Seleção A Futsal

Portugal vence Eslovénia no primeiro jogo

Futsal - Seleção A

Primeiro de dois jogos de preparação entre as equipas na AMCO Arena, em Braga.

A Seleção Nacional de Futsal derrotou, esta terça-feira, a congénere da Eslovénia por 3-1 na AMCO Arena, em Braga, no primeiro de dois jogos de preparação entre as equipas.

A Equipa das Quinas prepara a participação no Campeonato da Europa de Futsal 2026, que se realiza entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro na Lituânia, Letónia e Eslovénia. A equipa orientada por Jorge Braz reencontra a Eslovénia na quarta-feira, pelas 19h00.

Antes do início da partida, Kutchy foi distinguido pelas 25 internacionalizações.

FOTOGALERIA

Quanto ao jogo, Portugal entrou dominante no jogo, a tentar impor o seu ritmo, empurrando a Eslovénia para zonas mais recuadas. Aos 6', André coelho obrigou Pecek a uma defesa apertada após um remate de longa distância. A Equipa das Quinas estava muito pressionante e ia tentando encontrar espaços e criar desequilíbrios. Num momento de pressão à saída de bola da Eslovénia, Carlos Monteiro, aos 7', forçou o guardião esloveno a um erro, intercetou a bola e marcou o primeiro golo do jogo. Regresso do ala canhoto com um golo apontado. Nos minutos seguintes, Tomás Paçó e Erick voltaram a criar perigo.

A Eslovénia estava a jogar muito na expectativa, a defender mais baixo e a tentar explorar as transições rápidas e o erro português. Portugal ia empurrando o adversário para trás, sempre com o domínio do jogo, faltando apenas melhor definição no último passe.

Aos 12’, numa grande jogada coletiva, Bruno Coelho desmarca Tiago Brito com o camisola 13 a “picar” por cima do guarda-redes esloveno para um golo de belo efeito. Boa iniciativa de Portugal, com muita movimentação e intensidade. À passagem dos 17’, Rúben Góis recebe a bola e, depois de um movimento de pivô, atira ao lado. A Eslovénia, nos últimos minutos, conseguiu ter mais bola e, aos 18’, Nejc Hozjan marcou após bola parada ensaiada. Na resposta, na sequência de um canto, Erick esteve muito perto do 3-1, mas o resultado chegou sem alterações no marcador.

Na segunda metade do encontro, a Eslovénia tentou impor o seu jogo nos primeiros minutos do reatamento, mas rapidamente Portugal conseguiu tomar iniciativa. Tiago Brito, aos 24', voltou a ser ameaça para o guarda-redes adversário. Aos 29', Kutchy serve Góis, que rodou bem e quase bateu Pecek. Na jogada seguinte, André Coelho rematou com perigo.

Aos 31', Portugal faz o 3-1 após uma jogada de insistência com Carlos Monteiro a bisar na recarga ao seu remate. A Eslovénia, nos minutos finais, apostou no 5x4 e tentou tudo para chegar ao segundo golo, mas a equipa liderada por Jorge Braz esteve segura e firme na cobertura dos espaços. Portugal ia defendendo bem e até esteve perto de marcar por duas ocasiões, tendo André Correia - numa reposição rápida - ficado a centímetros do golo.

Foi a estreia da Seleção Nacional na AMCO Arena, inaugurado em 2023. O recinto desportivo tem uma lotação de 1 116 pessoas e é a casa das modalidades de pavilhão dos bracarenses.

Recorde-se que Portugal estará no Grupo D do Europeu juntamente com Itália, Polónia e Hungria. Esta será a 11.ª participação de Portugal numa fase final de um Europeu, que vai na 13.ª edição. Portugal apenas não esteve nas edições 1996 e 2001, sendo que organizou o Euro em 2007 (Gondomar). A Equipa das Quinas, recorde-se, é a atual bicampeã em título (2018 Eslovénia e 2022 Países Baixos). A fase final será disputada entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026. Confira aqui o calendário de jogos do Euro.

ACREDITAÇÃO MEDIA DISPONÍVEL
BILHETES DISPONÍVEIS
DOSSIÊ DE IMPRENSA

Ficha de jogo
Jogo de preparação
AMCO Arena
Vila do Conde
Braga

1.º árbitro: Cristiano Santos
2.º árbitro: Rúben Santos
3.º árbitro: José Moreira
Cronometrista: Gustavo Pereira

PORTUGAL 3-1 ESLOVÉNIA (2-1 ao intervalo)

PORTUGAL (cinco inicial): Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Bruno Maior, Diogo Santos e Kutchy,
Jogaram ainda: Edu, André Correia, André Coelho, Bruno Coelho - Cap., Pany, Carlos Monteiro, Afonso, Erick, Tiago Brito e Rúben Góis
Treinador: Jorge Braz
Golos: Carlos Monteiro (7' e 31') e Tiago Brito (12')
Disciplina: nada a assinalar

ESLOVÉNIA (cinco inicial): Marko Pecek, Luka Cop, Igor Osredkar - Cap., Nejc Hozjan e Zan Janez
Jogaram ainda: Nejc Berzelak, Teo Turk, Uros Duric, Max Vesel, Denis Knezevic, Jeremy Bukovec, Lovro Trdin, Ziga Ceh e Mihael Cop
Treinador: Tomislav Horvat
Golos: Nejc Hozjan (18')
Disciplina: nada a assinalar


;
;
11 de Novembro 2025
Foto

André Sanano/FPF

Notícias