FIFA confirmou escolha da árbitra portuguesa para a fase final da competição
A FIFA confirmou esta terça-feira a nomeção da árbitra internacional Filipa Prata para integrar o quadro de árbitros da fase final do Campeonato do Mundo de Futsal feminino, competição que se realiza pela primeira vez e que terá lugar nas Filipinas entre os dias 21 de novembro e 7 de dezembro.
Promovida à categoria de internacional em 2024, a árbitra filiada na Associação de Futebol de Coimbra, de 33 anos, será a representante da arbitragem portuguesa na competição. No total, são 26 as árbitras nomeadas pela FIFA, entre as quais se contam oito europeias.
Pedro Proença, presidente da FPF, está orgulhoso com mais esta nomeação portuguesa: "Ter uma árbitra portuguesa na primeira edição de um Campeonato do Mundo é algo que nos enche de orgulho. Trata-se de um prémio individual, mas igualmente de mais um enorme feito para a arbitragem portuguesa. Como presidente da Federação Portuguesa de Futebol, não posso deixar de felicitar a Filipa Prata por esta nomeação, certo de que representará da melhor forma a arbitragem portuguesa nesta grande competição internacional”.
Também o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Luciano Gonçalves, ficou muito satisfeito com esta escolha da FIFA: “A nomeação da Filipa Prata é mais um motivo de orgulho para o Conselho de Arbitragem e para a arbitragem portuguesa. Portugal é um país com enormes pergaminhos no futsal e a nossa arbitragem tem acompanhado a evolução que temos vindo a assistir. Deixo os meus parabéns à Filipa mas igualmente uma palavra de incentivo para todos os nossos árbitros, para que sonhem alto e ambicionem atingir os mais altos patamares da arbitragem internacional”.