada. A Croácia tentava reagir, mas cometia muitos erros. Aos 32', Silvestre teve uma boa jogada pelo meio e rematou colocado para o 5-0. Sekulic, logo de seguida, quase reduzia para os croatas. 

Até ao final do encontro, a Equipa das Quinas ainda criou perigo, mas o resultado não sofreu mais alterações.

O reencontro será disputado na próxima segunda-feira, no mesmo horário e também no Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde.

Recorde-se que Portugal prepara a participação para o próximo Campeonato da Europa, que se disputa na Letónia, Lituânia e Eslovénia, entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026. A Equipa das Quinas qualificou-se para a fase final do Euro com um pleno de vitórias na fase de apuramento. O sorteio da fase final do Campeonato da Europa será no dia 24 de outubro.

CONHEÇA AQUI O PLANO DE PREPARAÇÃO PARA O EURO
ACREDITAÇÃO MEDIA DISPONÍVEL
INFORMAÇÃO DE BILHETES
DOSSIÊ DE IMPRENSA

Ficha de jogo
Jogo de preparação
Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde
Vila do Conde

1.º árbitro: Filipe Duarte
2.º árbitro: Cristiano Santos
3.º árbitro: Gustavo Pereira
Cronometrista: Luís Santos

PORTUGAL 5-0 CROÁCIA (3-0 ao intervalo)

PORTUGAL (cinco inicial): Edu, Tomás Paçó, Tiago Brito - Cap., Pauleta e Silvestre
Suplentes utilizados: André Correia, André Coelho, Afonso, Bruno Pinto, Bruno Maior, Diogo Santos, Kutchy, Pedro Santos e Rúben Góis
Treinador: Jorge Braz
Golos: Pauleta (11'), André Coelho (15'), Bruno Maior (16'), Diogo Santos (21') e Silvestre (35')
Disciplina: -

CROÁCIA (cinco inicial): Ante Piplica, Nikola Gudasic, Franco Jelovcic - Cap., Kristian Cekol e Luka Peric
Suplentes utilizados: Nikola Cizmic, Vinko Rozga, Duje Kustura, Niko Vukmir, David Barbaric, Josip Jurlina, Jakov Hrstic, Romeo SušacMarko Kuraja e Antonio Sekulić
Treinador: Marinko Mavrovic
Golos: -
Disciplina: cartão amarelo a Niko Vukmir (10')


;
;
20 de Setembro 2025
Foto

André Sanano/FPF

Notícias