Selecionador Nacional e a capitã de Portugal falaram aos jornalistas em conferência de imprensa
A Seleção Nacional Feminina A vai defrontar a sua congénere dos Estados Unidos em dois jogos de preparação. O primeiro encontro com as campeãs olímpicas está agendado para esta quinta-feira, às 16h00 locais, meia-noite em Portugal continental.
Em conferência de imprensa, o Selecionador Francisco Neto e a capitã Dolores Silva lançaram esse primeiro jogo e sublinharam a importância destes duelos para o crescimento da armada lusa e a integração de novas jogadoras. Estes encontros, bem como vindouros frente a Países Baixos e Brasil, servirão de laboratório competitivo antes das qualificações internacionais.

Francisco Neto começou por destacar que enfrentar seleções de topo é fundamental para o desenvolvimento competitivo de Portugal: “Precisamos destes desafios para perceber onde estamos e onde podemos melhorar. Jogar contra equipas como os Estados Unidos obriga-nos a manter padrões de exigência muito elevados.”
“Sabemos que quando jogamos contra as melhores equipas do mundo temos de estar sempre muito organizados, com rigor muito grande, e sentimos que precisamos deste tipo de desafios. Não são fáceis nem condições fáceis, mas é para isso que temos vindo a trabalhar ao longo destes anos todos”, acrescentou.
O técnico lembrou que a Equipa das Quinas tem vindo numa trajetória de crescimento e que a preparação tem como meta o Mundial de 2027, no Brasil: “O nosso objetivo é consolidar o processo e tornar a equipa cada vez mais competitiva. Estes jogos permitem-nos ganhar experiência e preparar o futuro com confiança.”
O Selecionador Nacional sublinhou o ambiente positivo que se vive no grupo de trabalho, tanto entre as jogadoras mais experientes como nas estreantes: “As mais novas foram recebidas de forma exemplar. Há um espírito de união muito forte e isso sente-se dentro e fora de campo.”
Questionado sobre a ausência de Thaís Lima, jovem guarda-redes que representou Portugal nos escalões jovens mas optou por integrar as seleções do Brasil, Neto deixou palavras de compreensão e respeito: “Fizemos tudo para que ela continuasse connosco. Tivemos conversas diretas com a jogadora e com a família, mas respeitamos totalmente a decisão. Desejamos-lhe o maior sucesso.”

A capitã Dolores Silva salientou o entusiasmo e o sentido de responsabilidade com que o grupo luso encara os próximos compromissos: “Jogos desta dimensão são sempre uma oportunidade de crescimento. Queremos competir ao mais alto nível, testar o nosso trabalho e continuar a evoluir enquanto grupo.”
A internacional portuguesa falou também sobre a renovação natural que está a acontecer na Seleção A Feminina: “Há uma transição em curso, com novas jogadoras a afirmarem-se. As mais experientes têm o papel de as ajudar a integrar-se e de servir de exemplo. Felizmente, o talento continua a surgir e isso é sinal de evolução do futebol feminino português.”
Lúcia Alves celebra aniversário com a Seleção
O ambiente da Seleção Feminina A ficou ainda mais especial esta quarta-feira, com a celebração do 28.º aniversário de Lúcia Alves. A defesa portuguesa assinalou a data rodeada pelas colegas de equipa e por toda a estrutura técnica e de apoio à Seleção Nacional, que não deixaram passar o momento em branco.

Comitiva nacional viaja hoje
As comandadas de Francisco Neto partem, esta quarta-feira, ao final da tarde, rumo aos Estados Unidos, onde vão disputar os dois jogos de preparação frente à equipa norte-americana.
A comitiva portuguesa tem chegada prevista a Filadélfia às 23h30 locais.
Canal 11 transmite jogos frente aos Estados Unidos
Os dois compromissos da Seleção Nacional diante dos Estados Unidos terão transmissão em direto no Canal 11. O primeiro jogo está agendado para 23 de outubro, em Chester (Filadélfia), com início às 19h00 locais [meia-noite em Lisboa]. O segundo realiza-se em East Hartford (Connecticut), domingo, às 16h00 locais [20h00 em Portugal continental].

Recorde a lista de convocadas:
Guarda-redes: Inês Pereira (Dep. Corunha), Patrícia Morais (SC Braga) e Sierra Cota-Yarde (Toronto)
Defesas: Alice Marques (Sevilha), Bárbara Lopes (SCU Torreense), Beatriz Fonseca (Sporting CP); Carole Costa (SL Benfica), Carolina Correia (SCU Torreense), Catarina Amado (SL Benfica), Diana Gomes (SL Benfica), Érica Cancelinha (Sporting CP) e Lúcia Alves (SL Benfica)
Médios: Andreia Jacinto (Real Sociedad), Andreia Faria (Al Nassr), Dolores Silva (Levante), Fátima Pinto (Strasbourg), Kika Nazareth (Barcelona), Maria Alagoa (SC Braga), Tatiana Pinto (Juventus).
Avançadas: Carolina Santiago (Sporting CP), Diana Silva (SL Benfica), Jéssica Silva (Al-Hilal), Maísa Correia (Sporting CP), Stephanie Ribeiro (Pumas)
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
Programa da Seleção Nacional**:
22 de outubro 2025 | quarta-feira
10h00 Treino
17h00 Voos Lisboa-Nova Iorque (TP209) e Lisboa-Newark (TP203)
20h05 Chegada a Nova Iorque
21h00 Chegada a Newark
23h30 Chegada a Chester (Filadélfia)
23 de outubro 2025 | quinta-feira
19h00: JOGO EUA X PORTUGAL (Estádio Subaru Park)
24 de outubro 2025 | sexta-feira
10h00 Treino no Rhodes Field - Universidade da Pensilvânia
14h40 Voo Filadélfia-Hartford
15h45 Chegada a Hartford
25 de outubro 2025 | sábado
10h45 Roda de imprensa
11h00 Treino Oficial no Estádio Pratt & Whitney
26 de outubro 2025 | domingo
16h00 JOGO EUA X PORTUGAL (Estádio Pratt & Whitney)
23h45 Voo Boston-Lisboa
27 de outubro 2025 | segunda-feira
10h15 Chegada a Lisboa
**Os horários mencionados são sempre os locais. Em Portugal continental são mais cinco horas, até 26 de outubro, dia em que passarão a ser quatro horas de diferença.