Declarações após a vitória lusa frente à Letónia (3-1).
A Seleção Nacional de Futsal venceu, este domingo, a Letónia por 3-1, no Team Sports Multifunctional Hall, em Riga, no primeiro jogo de preparação entre as equipas.
O reencontro será na terça-feira, no mesmo recinto desportivo, pelas 19h00 (menos duas horas em Portugal).
No final da vitória deste domingo, Jorge Braz e Diogo Santos falaram sobre o jogo e pediram mais eficácia no reencontro.
Jorge Braz, Selecionador Nacional, em discurso direto:
"É mais importante o processo e o que estamos a trabalhar do que o resultado, isto porque o resultado geralmente é consequência disso mesmo. Nós queremos ganhar sempre, agora se o processo for com qualidade nós geralmente construímos as coisas e o resultado é nosso. A primeira parte nem sempre foi de qualidade, não jogámos com posse e dinâmica. Perdíamos a bola muito cedo e não 'provocámos' a Letónia. Eles com um jogo muito direto em todas as situações e o jogo andou sempre parado. Na segunda parte corrigimos, fomos mais pressionantes. Fomos tendo mais bola, fomos construindo e tivemos muitas oportunidades para marcar. Espero que os golos fiquem para terça-feira"
"A nossa obrigação aqui na Seleção Nacional é todos os dias melhorar e dar mais, pelo futsal português e pelo país. O desporto exige isto e temos de estar sempre preparados para isso"
"Aqui já se sente que vai haver Europeu. Esta será uma das sedes e já houve aqui um bom ambiente. Nós temos de estar sempre preparados para tudo e temos de ser Portugal. Quando somos nós, é muito difícil perdermos um jogo. Queremos ser ainda mais Portugal no próximo jogo"

Diogo Santos, internacional português, em discurso direto:
"Apesar dos golos, na primeira parte estivemos algo apagados. Vamos continuar a trabalhar no processo, o que mais importava aqui era a nossa exibição e os nossos comportamentos em campo e não tanto o resultado".
"No geral acho que fizemos um bom jogo, há algumas coisas a corrigir para o próximo encontro. A segunda parte foi melhor, já fomos mais intensos e pressionantes. Na terça-feira temos de ser mais agressivos e melhorar na eficácia. Tivemos muitas situações para aumentar os números da vitória e isso é um dos pontos a trabalhar"

FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA
Recorde-se que Portugal prepara a participação para o próximo Campeonato da Europa, que se disputa na Letónia, Lituânia e Eslovénia, entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026. A Equipa das Quinas qualificou-se para a fase final do Euro com um pleno de vitórias na fase de apuramento. O sorteio da fase final do Campeonato da Europa será no dia 24 de outubro.
No arranque da preparação para o Euro, em setembro, Portugal disputou dois jogos de preparação com a Croácia, tendo vencido as duas partidas em Vila do Conde.
CONHEÇA AQUI O PLANO DE PREPARAÇÃO PARA O EURO