Declarações do Treinador Nacional e de Tomás Soares na antevisão do Portugal x Japão
A Seleção Nacional Sub-18 continuou, este sábado, com os trabalhos, tendo em vista a 3ª Jornada do Campeonato do Mundo FIFA Sub-17 Catar 2025.
Com o apuramento garantido para a próxima fase da competição, após duas vitórias nas duas primeiras rondas da prova (1-6 com a Nova Caledónia e 6-0 com Marrocos), a Equipa das Quinas defronta, este domingo, o Japão, às 16h30 locais, no Campo 5 do Aspire Academy. Em matéria pontual, os jovens lusos lideram o Grupo B, com seis pontos, mais dois que os nipónicos, com a Nova Caledónia (um ponto) em terceiro e os marroquinos no último lugar, sem qualquer ponto somado.
Os comandados de Bino Maçães só ficam a conhecer o adversário nos 16-avos-de-final após concluído todos os jogos da fase de grupos, no dia 11 de novembro, para saber qual o seu destino na competição.
Entre os dias 3 e 27 de novembro, as melhores 48 seleções do mundo reúnem-se no Catar, divididas por 12 grupos, com as duas melhores posicionadas de cada agrupamento e os oito melhores terceiros classificados a ficarem apuradas para a fase a eliminar, a iniciar-se no próximo dia 14 de novembro.
O Treinador Nacional conta com todos os 21 convocados disponíveis.
Em declarações ao Canal 11, Bino Maçães e Tomás Soares fizeram a antevisão do encontro com os japoneses, colocando a meta no primeiro lugar do Grupo B.

O Treinador Nacional, Bino Maçães, em discurso direto:
"O primeiro objetivo que tínhamos estabelecido aos jogadores foi cumprido, temos de ir por etapas. O objetivo está conseguido à segunda jornada, mas somos ambiciosos e queremos continuar no primeiro lugar e, por isso, no próximo jogo teremos a disputa dessa posição, com um jogo muito interessante.”
Japão: “O último jogo que tivemos com eles perdemos há pouco tempo e queremos dar a volta a essa situação.”
“O nosso espírito é ambicioso, mas também com muita concentração, naquilo que temos de fazer e essa mensagem tem sido passada. Os jogadores têm vindo a adquirir isso no Campeonato da Europa, ficando mais simples nesta altura. Nós queremos ganhar todos os jogos e ninguém entra em campo para que isso não aconteça, mas depois é preciso fazer determinadas coisas para que as coisas corram bem e é isso que nós queremos: preparar bem, tivemos só um dia para poder treinar em relvado, mas treinando bem aquilo que podemos fazer em jogo e sabendo que temos de respeitar muito o Japão. Eles têm uma excelente equipa, que pratica bom futebol, muito organizada e que nos criará muitas dificuldades.”
“O que nos interessa muito é que os jogadores estejam cientes da responsabilidade de representar Portugal, quem vá para o 11 inicial que saiba disse, quem entra que também entre com esse espírito de poder acrescentar e também tem sido esse o espírito.”

Tomás Soares, internacional luso, em discurso direto:
“Fiquei muito feliz por termos passado aos 16-avos-de-final, sabemos que era o nosso primeiro objetivo, mas ainda nos falta um jogo e estamos focado nele e na vitória.”
“Sabemos que no primeiro jogo faltou um pouco de eficácia, diferente do segundo que quando íamos à baliza fazíamos o golo, ficando com uma boa vantagem para depois conseguimos gerir bem o resultado.”
“Acho que o nosso primeiro objetivo é passar em primeiro lugar, sabemos que o Japão é uma equipa difícil, derrotou-nos há pouco tempo, mas estamos preparados e prontos para fazer um bom jogo.”
“A nossa união é espírito de equipa foram fundamentais no Europeu, tal como tem sido nos restantes estádios e, agora, continuará a ser o nosso ponto forte.”
Eis a lista de convocados para o Mundial Sub-17:
Guarda-redes: Alex Tverdohlebov (Sporting CP), Romário Cunha (SC Braga) e David Rodrigues (SC Braga)
Defesas: Daniel Banjaqui (SL Benfica), Gabriel Dbouk (SC Braga), Yoan Pereira (FC Porto), José Neto (SL Benfica), Martim Chelmik (FC Porto), Ricardo Neto (SL Benfica) e Mauro Furtado (SL Benfica).
Médios: Santiago Verdi (Vitória SC), Rafael Quintas (SL Benfica), Zeega (Vitória SC), Tomás Soares (SL Benfica), Bernardo Lima (FC Porto) e Miguel Figueiredo (SL Benfica)
Avançados: João Aragão (SC Braga), Duarte Cunha (FC Porto), Steven Manuel (SL Benfica), Mateus Mide (FC Porto) e Anísio Cabral (SL Benfica)
Programa Geral:
9 de novembro | domingo
16h30 - Portugal x Japão - Aspire Academy 5
O restante programa será divulgado oportunamente no site da Federação Portuguesa de Futebol.
Calendário de Jogos | Fase de Grupos | Direto Canal 11:
3 de novembro: Portugal 6-1 Nova Caledônia - Aspire Academy (Campo 4)
6 de novembro: Portugal 6-0 Marrocos - Aspire Academy (Campo 8)
9 de novembro (16h30 Catar - 13h30 PT): Portugal x Japão - Aspire Academy (Campo 5)
27 de novembro - FINAL
Os horários são locais. No Catar são mais três horas que em Portugal Continental
Galeria dos campeões:
1985: Nigéria
1987: União Soviética
1989: Arábia Saudita
1991: Gana
1993: Nigéria
1995: Gana
1997: Brasil
1999: Brasil
2001: França
2003: Brasil
2005: México
2007: Nigéria
2009: Suíça
2011: México
2013: Nigéria
2015: Nigéria
2017: Inglaterra
2019: Brasil
2023: Alemanha
A Nigéria é o país mais títulado, com cinco títulos, seguindo-se a seleção brasileira, com quatro conquistas.