Seleção A Futsal Feminino

Janice Silva: "São muitos anos à espera de uma competição destas"

Futsal Fem. - Seleção A

Pivot do SL Benfica com ambição máxima no Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

Disputar um Campeonato Mundial Feminino de Futsal é uma ambição que cresceu com as atletas de várias gerações e Janice Silva, do SL Benfica, sente-se uma privilegiada por estar a contar os dias para o pontapé de saída de um torneio que faz história na modalidade. "São muitos anos à espera de uma competição destas. É um momento muito feliz para qualquer atleta que esteja aqui ou por fora; é importante e especial, porque é o primeiro Mundial", reconhece. A Seleção Nacional A Feminina de Futsal qualificou-se para a primeira edição da prova, que arranca a 21 de novembro, nas Filipinas, e defrontará Tanzânia, Japão e Nova Zelândia, no Grupo C.

O Selecionador Nacional, Luís Conceição, assumiu, desde o sorteio, a ambição portuguesa de chegar às medalhas. "É uma pressão boa", assegura uma das referências mundiais do futsal. "Temos as qualidades para chegar às medalhas e vencer a competição, que é o objetivo de qualquer atleta, ganhar; mas, estamos focadas no trabalho que temos vindo a desenvolver e em pormenores que acabam por fazer a diferença no jogo", explicou.

Ambição e trabalho conjugam-se na expectativa da Seleção Nacional Feminina, que desde 3 de novembro se prepara para, "logo no primeiro jogo, entrar na máxima força", consciente de que, embora seja das mais cotadas do ranking - Portugal ocupa a terceira posição -, todos os adversários vão "criar muitas dificuldades", avisou Janice Silva: "As seleções estão lá é porque têm muita qualidade. O objetivo é pensar jogo a jogo, dar o melhor de mim".

A determinação de Janice Silva acentua-se pelo que este torneio representa. "É um momento bom da minha carreira, porque este é um sonho de criança, chegar a um Campeonato do Mundo e honrar as minhas raízes, o sítio onde cresci: de cada vez que vejo um miúdo, neste caso, num bairro social da Amadora, cativa-me imenso, dá-me mais vontade de trabalhar. Comecei do zero para conseguir chegar a este nível e é um orgulho tremendo para mim e para os meus familiares", contou quem faz do quotidiano da alta-competição inspiração para quem mais precisa. "Na verdade, nada nesta vida é impossível. Às vezes, aquilo de que necessitamos é de uma orientação, e eu tive a sorte de ter a Fundação Benfica, que me fez acreditar, na altura em que menos acreditava no meu potencial. Estive dois anos sem jogar, dois anos perdida", recordou, marcada pela memória da Mãe a trabalhar de Sol a Sol, grata pelo apoio da Avó que, quando foi preciso, "fez de Mãe e de Pai", e por tudo o que lhe deu força nos momentos mais difíceis, como as viagens para os treinos no SL Benfica, "sozinha, com 13 anos". Tudo isso inspira-lhe um "orgulho tremendo" nas raízes e no caminho: "Quando temos um sonho, temos de ir atrás, sem medo de errar, porque isso faz parte do ser humano. Estou muito, muito feliz com este momento da minha carreira, por estar aqui, e farei de tudo para ajudar a nossa Seleção".

Eis as 15 convocadas por Luís Conceição para representar Portugal no primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal:

Guarda-redes: Alexandra Melo (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Raquel Santos (SL Benfica)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

10 de novembro | segunda-feira
Folga

11 de novembro | terça-feira
12h30 - Concentração das Atletas - Hotel Moxy, Alfragide
17h30 - Treino (FPF Arena Portugal)

12 de novembro | quarta-feira
10h30 - Treino (FPF Arena Portugal)
17h30 - Treino (FPF Arena Portugal)

13 de novembro | quinta-feira
10h30 - Treino (FPF Arena Portugal)
12h00 - Roda de imprensa
20h45 - Partida para as Filipinas, via Dubai

14 de novembro | sexta-feira
21h35 - Chegada ao Aeroporto de Manila (Filipinas)

*O restante programa será divulgado, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.


;