Triunfo por 2-1 num jogo que fica para a história!
Portugal venceu os Estados Unidos por 2-1, esta sexta-feira, no primeiro de dois jogos de preparação entre as duas seleções, disputado em Filadélfia. A Equipa das Quinas sofreu um golo muito cedo, antes do primeiro minuto, mas operou uma reviravolta num jogo histórico para o futebol feminino nacional!
Depois de um início complicado, as comandadas de Francisco Neto empataram ainda na primeira parte e acabaram por garantir a vitória na etapa complementar, selando um triunfo inédito frente a uma das maiores potências da modalidade.
FICHA DE JOGO E PRINCIPAIS INCIDÊNCIAS

Quanto ao jogo, começou da pior maneira para a Equipa das Quinas. Nos primeiros segundos de jogo, chegou o golo dos Estados Unidos. Catarina Macário surgiu com bola entre a defesa de Portugal, que tentou o corte, mas a bola ressaltou para Rose Lavelle. A centrocampista norte-americana rodou com agilidade e rematou para o fundo da baliza de Inês Pereira, inaugurando o marcador num instante fulminante.
Apesar do golpe inicial, a Seleção Feminina de Portugal não se descompôs. Recuou com ordem, reagrupou-se e passou a dominar a posse de bola, impondo um ritmo mais controlado nos minutos seguintes. A equipa lusa demonstrou maturidade tática, circulando bem a bola entre os setores e procurando espaços para contrariar o favoritismo norte-americano. E conseguiu em várias ocasiões.

Aos 25 minutos, surgiu a primeira grande oportunidade portuguesa. Kika Nazareth executou um livre de forma curta para Lúcia Alves, que cruzou com precisão para a área. Catarina Amado apareceu completamente sozinha perante a guarda-redes adversária, mas o seu desvio levou pouca força.

A insistência das 'Navegadoras' lusas acabou por ser premiada. Aos 41 minutos, na sequência de um pontapé de canto batido por Kika Nazareth, a bola seguiu milimetricamente para Diana Gomes que cabeceou para o empate! O golo devolveu a confiança ao conjunto nacional, que saiu para o intervalo em igualdade e a acreditar na reviravolta frente às norte-americanas.

No início da segunda parte, a seleção dos Estados Unidos mostrou-se determinada a recuperar a vantagem, mas não conseguiu iludir a guarda-redes Inês Pereira, que se destacou com várias intervenções seguras. Portugal aguentou a pressão e, aos 72 minutos, alcançou a reviravolta no marcador! Kika Nazareth, novamente ela, bateu o pontapé de canto, Fátima Pinto tentou o primeiro remate e falhou, mas, à segunda tentativa, enviou a bola para o fundo da baliza, colocando Portugal em vantagem, resultado que se manteve até ao final.
Carolina Santiago e Maísa Correia em estreia
O triunfo histórico de Portugal frente aos Estados Unidos, em solo norte-americano, foi especial para as jovens estreantes Carolina Santiago e Maísa Correia. A primeira jogou a titular e a segunda entrou na segunda parte da partida.
