Braga sobe ao pódio em Vila do Conde

Futebol Fem. - Liga BPI

Rio Ave vendeu cara a derrota

Partindo da última posição, o Braga ascendeu à 3.ª posição da Liga BPI, agora com 7 pontos, após vencer por 2-0 o Rio Ave na deslocação a Vila do Conde, no encontro que fechou a 5.ª jornada de um campeonato muito renhido. O Rio Ave desceu ao 8.º lugar, com os mesmos 5 pontos.

Logo aos 3 minutos, um cruzamento comprido de Ágata Filipa para as costas da defesa recebeu uma subtil penteadela de Malu Schmidt, colocando a bola no ângulo inferior esquerdo da baliza de Cassandra Coster. Inicialmente foi assinalado fora-de-jogo, mas a revisão do VAR permitiu validar o lance.

Tranquilizadas pelo golo madrugador, as bracarenses assumiram as rédeas do jogo e praticamente não deixaram as vila-condenses chegarem à área adversária, a não ser de bola parada e sem perigo. A exceção foi um cruzamento em balão de Ana Assucena a que Regina Pereira correspondeu com um cabeceamento venenoso (38’), mas Gudrun Arnardóttir afastou da zona perigosa.

Ao invés, o Braga foi criando várias situações para aumentar a vantagem com regularidade. A melhor (32’) resultou de um cruzamento de primeira de Malu Schmidt. Zoi van de Ven atirou ao poste e, na recarga, Ana Rute atirou a rasar o poste do lado oposto.

Asdis Halldórsdóttir (16’), servida por Cris Vieira, e esta (42’), em retribuição da islandesa, também tiveram boas oportunidades, mas a vantagem mínima permaneceu até ao intervalo.

O Rio Ave reentrou com outra disposição, obrigando as bracarenses a optar mais pela contenção de bola. Char Curran (48’) concluiu um cruzamento de Regina Pereira com um potente remate de primeira, mas Patrícia Morais estava atenta. Carlota Cristo (61’) também tentou a igualdade, com um remate acrobático.

Mas, passada esta reação, que durou um quarto de hora, as bracarenses voltaram a ser mais perigosas. Melany Fortes (66’ e 72’) podia ter antecipado o golo da tranquilidade, que chegou pelo pé direito de outra suplente (80’).

A finlandesa partiu da zona central sem que ninguém a travasse, progrediu diagonalmente para a direita, aproveitando o arrastamento das centrais provocado por Malu Schmidt. e contou com uma intervenção menos feliz de Cassandra Coster para fazer o 2-0, que arrumou o assunto.

FICHA DE JOGO

RIO AVE FC 0-2 SC BRAGA
(0-1 ao intervalo)
Liga BPI
5.ª jornada
Estádio do Rio Ave FC

Árbitra: Patrícia Carneiro 
Assistentes: Bebiana Soares e Sara Cunha 
Quarta árbitra: Nádia Faria 
VAR: João Bento 
AVAR: Duarte Oliveira

RIO AVE FC: Cassandra Coster; Rielee Fetty (Mélissa Gomes, 82’), Sydney Shepherd, Mafalda Nunes (Ana Carolina Ferreira, 46’), Char Curran, Regina Pereira [cap], Ana Assucena, Madison Wolfbauer, Filipa Ribeiro, Carlota Cristo e Madalena Contente.
Suplentes não utilizadas: Andreia Neves, Inês Matos, Nikole Solis, Paulinha Ferreira, Beatriz Conduto, Maria Rodrigues e Cristiana Martins.
Treinador: João Marques
Disciplina: amarelo a Rielee Fetty (75’).

SC BRAGA: Patrícia Morais, Gudrun Arnardóttir. Leah Lewis, Maria Alagoa (Ria Oling, 77’), Malu Schmidt, Asdis Halldórsdóttir (Melany Fortes, 64’), Zoi Van de Ven (Nádia Bravo, 64’), Ágata Filipa, Alícia Correia, Ana Rute e Cris Vieira (Daniela Silva, 88’).
Suplentes não utilizadas: Aline Lima, Maria Miller, Kaylin Dudukovich, Carolina Rocha e Irina Soba.
Treinador: Marwin Bolz.
Disciplina: amarelo a Zoi van de Ven (44’).

Golos: 0-1, Malu Schmidt (3’); 0-2, Ria Oling (80‘)

Malu com arte e visão

Cedo adiantou as bracarenses (3’), com um desvio subtil de cabeça, mas a ação de Malu Schmidt foi sempre importantíssima para manter as bracarenses por cima do jogo, sobretudo na primeira parte.

A ponta-de-lança brasileira revela uma mobilidade impressionante – conjugada com qualidade técnica acima da média –, complicando muito a vida às adversárias, mesmo quando não tem bola. Foi precisamente o que aconteceu no segundo golo (80’), quando arrastou as centrais, abrindo uma cratera para Ria Oling selar o triunfo.


;

Notícias