Realizou-se a oitava jornada do Campeonato de Portugal
Realizou-se, este fim-de-semana, a 8ª jornada do Campeonato de Portugal, com mudanças de líderes nas séries A e D
GD Chaves B (série A), Rebordosa (série B), Vitória de Sernache (série C) e Atlético da Malveira e FC Serpa (série D) assumiram as lideranças, com destaque para os flavienses, que, na série A, ultrapassaram a AD Limianos e os dois líderes da série D que aproveitaram a perda de pontos do FC Serpa, em Sintra.

(foto: Atlético da Malveira 1-0 Lusitano Moncarapachense)
SÉRIE A
Na série A, o GD Chaves B bateu o Ribeira Brava, por 3-0, e ultrapassou o AD Limianos que empatou, em casa, sem golos, com o Mirandela. A mudança de líderes não foi aproveitada pelo GD Bragança, terceiro classificado que perdeu, por 1-0, no terreno do Desportivo Monção.
SÉRIE B
A norte, o Rebordosa já sabia que continuaria na frente da prova uma vez que tinha mais 4 pontos que o Vila Meã, segundo classificado. O líder recebeu e venceu, por 1-0, o Resende, alargando a vantagem para os mais diretos perseguidores que perderam na casa do Aparecida, por 2-1. Já o Leça venceu sábado o Beira-Mar, e isolou-se no terceiro posto, a oito pontos da frente.
SÉRIE C
No grupo C, o lider Vitória de Sernache empatou, 0-0, em Oliveira do Hospital e continua a liderar a classificação apesar de ter perdido os primeiros pontos da época. A Naval 1893, segunda classificada, que jogou na casa do Samora Correia, acabou por também empatar 1-1 e não encurtou distâncias. Já o União da Serrra foi mais forte na receção ao Lajense, ganhou por 1-0, e partilha, com o Benfica Castelo Branco, o terceiro lugar da tabela.
SÉRIE D
Finalmente, a sul, AC Malveira e Juventude SC levaram de vencido, respetivamente, Lusitano Moncarapachense, por 1-0, e Clube Oriental de Lisboa, por 2-1, e aproveitaram o empate do Serpa, que também liderava, frente ao Sintrense, por 1-1, para desfazer o trio da frente. Próximo do topo, o Louletano acabou por se afastar dos lugares cimeiros, fruto da derrota, caseira, por 1-0, diante do GD Alcochetense.
Campeonato de Portugal
O Campeonato de Portugal na época desportiva 2024/2025 é disputado por 56 clubes: os quatro que desceram da Liga 3, os 32 coletivos que asseguraram a manutenção na prova e os 20 emblemas indicados pelas Associações Distritais e Regionais. Estão em competição três equipas madeirenses e duas açorianas.
Nesta 1.ª Fase são divididos por quatro séries de 14 equipas, distribuídos de acordo com a sua localização geográfica, nos termos regulamentares, com os primeiros dois classificados de cada agrupamento, num total de oito, a ficarem apurados para a 2.ª Fase – Subida assegurando, assim, a manutenção na mítica competição do futebol português.
Os cinco piores classificados de cada série descem aos campeonatos distritais, num total de 20 clubes. Os restantes 7 clubes de cada série asseguram a manutenção na Prova, num total de 28 clubes.
Confira aqui todo o calendário da prova.
FORMATO
REGULAMENTO