Navegadoras iniciaram a preparação do duplo compromisso com os Estados Unidos
A Seleção Nacional Feminina A iniciou, esta segunda-feira, na Cidade do Futebol, um estágio de preparação que contempla dois jogos frente à seleção dos Estados Unidos. Portugal joga na quinta-feira em Chester, na Pensilvânia, às 19h00 locais [meia-noite em Lisboa], e no domingo, em Esat Hartford, no Connecticut, às 16h00 locais [20h00 em Portugal continental].
No arranque dos trabalhos, a porta-voz da Equipa das Quinas foi Carolina Santiago, estreante em convocatórias na principal Seleção feminina. Em conversa com os jornalistas, a avançada começou por confessar que "não estava à espera” de ser chamada para os dois encontros frente aos Estados Unidos e prometeu “dar o melhor”.
“Vou ser sincera: não estava à espera. Gosto de ter os pés bem assentes na terra, ter calma, cada coisa tem o seu momento, mas é verdade que sim, este ano estou a iniciar bem a época. Agora, quero manter-me consistente, dar o meu melhor aqui e esforçar-me para fazer um bom trabalho”, esclareceu, antes do primeiro treino às ordens de Francisco Neto.
“Sabia, por acaso, que estava pré-convocada. Então, assisti à convocatória na televisão, estava muito ansiosa e quando lá vi o meu nome fiquei muito feliz, é um sentimento de orgulho e muita felicidade. Acho que, para qualquer jogadora de futebol, chegar à Seleção é o auge dos objetivos individuais, por isso estou muito feliz”, informou, a jovem, de 19 anos, que tem Kika Nazareth como sua "principal referência".
Desafiada a descrever os primeiros momentos no estágio da equipa feminina principal, a jogadora garantiu que "foram muito positivos", pois foi "bem recebida por todas as jogadoras". Quanto ao desafio que terá pela frente - defrontar os Estados Unidos, uma das seleções mais fortes do mundo -, a atacante admitiu ficar "um pouco nervosa" por ser um adversário com "imensos títulos e grandes feitos no futebol feminino".
"Mas é aproveitar ao máximo este momento e, se jogar, não vou pensar no poderio delas. Vou simplesmente desfrutar e dar o meu melhor", acrescentou a jovem, que se diz "ainda mais feliz" por se estrear com as colegas da Seleção Sub-19 Érica Cancelinha e Maísa Correia.

Cota-Yarde e Stephanie Ribeiro juntam-se à comitiva mais tarde
A primeira sessão de treino da Equipa das Quinas não contou com a guarda-redes Sierra Cota-Yarde nem com a avançada Stephanie Ribeiro, que irão juntar-se à concentração já em solo norte-americano, devido à proximidade geográfica dos clubes que representam: as canadianas do Toronto e as mexicanas do Pumas, respetivamente.
Saldo desfavorável frente a norte-americanas
Estados Unidos e Portugal vão defrontar-se pela primeira vez desde o Campeonato do Mundo de 2023, quando Portugal alcançou um inédito empate por 0-0 em Auckland, na Nova Zelândia. Antes desse jogo, Portugal, atual 23.º classificado na hierarquia da FIFA, tinha somado 10 derrotas em outros tantos jogos disputados frente à bem cotada seleção norte-americana, quatro vezes campeã mundial (1991, 1999, 2015 e 2019) e com cinco títulos olímpicos (1996, 2004, 2008, 2012 e 2024).

Recorde a lista completa de convocadas:
Guarda-redes: Inês Pereira (Dep. Corunha), Patrícia Morais (SC Braga) e Sierra Cota-Yarde (Toronto)
Defesas: Alice Marques (Sevilha), Bárbara Lopes (SCU Torreense), Beatriz Fonseca (Sporting CP); Carole Costa (SL Benfica), Carolina Correia (SCU Torreense), Catarina Amado (SL Benfica), Diana Gomes (SL Benfica), Érica Cancelinha (Sporting CP) e Lúcia Alves (SL Benfica)
Médios: Andreia Jacinto (Real Sociedad), Andreia Faria (Al Nassr), Dolores Silva (Levante), Fátima Pinto (Strasbourg), Kika Nazareth (Barcelona), Maria Alagoa (SC Braga), Tatiana Pinto (Juventus).
Avançadas: Carolina Santiago (Sporting CP), Diana Silva (SL Benfica), Jéssica Silva (Al-Hilal), Maísa Correia (Sporting CP), Stephanie Ribeiro (Pumas)
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
Programa da Seleção Nacional**:
20 de outubro 2025 | segunda-feira
16h00: Concentração na Cidade do Futebol
17h00: Roda de imprensa (junto ao relvado 1 da CdF)
18h15: Treino no relvado 1 da CdF
21 de outubro 2025 | terça-feira
10h25: Voo Lisboa-Newark
13h10: Chegada a Newark
17h00: Chegada a Filadélfia
18h15: Roda de imprensa
18h30: Treino
22 de outubro 2025 | quarta-feira
15h45: Roda de imprensa
16h00: Treino oficial no Estádio Subaru Park
23 de outubro 2025 | quinta-feira
19h00: JOGO EUA X PORTUGAL (Estádio Subaru Park)
24 de outubro 2025 | sexta-feira
10h00 Treino no Rhodes Field - Universidade da Pensilvânia
14h40 Voo Filadélfia-Hartford
15h45 Chegada a Hartford
25 de outubro 2025 | sábado
10h45 Roda de imprensa
11h00 Treino Oficial no Estádio Pratt & Whitney
26 de outubro 2025 | domingo
16h00 JOGO EUA X PORTUGAL (Estádio Pratt & Whitney)
23h45 Voo Boston-Lisboa
27 de outubro 2025 | segunda-feira
10h15 Chegada a Lisboa
**Os horários mencionados são sempre os locais. Em Portugal continental são mais cinco horas, até ao dia 26 de outubro.