Portugal x Bélgica, esta sexta-feira, às 12h30 lusas
A Seleção Nacional Sub-18 prosseguiu, esta quarta-feira, com os trabalhos de preparação, tendo em vista a fase a eliminar do Campeonato do Mundo Sub-17.
Em Doha, o conjunto nacional treina, às 17h00 locais, no Complexo Desportivo de Al Thumama, com o foco no próximo compromisso da Equipa das Quinas.
Com o final da fase de grupos, as 32 equipas ainda em prova ficaram a conhecer os seus adversários nos 16-avos-de-final, com Portugal a defrontar a seleção da Bélgica, esta sexta-feira, às 12h30 portuguesas. Em caso de triunfo luso, os comandados de Bino Maçães enfrentarão nos oitavos-de-final o vencedor do embate entre Argentina e México.
Os belgas, orientados por Bob Browaeys, terminaram a fase de grupos na segunda posição do agrupamento D, com seis pontos, após uma derrota com a Argentina, por 3-2, e duas vitórias com os conjuntos da Tunísia (2-0) e Fiji (7-0).
A final do torneio mundial está agendada para o próximo dia 27 de novembro, às 19h00 locais, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.
O Treinador Nacional, Bino Maçães, convocou 21 jogadores para o certame mundial.

Em declarações ao Canal 11, o internacional Duarte Cunha começou por analisar os belgas: “já sabemos que será um adversário complicado, é uma seleção europeia, não existem jogos fáceis, mas vamos fazer o nosso trabalho: confiantes e focados. Temos agora dois dias para preparar este adversário, o mister ainda nos vai passar os planos detalhados. Nós treinamos bem, fazemos o nosso trabalho, para chegarmos ao dia de jogo e sairmos vitoriosos”.
O avançado português comenta ainda o facto de estarem hospedados na mesma unidade hoteleira que os adversários nos 16-avos-de-final: "somos todos profissionais, se falarmos aqui falamos, mas assim que entrarmos em campo, cada seleção representa o seu país e nós vamos representar o nosso da melhor maneira”.
“Retiramos do jogo com o Japão o aprender com a derrota, porque sabemos que não podemos perder mais, gastámos essa ficha, tendo agora essa boa pressão connosco. Sabemos que não podemos perder e vamos dar tudo para ganhar”, aponta
A nível individual, Duarte refere ainda que “todos os jogadores gostam de representar o seu país, ainda para mais num Mundial, que tem todas as pessoas a ver. Da nossa idade, é o topo onde o jogador pode chegar, estou sem dúvida no melhor caminho, eu e todos os meus colegas”.
Por fim, o camisola sete do conjunto nacional só quer pensar no próximo desafio: “se nós não ganharmos o próximo jogo, não vamos jogar contra eles (Argentina ou México). O que importa é o jogo com a Bélgica e vamos estar ao máximo nível, para podermos ganhar o jogo”.

Eis a lista de convocados para o Mundial Sub-17:
Guarda-redes: Alex Tverdohlebov (Sporting CP), Romário Cunha (SC Braga) e David Rodrigues (SC Braga)
Defesas: Daniel Banjaqui (SL Benfica), Gabriel Dbouk (SC Braga), Yoan Pereira (FC Porto), José Neto (SL Benfica), Martim Chelmik (FC Porto), Ricardo Neto (SL Benfica) e Mauro Furtado (SL Benfica).
Médios: Santiago Verdi (Vitória SC), Rafael Quintas (SL Benfica), Zeega (Vitória SC), Tomás Soares (SL Benfica), Bernardo Lima (FC Porto) e Miguel Figueiredo (SL Benfica)
Avançados: João Aragão (SC Braga), Duarte Cunha (FC Porto), Steven Manuel (SL Benfica), Mateus Mide (FC Porto) e Anísio Cabral (SL Benfica)
Calendário de Jogos | Direto Canal 11:
3 de novembro: Portugal 6-1 Nova Caledônia - Aspire Academy (Campo 4)
6 de novembro: Portugal 6-0 Marrocos - Aspire Academy (Campo 8)
9 de novembro: Portugal 1-2 Japão - Aspire Academy (Campo 5)
16-avos-de-final: 14 e 15 de novembro
Oitavos-de-final: 18 de novembro
Quartos-de-final: 21 de novembro
Meia-final: 24 de novembro
FINAL (19h00 Catar - 16h00 PT) : 27 de novembro
Os horários são locais. No Catar são mais três horas que em Portugal Continental
Galeria dos campeões:
1985: Nigéria
1987: União Soviética
1989: Arábia Saudita
1991: Gana
1993: Nigéria
1995: Gana
1997: Brasil
1999: Brasil
2001: França
2003: Brasil
2005: México
2007: Nigéria
2009: Suíça
2011: México
2013: Nigéria
2015: Nigéria
2017: Inglaterra
2019: Brasil
2023: Alemanha
A Nigéria é o país mais títulado, com cinco títulos, seguindo-se a seleção brasileira, com quatro conquistas.