Portugueses mostraram-se mais eficazes na lotaria das grandes penalidades
Portugal bateu o Brasil por 4-2, este sábado, em jogo a contar para a 3.ª e última jornada da fase de grupos do Torneio Dakar En Jeux, que decorre na capital do Senegal. A Equipa das Quinas superou a formação brasileira no desempate por grandes penalidades, após a igualdade a uma bola (1-1) ter permanecido até final do prolongamento.
Depois de triunfos expressivos sobre Marrocos (7-3) e Senegal (5-1) nas jornadas anteriores, a Seleção Nacional Sub-17 encontrou mais resistência na seleção brasileira. O jogo, disputado na Dakar Arena, viu o Brasil adiantar-se logo aos 6 minutos por John Lucas, e Portugal a empatar aos 18 por Artur Capristano.
O empate a uma bola persisitiu até ao fim do tempo extra, levando a decisão para as grandes penalidades, onde Portugal emergiu vitorioso: os jovens internacionais portugueses finalizaram com êxito três vezes e o guarda-redes Manuel Rodrigues travou dois remates com selo de golo dos brasileiros, que só conseguiram marcar um golo nesta etapa da partida.
A vitória deixa Portugal no primeiro lugar do seu grupo, à frente do Brasil, segundo, que irá reencontrar já neste domingo, às 19h00, numa final que promete trazer mais emoções fortes à Dakar Arena.
O Dakar En Jeux é um evento cultural e desportivo multidisciplinar cujo principal objetivo é permitir que os jovens participantes absorvam algumas experiências tendo em vista os Jogos Olímpicos da Juventude de Dakar 2026. Durante 5 dias, realizam-se competições desportivas, atividades culturais e partilha dos valores olímpicos nas 3 cidades que vão acolher os jogos em 2026, nomeadamente Dakar, Diamniadio e Saly.
Os Jogos Olímpicos da Juventude de Dakar disputam-se entre 30 de outubro e 13 de novembro de 2026.
FICHA DE JOGO
Jogo de preparação
BRASIL (2)1-1(4) PORTUGAL (1-1 ao intervalo e no final do prolongamento)
Dakar Arena
Árbitro: Elhadji Dieme
Segundo árbitro: Julien Lang
Terceiro árbitro: Alioune Dabo
Quarto árbitro: Mouhamadou Mansou Mbacke
Cronometrista: Filipe Duarte
BRASIL (cinco inicial): Rikelme Santos (GR), Cauã da Costa, Eric Winter (C.), Jhon Lucas Lima, Júlio Oliveira.
Jogaram ainda: Cauã Vilela, Eduardo Penha, Luka Nishikawa e Murilo Júnior.
Treinador: Diogo Damasceno
Disciplina:
PORTUGAL (cinco inicial): Manuel Rodrigues, Alexandre Gaspar (Cap.), Martim da Silva, David Grynchuk e Leandro Gabriel.
Jogaram ainda: Bernardo Cabral, Artur Capristano, Santiago Monteiro, Tiago Cunha, Ricardo Bonita.
Treinador: Emídio Rodrigues
Disciplina:
Golos: 1-0 por Jhon Lucas (6'); 1-1 por Artur Capristano (18'). Grandes penalidades: 1-2 por Artur Capristano; 1-3 por Alexandre Gaspar, 2-3 por Jhon Lucas; 2-4 por David Grynchuk.