Seleção A Futsal

Portugal derrota Letónia no primeiro embate

Futsal - Seleção A

Vitória lusa por 3-1 no primeiro de dois jogos de preparação em Riga.

A Seleção Nacional de Futsal venceu, este domingo, a Letónia por 3-1, no Team Sports Multifunctional Hall, em Riga, no primeiro jogo de preparação entre as equipas.

O reencontro será na terça-feira, no mesmo recinto desportivo, pelas 19h00 (menos duas horas em Portugal).

Quanto ao jogo, Portugal entrou a tentar impor o seu ritmo, com dinâmica na posse de bola. No entanto, os primeiros lances de perigo foram da Letónia com Tarakanovs e Babris a obrigarem Edu a duas defesas. A resposta foi imediata com Miguel Ângelo a atirar por cima.

Aos 5’, Lúcio desenha uma jogada individual pela esquerda e ficou muito perto de inaugurar o marcador. Logo de seguida, e no mesmo minuto, Afonso no canto, bola aérea para o segundo poste, com Diogo Santos a rematar de primeira, forte, para o 1-0. No minuto seguinte, a Letónia empata por Sergejs Motiļs, após recuperação de bola em zonas adiantadas.

A Letónia apostava sempre no jogo direto. Em qualquer início de jogada o plano era evidente: lançar e explorar as costas da equipa portuguesa à procura de uma bola perdida ou de um erro luso.

Porugal reagiu bem e conseguiu voltar à frente do marcador. Numa jogada coletiva, Afonso tenta desviar de calcanhar a bola do guardião adversário, sendo que só na recarga conseguiu marcar.Pelos 9’, Tarakanovs isolou-se perante Edu, mas o seu remate saiu ao lado. A Letónia procurava anular o poderio de Portugal e conseguia, por vezes, incomodar Edu.

À passagem do minuto 11’, no seguimento de uma jogada de insistência, após lance de Miguel Ângelo, Tiago Brito esteve muito perto de aumentar a contagem, atirando ao poste. Depois de uma ameaça letã, Bruno Maior quase fazia o 3-1, não fosse a boa defesa de Križanovskis. Tarakanovs, um dos mais talentosos do adversário, ia conseguindo desequilibrar e testou os reflexos de André Correia, recém-entrado na partida.

Portugal estava muito forte na bola parada e foi assim que, aos 15’, Kutchy fez mesmo o 3-1, após canto de Afonso. Nos minutos finais da primeira parte, a Equipa das Quinas assentou o seu jogo, foi mais dominante e não permitiu chances ao oponente. Nos derradeiros momentos até ao apito para o intervalo, a Letónia ainda ensaiou o 5x4, mas sem resultados práticos.

Logo no início da segunda parte, André Correia é chamado a intervir para defender um remate perigoso do adversário. De seguida, André Coelho e Silvestre tiveram chances para dilatar a vantagem. A formação orientada por Jorge Braz estava mais consistente neste reatamento, mais pressionante e não deixando a Letónia aproximar-se. Afonso, aos 28', esteve muito perto de mais um golo, sendo que no seguimento da jogada ainda assiste Lúcio, que permite a defesa de Mūrnieks. 

Miguel Ângelo, aos 30', volta a criar perigo através de um remate de pé esquerdo. Bernardo Paçó, já em campo, também viria a ameaçar no seguimento de um remate de pé direito. A dez minutos do final, a Letónia voltou a apostar no 5x4 por um curto período. Aos 34', Paçó evita o golo do adversário e Kutchy, pouco depois, esteve perto de bisar.

Nos minutos finais, a Letónia - com o objetivo de reduzir o placard - voltou a aplicar o 5x4. Lúcio e Kutchy quase fizeram o 4-1, sendo que a Letónia ainda dispôs de uma situação perigosa, bem anulada por Paçó.

FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA

Recorde-se que Portugal prepara a participação para o próximo Campeonato da Europa, que se disputa na Letónia, Lituânia e Eslovénia, entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026. A Equipa das Quinas qualificou-se para a fase final do Euro com um pleno de vitórias na fase de apuramento. O sorteio da fase final do Campeonato da Europa será no dia 24 de outubro.

No arranque da preparação para o Euro, em setembro, Portugal disputou dois jogos de preparação com a Croácia, tendo vencido as duas partidas em Vila do Conde.

CONHEÇA AQUI O PLANO DE PREPARAÇÃO PARA O EURO

Ficha de jogo
Jogo de preparação
Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde
Vila do Conde

1.º árbitro: Sergejs Šacmans (Letónia)
2.º árbitro: Igors Jacevičs (Letónia)
3.º árbitro: Ingus Puriņš (Letónia)
Cronometrista: Kiazo Leladze (Letónia)

LETÓNIA 1-3 PORTUGAL (1-3 ao intervalo)

LETÓNIA: (cinco inicial): Artjoms Križanovskis, Edgars Tarakanovs, Andrejs Baklanovs, Miks Babris e Andžejs Mickēvičs
Jogaram ainda: Rainers Mūrnieks, Igors Labuts, Artjoms Troickis, Viktors Kuļepovs, Renards Ūdris, Sergejs Motiļs, Maksims Potlovs, Artemijs Piļipčuks, Germans Matjušenko - Cap. e Robins Kokarītis
Treinador: Massimiliano Bellarte
Golos: Sergejs Motiļs (6')
Disciplina: cartão amarelo a Germans Matjušenko (13'), a Sergejs Motiļs (18') e a Andrejs Baklanovs (35')

PORTUGAL (cinco inicial): Edu, André Coelho, Bruno Coelho - Cap., Miguel Ângelo e Tiago Brito
Jogaram ainda: André Correia, Bernardo Paçó, Bruno Maior, Afonso, Diogo Santos, Kutchy, Pauleta, Lúcio Rocha, Silvestre Ferreira e Rúben Góis
Treinador: Jorge Braz
Golos: Diogo Santos (5'), Afonso (7') e Kutchy (15')
Disciplina: cartão amarelo a Bruno Coelho (13')


;
;
19 de Outubro 2025
Foto

André Sanano/FPF

Notícias