Seleção Sub-16

Portugal conquista Torneio Taça das Federações

Seleção Sub-16

Triunfo por 2-1 frente à Inglaterra, no terceiro jogo da competição a realizar-se em Antália, na Turquia.

A Seleção Nacional Sub-16 conquistou, esta terça-feira, o Torneio Taça das Federações, ao ter vencdido a Inglaterra, por 2-1, a Inglaterra, no terceiro e último jogo da prova, a realizar-se, em Antalya, na Turquia.

Com três vitórias em três jogos, a Equipa das Quinas venceu o torneio.

Recorde-se que no primeiro jogo, os comandados de Filipe Ramos venceram a Turquia, por 2-0. Na segunda partida, Portugal bateu o País de Gales, por 3-0

A primeira parte revelou o equilíbrio inicialmente esperado à entrada para a partida. A diferença esteve precisamente nos erros individuais cometidos e no aproveitamento dos mesmos. 

Portugal encontrou em Rafael Cabral alguém que não tinha entrado em campo para perdoar as desatenções contrárias e, ao minuto 8, antecipou-se ao guardião inglês num atraso que ficou curto, contornou-o e atirou para o primeiro da manhã. Estava inaugurado o marcador, num golo em que ficou bem comprovado o instinto matador do ponta-de-lança.

A partir daí, a Inglaterra foi para cima e começou a controlar mais as incidências do encontro. A Equipa das Quinas ia procurando jogar mais na expectativa, procurando sempre ferir o adversário, muitas vezes em transições rápidas ou contra-ataques, aproveitando erros alheios. Foi assim que José Garrafa quase marcou aos 28, embora o poste tenha adiado as intenções dos jogadores portugueses, que viriam a dilatar a vantagem no minuto seguinte, por intermédio, claro está, de Rafael Cabral (29'). Lançado por Victor Bastianele, o camisola 20 atirou para o segundo do jogo, sendo que o guardião inglês ainda chega a tocar na bola, antes desta entrar.

Na segunda parte, a partida podia ter ficado sentenciada, mas Portugal desperdiçou uma grande penalidade cometida sobre José Garrafa. Com isso, os ingleses galvanizaram-se e, na sequência de um livre direto, a formação britânica reduz para 1-2, com a bola a desviar na barreira e a trair o guarda-redes luso.

Até ao final, Portugal adotou uma postura defensiva que ia travando como podia os ímpetos ingleses que viam em Tiago Amorim um oponente à altura. O guarda-redes da Equipa das Quinas realizou uma defesa espectacular, naquela que foi a melhor oportunidade de Inglaterra para empatar o encontro. 

Grande vitória portuguesa que deu, como consequência, a conquista do Torneio Taça das Federações para a equipa orientada pelo Treinador Nacional Filipe Ramos.

Victor Bastianele eleito o melhor em campo

O capitão da Equipa das Quinas foi eleito o melhor jogador em campo, na vitória por 2-1 diante de Inglaterra. Com uma recuperação de bola e assistência primorosa para o segundo golo português, o camisola 6 luso esteve em grande destaque, enchendo o meio-campo.

Ficha de Jogo

Torneio Taça das Federações
3.ª Jornada
Emirhan Sports Centre

INGLATERRA 1-2 PORTUGAL (0-2 ao intervalo)

Árbitro: Ugur Eyüp Seker
Árbitros assistentes: Cem Mustafa Akpinar e Vedat Günes
Quarto árbitro: Kaan Kaygisiz

INGLATERRA: Lucca Benetton, George Jobling (78'), Chase Kapotwe (Bobby Daniel Martin, 78'), David Eze (Oscar Johnson, 70'), Josh Henry (Joshua Blake, 78'), Les Yeutembip (Hezekiah-Daniel Grimwade, 78'), Joshua Abe (Jonathan Alipson Nsangou, 78'), Vincent Udochukwu Joseph (Jonathan Alipson Nsangou, 56'), Joseph Junior Gabriel(Darren Motsi, 70'), Reggie Watson - Cap. (Emmanuel Fejokwu, 78') e Xavier Tau Parker (Kwasi Mensah Senyah, 78').
Suplentes não utilizados: Alfie Smith, Mikel Jack e Heaven Kilwa.
Treinador: Barry Lewtas
Disciplina: cartão amarelo a David Eze (35'), a Xavier Tau Parker (49'), a Vincent Udochukwu Joseph (54') e a Joshua Abe (57')
Golos: Reggie Watson (54')

PORTUGAL: Tiago Amorim, Tiago Freitas, Tomás Pedrosa, Samuel Tavares, Leonardo Damião (Kauã Araújo, 82'), Victor Bastianele - Cap. (Valdir Fernandes, 90+1'), Gonçalo Fontes (Henrique Maduro, 82'), Guilherme Castro, José Garrafa (Cristiano dos Santos, 90+1'), Carlos Moita (Diego Farinha, 70') e Rafael Cabral (Martim Gomes, 70').
Suplentes não utilizados: Afonso Guerra, Salvador Ribeiro, Afonso Pereira, Simão Lopes, João Silva.
Treinador: Filipe Ramos
Disciplina: cartão amarelo a Carlos Moita (18'), a Gonçalo Fontes (57'), a José Garrafa (77') e a Victor Bastianele (87').
Golos: Rafael Cabral (8' e 29')

Eis a lista atualizada dos jogadores convocados:

AL NASSR: Cristiano Dos Santos
F.C. PORTO: Gonçalo Fontes; Henrique Maduro; Salvador Ribeiro
FC ALVERCA: Afonso Pereira
SANTOS FC: Kauã Araujo
SC BRAGA: Carlos Moita; Rafael Cabral; Valdir Fernandes
SL BENFICA: Guilherme Castro; João Santos; Martim Gomes; Simão Lopes; Tomás Pedrosa
SPORTING CP: Afonso Guerra; Diego Farinha; José Garrafa; Leonardo Damião; Samuel Tavares; Tiago Freitas; Victor Bastianele
VITÓRIA SC: Tiago Amorim

Programa geral da Seleção Nacional*:

05.11.2025 | quarta-feira
09h40 Viagem Antalya-Istambul
13h00: Istambul- Lisboa

*Horários locais. Na Turquia são mais três horas do que em Portugal Continental.


;

Notícias