Seleção A Futsal

Triunfo sólido no reencontro

Futsal - Seleção A

Portugal vence Letónia (5-2) no segundo jogo de preparação em Riga.

A Seleção Nacional de Futsal voltou a vencer, esta terça-feira, a Letónia por 5-2, no Team Sports Multifunctional Hall, em Riga, no segundo jogo de preparação entre as equipas. 

Na primeira partida, recorde-se, Portugal bateu a Letónia por 3-1.


FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA

Quanto ao jogo, Portugal entrou muito forte. Com uma atitude pressionante e proativa, a Equipa das Quinas conseguiu logo desequilibrar e Bruno Maior, no primeiro minuto de jogo, inaugurou o marcador de pé esquerdo. O jovem fixo foi lançado na direita, fletiu para o meio e disparou para o 1-0.

Bernardo Paçó, pouco depois, numa subida, ameaçou o 2-0. Na resposta, Tarakanovs teve o primeiro lance de perigo do adversário. A formação portuguesa, comparativamente ao primeiro jogo, estava mais agressiva na forma de atacar, com mais intenção nas suas ações.

A equipa liderada por Jorge Braz estava com dinâmica e ia causando estragos no oponente. Numa combinação com Afonso, Diogo Santos tem uma movimentação fantástica e isola-se na cara do guardião adversário. Em boa posição, o ala atirou colocado de pé esquerdo para o segundo golo, aos 7’. No minuto seguinte, mais um para Portugal. Noutra jogada bem definida e com o coletivo a funcionar, Kutchy recebe na frente e faz o 3-0. A Equipa das Quinas estava bem no jogo e Lúcio Rocha, pouco depois, criou muito perigo.

O sempre irrequieto Tarakanovs, claramente o mais evoluído jogador letão, obrigou Bernardo Paçó a uma defesa atenta. Na jogada seguinte, Miks Babris reduziu aos 11’ ao finalizar ao segundo poste uma jogada em que a Letónia usou a superioridade feita pelo adiantamento do guarda-redes. Aos 13’, Tiago Brito rouba uma bola em zonas adiantadas e serve Silvestre, que esteve muitíssimo perto de aumentar o marcador. O camisola 11 voltou a estar perto do golo quando rematou ao poste aos 14’.

Aos 17’, e com Portugal novamente a passar por um período muito positivo, Afonso conclui uma excelente jogada coletiva e faz o 4-1. A fechar a primeira parte, Pauleta desenha uma grande jogada individual pela direita e assiste Bruno Coelho ao segundo poste para o 5-1. 20 minutos de intensidade portuguesa, com domínio e assertividade.

No início da segunda parte, depois de um aviso de Bruno Maior, Tarakanovs atirou à trave com Edu ainda a tocar na bola. A Letónia apostava no 5x4 com o seu guarda-redes Mūrnieks a incorportar o ataque e a verdade é que conseguiam aproveitar as vantagens em certas ocasiões. Num desses lances, Edgars Tarakanovs fez o 5-2 com um remate de pé direita colocado. A Letónia estava diferente neste reatamento, com mais iniciativa e a criar perigo na incorporação do seu guardião. Diogo Santos e Kutchy, aos 29', colocaram o adversário em sentido. Com Portugal novamente a comandar as incidências do jogo, Silvestre e Góis também protagonizaram momentos interessantes junto da baliza. No derradeiro minuto, Kutchy e Diogo Santos remataram ao poste.

BRUNO COELHO ALCANÇA MARCA IMPORTANTE

O jogo desta terça-feira entre Portugal e Letónia significou uma marca importante na carreira internacional de Bruno Coelho. O capitão da Seleção Nacional neste estágio alcançou o registo de jogos de João Benedito, antigo guarda-redes da Equipa das Quinas, como o 4.º mais internacional de sempre.

Recorde-se que Portugal prepara a participação para o próximo Campeonato da Europa, que se disputa na Letónia, Lituânia e Eslovénia, entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026. A Equipa das Quinas qualificou-se para a fase final do Euro com um pleno de vitórias na fase de apuramento. O sorteio da fase final do Campeonato da Europa será nesta sexta-feira, dia 24 de outubro.

No arranque da preparação para o Euro, em setembro, Portugal disputou dois jogos de preparação com a Croácia, tendo vencido as duas partidas em Vila do Conde.

CONHEÇA AQUI O PLANO DE PREPARAÇÃO PARA O EURO

Ficha de jogo
Jogo de preparação
Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde
Vila do Conde

1.º árbitro: Ingus Puriņš (Letónia)
2.º árbitro: Tatjana Lavrentika (Letónia)
3.º árbitro: Igors Jacevičs (Letónia)
Cronometrista: Kiazo Leladze (Letónia)

LETÓNIA 2-5 PORTUGAL (1-5 ao intervalo)

LETÓNIA: (cinco inicial): Rainers Mūrnieks, Edgars Tarakanovs, Andrejs Baklanovs, Miks Babris e Germans Matjušenko - Cap.
Jogaram ainda: Artjoms Križanovskis, Igors Labuts, Andžejs Mickēvičs, Artjoms Troickis, Viktors Kuļepovs, Renards Ūdris, Sergejs Motiļs, Maksims Potlovs, Artemijs Piļipčuks e Robins Kokarītis
Treinador: Massimiliano Bellarte
Golos: Miks Babris (11') e Edgars Tarakanovs (25')
Disciplina: cartão amarelo a Andžejs Mickēvičs (23')

PORTUGAL (cinco inicial): Bernardo Paçó, Bruno Maior, Bruno Coelho - Cap., Pauleta e Lúcio Rocha
Jogaram ainda: Edu, André Correia, André Coelho, Miguel Ângelo, Tiago Brito, Afonso, Diogo Santos, Kutchy, Silvestre Ferreira e Rúben Góis
Treinador: Jorge Braz
Golos: Bruno Maior (1'), Diogo Santos (7'), Kutchy (8'), Afonso (17') e Bruno Coelho (20')
Disciplina: nada a assinalar


;
;
21 de Outubro 2025
Foto

André Sanano/FPF

Notícias