Declarações do Treinador Nacional após a pré-convocatória para o Mundial
A Seleção Nacional Sub-18 inicia, este este domingo, a preparação rumo ao próximo Mundial Sub-17 2025.
PRÉ-CONVOCATÓRIA
Entre os dias 3 e 27 de novembro, as melhores 48 seleções do mundo reúnem-se no Catar, divididas por 12 grupos, com as duas melhores posicionadas de cada agrupamento e os oito melhores terceiros classificados a ficarem apuradas para os 16-avos-de-final.
A Equipa das Quinas inicia a sua aventura no Grupo B, dia 3 de novembro, a Nova Caledônia, para no dia 6 de novembro medir forças com Marrocos num encontro entre os atuais campeões da Europa e da África. O conjunto nacional termina esta fase inicial do certame mundial contra a seleção do Japão, no dia 9 de novembro.
A Alemanha, detentora do título conquistado em 2023, enfrenta nesta etapa, no Grupo D, as equipas da Colômbia, RPD da Coreia e El Salvador.
Portugal concentra-se na Cidade do Futebol, este domingo, partindo rumo ao país anfitrião do torneio no próximo dia 31 de outubro. Nesta fase inicial da preparação, o Treinador Nacional, Bino Maçães, convocou 24 jogadores, divulgando no final da semana no complexo federativo, lista final de 21 internacionais que embarcarão rumo ao sonho no Catar.
No próximo dia 29 de outubro realizar-se-á um Open Media Day, com os detalhes a serem futuramente comunicados através do site da FPF.

O Treinador Nacional, Bino Maçães, em discurso direto:
“Embora a nossa base venha do Campeonato da Europa, como é lógico, até pelo desempenho que os jogadores tiveram, é natural que tivessem aqui uma grande percentagem de jogadores e foi isso que aconteceu. É verdade que haverá sempre jogadores que poderão estar num melhor momento de forma ou não, com outros jogadores que se começam agora a impor, sendo benéfico para aquilo que pretendemos, um grupo competitivo, para podermos depois escolher os melhores, para depois podermos escolher da melhor forma e maneira. Foi esse o pensamento de toda a equipa técnica e esperemos que as coisas corram bem.”
“A preparação não será muito diferente daquilo que foi a preparação para o Euro e para os apuramentos que tivemos antes disso, e por isso, entendo que os jogadores já estão rotinados e muito equilibrados para aquilo que é o nosso processo e o que queremos fazer. Agora sim, é uma ansiedade muito grande para todos nós estarmos presentes, é verdade que Portugal já não estava há muitos anos num Mundial.”
“Sabemos da responsabilidade que depois de ganharmos um Campeonato da Europa, esta fase de grupos é muito difícil e temos de entrar da melhor forma. Se tivermos com um espírito competitivo muito forte, acredito que possamos fazer coisas boas, se relaxarmos e pensarmos que já foi feito tudo iremos ter muitas dificuldades em passar à fase de grupos. A mensagem será essa mesmo, jogo a jogo, com uma fase de grupos muito difícil, contra o campeão África do (Marrocos), o Japão que é uma equipa muito forte, que nos podem aqui criar muitos problemas.”
“Primeiro gostaríamos que comparecessem muitos, o que seria muito bom final. É verdade que surpreendentemente e pela positiva, no Euro, tivemos muita gente de Portugal a apoiar-nos. Sentimos isso e os jogadores sentiram isso, não só no apoio no estádio, mas também à chegada aos jogos, um grande apoio e que nos deu também uma força extra que foi importante. Se conseguirem lá estar no Catar e mesmo aqueles que não apoiarão através do Canal 11, que façam força para que Portugal possa ter sucesso e nós vamos tentar orgulhar todos.”
Eis a lista de pré-convocados para o Mundial Sub-17:
Guarda-redes: Alex Tverdohlebov (Sporting CP), Romário Cunha (SC Braga) e David Rodrigues (SC Braga)
Defesas: Daniel Banjaqui (SL Benfica), Gabriel Dbouk (SC Braga), Yoan Pereira (FC Porto), José Neto (SL Benfica), Martim Chelmik (FC Porto), Ricardo Neto (SL Benfica), Diego Coxi (Sporting CP) e Mauro Furtado (SL Benfica).
Médios: Santiago Silva (Vitória SC), Rafael Quintas (SL Benfica), Martim Guedes (Vitória SC), Tomás Soares (SL Benfica), Bernardo Lima (FC Porto) e Miguel Figueiredo (SL Benfica)
Avançados: João Aragão (SC Braga), Duarte Cunha (FC Porto), Steven Manuel (SL Benfica), Mateus Mide (FC Porto), Francisco Fernandes (FC Porto), Anísio Cabral (SL Benfica) e Eduardo Ferreira (FC Porto)
Programa Geral:
26 de outubro | domingo
13h00 - Concentração - Cidade do Futebol
17h30 - Treino - Cidade do Futebol
27 de outubro | segunda-feira
17h30 - Treino - Cidade do Futebol
28 de outubro | terça-feira
17h30 - Treino - Cidade do Futebol
29 de outubro | quarta-feira
Open Media Day (horário a divulgar)
17h30 - Treino - Cidade do Futebol
30 de outubro | quinta-feira
Viagem para o Catar
31 de outubro | sexta-feira
19h30 - Treino - Al Thumama
1 de novembro | sábado
19h30 - Treino - Al Erssal
O restante programa será divulgado oportunamente no site da Federação Portuguesa de Futebol.
Calendário de Jogos | Fase de Grupos:
3 de novembro (18h15): Portugal x Nova Caledônia - Aspire Academy (Campo 4)
6 de novembro (15h30): Portugal x Marrocos - Aspire Academy (Campo 8)
9 de novembro (16h30): Portugal x Japão - Aspire Academy (Campo 5)
27 de novembro - FINAL
Os horários são locais. No Catar são mais três horas que em Portugal Continental
Media Day:
A Cidade do Futebol recebe na próxima quarta-feira, dia 29 de outubro, todos os Órgãos de Comunicação Social interessados em participar. Os detalhes serão divulgados e enviados oportunamente para todos os OCS.