Liga 3 Placard

São João de Vêr vence Braga B

Liga 3 Placard

Triunfo por 1-0

O São João de Ver alcançou, na tarde deste sábado, a sua primeira vitória na presente edição da Liga 3, ao derrotar o SC Braga B por 1-0, graças a um bonito golo — um ‘chapéu’ perfeito, desferido a meia dúzia de metros à frente da linha do meio-campo — do seu capitão, Léo Cá. Este triunfo permitiu à equipa deixar, ainda que à condição, o último lugar da Série A da competição, enquanto o adversário de hoje perdeu a oportunidade de assumir a liderança.

As duas equipas repartiram a iniciativa na primeira fase do jogo, num relvado difícil, optando por um ritmo baixo, e demonstraram sobretudo algumas preocupações defensivas. O SC Braga B dispôs, no espaço de um minuto, de duas boas ocasiões, ambas travadas pelo guarda-redes Emanuel, que, no primeiro desses lances (14’), exibiu-se num bom nível ao defender um potente remate, de cabeça, de Yan Said.

A resposta dos locais surgiu de imediato: Léo Cá, meia dúzia de metros à frente da linha do meio campo, fez um perfeito ‘chapéu’ a João Carvalho (22’) aproveitando uma má receção de um defesa bracarense.

A partir do momento do golo, o perfil do jogo alterou-se: a equipa minhota procurou reagir e tentou atacar com maior eficácia, mas sem sucesso. O adversário soube posicionar-se bem no terreno, fechando todos os espaços e, sem abdicar do contra-ataque, manteve-se à procura de mais um golo — embora sem chegar a criar verdadeiras oportunidades. O intervalo chegou com o São João de Ver em vantagem, graças ao golo de Léo Cá, num momento de grande inspiração.

Por força do resultado desfavorável, a equipa visitante arriscou mais na segunda parte, passando grande parte do tempo no meio-campo contrário, mas sem encontrar soluções válidas para ultrapassar a bem organizada defesa da casa. O São João de Ver mostrou-se muito disciplinado na proteção da sua área, defendendo preferencialmente longe dela — o que contribuiu, sem dúvida, para que o adversário não criasse o perigo que seria de esperar.

Apesar do razoável volume ofensivo dos bracarenses, a equipa não conseguiu criar uma verdadeira oportunidade de golo, tanto por responsabilidade própria como pela competência revelada pelos locais, que assim seguraram a sua primeira vitória nesta edição da Liga 3 — coroada com um bonito golo de Léo Cá.

FICHA DE JOGO
SÃO JOÃO DE VER 1-0 1 SC BRAGA B
(1-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard, Série A 2025/26
Jornada 8
Estádio do Sp. Clube São João de Ver

Árbitro: Luís Máximo 
Árbitros assistentes: Ângelo Correia e Daniel Vicente
Quarto árbitro: Marcelo Silva

SÃO JOÃO DE VER:  Emanuel, Joel Serrão, Bruno Morais, Jota, Erick (Pedro Marques, 46’), Juninho (Miguel Vilela, 36’), Jessé, Léo Cá (Cap.) (Diogo Tavares, 31’), Rodrigo Valente, Washington, Hugo Firmino (João Castro, 72’).

Suplentes não utilizados: Benjamim, Campas, Rui Bruno, Araki, Chadai.
Treinador: João Nívea
Disciplina: cartão amarelo para Jessé (90’+4’).

SC BRAGA B: João Carvalho, João Matos, Yan Said (Cap.), Tiago Ferreira (António Gil, 84’), Rodrigo Silva (Kyanno Silva, 77’), Tomás Marques, João Vasconcelos (Afonso Patrão, 67’), Edgar Nanque, Francisco França, Afonso Duarte (Rodrigo Abreu, 67’), Afonso Sousa.
Suplentes não utilizados: Gonçalo Dias, Matheus Araújo, Guilherme Barbosa, João Aragão, João Salvador.
Treinador: Ruca Sá
Disciplina: nada a registar

Golo: 1-0 Léo Cá (22’).

Homem do jogo
Léo Cá ( São João de Ver)

O capitão, em dia do seu aniversário — faz hoje 31 anos —, ofereceu com o seu golo a primeira vitória à equipa nesta edição da Liga 3. E que golo: um perfeito ‘chapéu’, poucos metros depois da linha do meio-campo. O seu ponto alto no jogo, um momento de pura inspiração.


;

Notícias