Caminhada de qualificação rumo ao Mundial Feminino de 2027 foi conhecida esta terça-feira
A Seleção Nacional Feminina A ficou a conhecer, esta terça-feira, os seus adversários na qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de 2027, que terá lugar no Brasil. O sorteio, realizado na sede da UEFA, em Nyon, ditou que Portugal integrará o Grupo 2 da Liga B, juntamente com Finlândia, Eslováquia e Letónia.
O selecionador nacional, Francisco Neto, e a diretora da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Sofia Teles, estiveram presentes no sorteio, que marca o ponto de partida para o próximo grande desafio da Equipa das Quinas.
A fase de grupos decorrerá entre março e junho de 2026 e será decisiva para o apuramento para o Mundial do Brasil bem como para uma eventual promoção à Liga A da UEFA Women’s Nations League.
Composição dos grupos da Liga B:
GRUPO 1: Pais de Gales, Chéquia, Albânia, Montenegro
GRUPO 2: Suíça, Irlanda do Norte, Turquia e Malta
GRUPO 3: PORTUGAL, Finlândia, Eslováquia e Letónia
GRUPO 4: Bélgica, Escócia, Israel e Luxemburgo
Datas da qualificação:
1.ª jornada: 3 de março
2.ª jornada: 7 de março
3.ª jornada: 14 de abril
4.ª jornada: 18 de abril
5.ª jornada: 5 de junho
6.ª jornada: 9 de junho
Caminho até ao Mundial 2027
A UEFA dispõe de 11 vagas no Mundial feminino de 2027, mais uma possível através dos 'play-offs' intercontinentais da FIFA.
As vencedoras dos grupos da Liga A garantem o apuramento direto para o torneio no Brasil. As restantes posições serão definidas nos 'play-offs' europeus, macados para o final do próximo ano e divididos em duas vias competitivas:
Percurso 1: As quatro equipas classificadas no segundo lugar e as quatro equipas classificadas no terceiro lugar da Liga A defrontam as seis equipas vencedoras dos grupos da Liga C e as duas melhores segundas colocadas dessa liga.
Percurso 2: As quatro equipas classificadas no quarto lugar da Liga A e as quatro vencedoras dos grupos da Liga B enfrentam as quatro equipas classificadas em segundo lugar e as quatro em terceiro lugar da Liga B.
Na 1.ª ronda dos 'play-offs', os emparelhamentos serão determinados por sorteio. Os vencedores da segunda ronda dos 'play-offs', com base no ranking geral, ocuparão as sete vagas finais de acesso direto ao Mundial, sendo que a última vaga será disputada no play-off intercontinental da FIFA.
Promoções e descidas
Pensando já no próximo ciclo competitivo (2027–2029), as quatro vencedoras da Liga B e as seis da Liga C ascenderão ao escalão seguinte. Por sua vez, as seleções que terminarem na última posição das Ligas A e B — e as duas piores terceiras da Liga B — serão despromovidas.
Com Portugal no lote dos cabeças de série da Liga B, a expectativa é clara: lutar pela subida ao principal patamar europeu e continuar a afirmar-se entre as grandes potências do futebol feminino.