Miguel Figueiredo: "temos de estar preparados para qualquer adversário”

Seleção Sub-18

Seleção conhece, esta terça-feira, o adversário nos 16-avos-de-final

A Seleção Nacional Sub-18 retomou, esta segunda-feira, os trabalhos de preparação, tendo em vista a fase a eliminar do Campeonato do Mundo Sub-17.

Em Doha, o conjunto nacional realizou trabalho de ginásio, com o intuito de recuperar os índices físicos dos jogadores para o próximo compromisso da Equipa das Quinas: os 16-avos-de-final (14 ou 15 de novembro).

Com o apuramento garantido para a próxima etapa da competição, após duas vitórias nas duas primeiras rondas da prova (1-6 com a Nova Caledónia e 6-0 com Marrocos), a Equipa das Quinas encerrou a fase de grupos com uma derrota. Em matéria pontual, os nipónicos ficaram em primeiro lugar do Grupo B, com sete pontos, mais um que os lusos.

Os comandados de Bino Maçães só ficam a conhecer o adversário nos 16-avos-de-final após concluído todos os jogos da fase de grupos, esta terça-feira, para saber qual o seu destino na competição. 

O Treinador Nacional convocou 21 jogadores para o certame mundial.

Em declarações ao Canal 11, o internacional Miguel Figueiredo começou por analisar o último encontro da fase de grupos: “sinto que foi um jogo menos conseguido da nossa parte, mas sabíamos que iria ser um jogo complicado. A lição que tiramos é que daqui para a frente não haverá jogos fáceis e temos de estar preparados para qualquer adversário”.

“Temos de ser mais agressivos na reação à perda da bola e quando não a temos, devemos matar mais jogadas. É isso que o mister nos tem pedido e o que temos de melhorar”, apontou.

Para o médio luso “é indiferente o adversário que vem, somos Portugal, temos confiança em nós e se achamos que temos capacidade para ganhar a qualquer adversário, temos de esperar para saber quem, descansar bem nestes dias para voltarmos bem para o jogo”.

Por fim, o jovem jogador encara a chamada à seleção como "uma oportunidade, uma visibilidade também que ganho, o ano tem estado a correr bem para mim, acho que foi merecida a convocatória e é o poder mostrar a minha qualidade aqui neste espaço, onde a visibilidade é maior”.

Eis a lista de convocados para o Mundial Sub-17:

Guarda-redes: Alex Tverdohlebov (Sporting CP), Romário Cunha (SC Braga) e David Rodrigues (SC Braga)
Defesas: Daniel Banjaqui (SL Benfica), Gabriel Dbouk (SC Braga), Yoan Pereira (FC Porto), José Neto (SL Benfica), Martim Chelmik (FC Porto), Ricardo Neto (SL Benfica) e Mauro Furtado (SL Benfica).
Médios: Santiago Verdi (Vitória SC), Rafael Quintas (SL Benfica), Zeega (Vitória SC), Tomás Soares (SL Benfica), Bernardo Lima (FC Porto) e Miguel Figueiredo (SL Benfica)
Avançados: João Aragão (SC Braga), Duarte Cunha (FC Porto), Steven Manuel (SL Benfica), Mateus Mide (FC Porto) e Anísio Cabral (SL Benfica)

Calendário de Jogos | Fase de Grupos | Direto Canal 11:

3 de novembro:  Portugal 6-1 Nova Caledônia - Aspire Academy (Campo 4)
6 de novembro:  Portugal 6-0 Marrocos - Aspire Academy (Campo 8)
9 de novembro: Portugal 1-2 Japão - Aspire Academy (Campo 5)
16-avos-de-final: 14 e 15 de novembro
Oitavos-de-final: 18 de novembro
Quartos-de-final: 21 de novembro
Meia-final: 24 de novembro
FINAL (19h00 Catar - 16h00 PT) : 27 de novembro

Os horários são locais. No Catar são mais três horas que em Portugal Continental

Galeria dos campeões:

1985: Nigéria
1987: União Soviética
1989: Arábia Saudita
1991: Gana
1993: Nigéria
1995: Gana
1997: Brasil
1999: Brasil
2001: França
2003: Brasil
2005: México
2007: Nigéria
2009: Suíça
2011: México
2013: Nigéria
2015: Nigéria
2017: Inglaterra
2019: Brasil
2023: Alemanha

A Nigéria é o país mais títulado, com cinco títulos, seguindo-se a seleção brasileira, com quatro conquistas.


;