Seleção A Futsal Feminino

Janice Silva e Fifó no Workshop de Responsabilidade Social da Fundação FPF

Futsal Fem. - Seleção A

À margem da preparação do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, a dupla de internacionais juntou-se a Jorge Miranda, da Fundação Benfica, para abordar "Projetos que mudam vidas"

Janice Silva e Fifó, referências mundiais do futsal, participaram, esta quarta-feira, no Workshop de Responsabilidade Social que reuniu no FPF Arena Portugal, representantes dos Sócios Ordinários da Federação Portuguesa de Futebol. À margem dos trabalhos da Seleção Nacional A feminina de futsal, em estágio para o primeiro Campeonato do Mundo FIFA nesta modalidade, a dupla do SL Benfica juntou-se a Jorge Miranda, da Fundação Benfica, para partilhar com a plateia o exemplo prático de "Projetos que mudam vidas".

Janice Silva encontrou na Fundação Benfica o apoio para, através da prática desportiva, fintar as dificuldades que milhares de jovens enfrentam, nos bairros pobres, num contexto social em que longas e, frequentemente, múltiplas jornadas laborais desafiam o elementar direito à família. O projeto "Para ti, se não faltares", que promove a assiduidade escolar e a prática desportiva com o emblema da Luz, despertou nela esse equilíbrio. Como resultado, o futsal ganhou uma das melhores atletas a nível mundial, e a comunidade onde vive, na Amadora, um exemplo inspirador e uma cidadã empenhada em ajudar outros jovens a encontrarem neles próprios essa força, com a "gratidão" como motor da responsabilidade social.

É disso que se trata o projeto, sintetizou Jorge Miranda, com a resiliência do futebol como exemplo para a descoberta e o desenvolvimento do potencial de cada um, a partir da consciência de que, "de cada vez que caímos ao chão, temos forma de nos levantar".

É essa força que Fifó se empenha, igualmente, em transmitir no Bairro Padre Cruz, em Lisboa. O talento que se estreou na Seleção Nacional A com 16 anos e e espantou o Mundo nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2018, faz questão de ser exemplar também fora da quadra, na comunidade. "Conseguirmos estar presentes é o mais importante", defendeu. A "felicidade" que o desporto empresta pode transformar vidas.

Os exemplos partilhados no workshop organizado pela recém-criada Fundação FPF, insígnia que agrega toda a comunidade do futebol na promoção do trabalho de responsabilidade social, ilustraram a dimensão deste desafio do elenco federativo liderado por Pedro Proença. A história inspiradora de Janice Silva e de Fifó prossegue, em breve, com a camisola de Portugal, no primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, nas Filipinas.


;

Notícias