Triunfo por 6-0 frente ao Damaiense
O Sporting CP venceu, esta segunda-feira, por 6-0, na visita ao Estádio Algarve, casa do SF Damaiense, numa partida que marcou a estreia das leoas na Liga BPI e que contou para a jornada 2 da competição.
A turma verde e branca adiantou-se no marcador nos minutos iniciais, aos 3’, por intermédio de Carolina Santiago. A avançado antecipou-se à guarda-redes adversária na pequena área e desviou para o fundo da baliza, ao primeiro poste, o cruzamento rasteiro realizado por Beatriz Fonseca.

A superioridade leonina manteve-se com o passar dos minutos, embora o Damaiense tenha protagonizado uma tremenda chance para repor a igualdade aos 20’, numa grande penalidade assinalada com recurso ao VAR por falta de Madison Haugen sobre Carolina Beckert. Lidiane Antunes assumiu a conversão, mas não conseguiu concretizar, tendo acertado com estrondo no poste.
Nova alteração ao marcador surgiu perto do intervalo, aos 35’, com assinatura de Madison Haugen. A ala sportinguista invadiu a área adversária e, de cabeça, respondeu a mais um cruzamento com conta, peso e medida de Beatriz Fonseca e ampliou a vantagem leonina. Ainda antes do apito para o descanso, Carolina Santiago voltou a fazer o gosto ao pé, desta vez com um disparo de fora da área indefensável para Amber Lockwood, guarda-redes que podia ter feito melhor no lance do segundo golo visitante.

Na segunda parte, Carolina Santiago não precisou de muito tempo para apontar o quarto da sua equipa no encontro, terceiro na conta pessoal, assinando o Hat-Trick aos 50’ na sequência de uma boa combinação com Maísa Correia. Pouco depois, Ashley Barron aumentou o resultado para 5-0 com um cabeceamento certeiro após canto batido para o primeiro poste. Samara Lino fechou as contas aos 76’ na sua estreia oficial pelo Sporting CP.

Desta forma, o Sporting CP iguala o SF Damaiense a nível pontual (três), somando menos um jogo. Na próxima jornada as leoas recebem o Valadares Gaia FC, enquanto o Damaiense visita o SL Benfica.
FICHA DE JOGO
SF DAMAIENSE SAD 0 – 6 SPORTING CP (0-3 ao intervalo)
Liga BPI
2.ª jornada
Estádio Algarve
Árbitro: Catarina Campos
Árbitros assistentes: Raquel Pinho e Andreia Miranda
Quarto árbitro: Sophia Rosa
VAR: António Moreira
AVAR: Fábio Monteiro
DAMAIENSE: Amber Lockwood; Inês Queiroga, Tianna Harris (CAP.), Carolina Beckert (Lícia Cruz, 62’) e Luana Rafael (Inês Moreira, 62’); Carla Wilson, Maria Malta e Lidiane Antunes; Sara Cartaxo, Lou Martinet e Celien Guns (Doly Wabeua, 62’)
Suplentes não utilizados: Faith Nokuthula
Treinador: Kristján Gudmundsson
Disciplina: cartão amarelo para Doly Wabeua (73’) e Sara Cartaxo (90+3’)
SPORTING: Catarina Potra; Georgia Eaton-Collins, Érica Cancelinha e Ashley Barron (Rita Fontemanha, 59’); Beatriz Fonseca (Constança Maia, 78’), Daniela Arques (Samara Lino, 72’), Cláudia Neto (Flor Bonsegundo, 59’), Brenda Pérez (CAP.) e Madison Haugen; Maísa Correia (Jeneva Gray, 59’) e Carolina Santiago
Suplentes não utilizados: Julia Wozniak, Carolina Pimenta, Carle Armengol e Matilde Nave
Treinador: Micael Sequeira
Disciplina: cartão amarelo para Madison Haugen (19’)
Golos: 0-1 por Carolina Santiago (3’), 0-2 por Madison Haugen (35’), 0-3 por Carolina Santiago (45+3’), 0-4 por Carolina Santiago (50’), 0-5 por Ashley Barron (53’), 0-6 por Samara Lino (76’)
Melhor em campo: Carolina Santiago (Sporting CP)
Melhor em Campo: Carolina Santiago (Sporting)
O prémio de Melhor em Campo foi entregue a Carolina Santiago, internacional jovem por Portugal, que assinou um Hat-Trick no desafio. A avançado afirmou-se como a principal desestabilizadora da organização defensiva adversária, entre movimentações no ataque e finalizações certeiras.