Raquel Santos: "Estar aqui é uma dupla recompensa"

Futsal Fem. - Seleção A

Ala do SL Benfica é exemplo de superação e sonha com as medalhas no Campeonato do Mundo Feminino de Futsal que se avizinha, nas Filipinas

Nos trabalhos da Seleção Nacional A Feminina que se prepara para disputar o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, a partir de 21 de novembro, nas Filipinas, cada passo de Raquel Santos na quadra representa uma vitória. A ala do SL Benfica, 27 anos, superou duas lesões graves, que a forçaram a longas paragens, e regressou em pleno a tempo de participar na caminhada para a fase final de um torneio histórico, que "é especial a dobrar": "É uma dupla recompensa estar aqui no primeiro Mundial com elas, com estas pessoas de quem tanto gosto. É um orgulho e um prazer enorme estar aqui".

Em quatro anos, as lesões nos joelhos levaram Raquel Santos a descobrir a resiliência que, por duas vezes, foi mais forte do que o sofrimento e a devolveu ao mais alto nível competitivo. "Comecei a duvidar muito de mim própria, mas, felizmente, tudo passa e estar aqui é um orgulho e tenho mesmo de sentir isto como nunca: primeiro mundial não é para toda a gente, de todo, e tenho de estar feliz, aproveitar tudo o que temos passado e vamos passar, ainda", afirmou, ao evocar a fase mais dura da carreira, em que "pensava dia a dia". "Recuperar, voltar a erguer-me, a estar bem, física e psicologicamente" eram as metas, e o Campeonato do Mundo Feminino de Futsal seria uma "consequência desse trabalho".

O esforço compensou, Raquel Santos regressou à Seleção Nacional no início e está de partida para as Filipinas na lista final de Luís Conceição, com as medalhas como meta: "Quando estamos a representar Portugal, temos sempre esse sonho. É uma responsabilidade enorme, temos noção disso, mas temos estado a trabalhar para isso". Um "grupo supercoeso e pronto para aquilo que aí vem" permite a Portugal assumir a ambição e a responsabilidade associada: "Nenhuma equipa vai ser fácil de ultrapassar. São equipas novas também para nós, mas, estamos a estudá-las. Neste momento, estamos a focar-nos muito em nós, no que temos de fazer, mas vamos para ganhar. Estamos muito confiantes, muito felizes por estar aqui, e vamos dar tudo".

A preparação da Seleção Nacional A Feminina de futsal prossegue, esta quarta-feira, com duas sessões de treino no FPF Arena Portugal. O treino matinal contou com a presença de Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que deixou uma mensagem de confiança à equipa orientada pelo selecionador nacional Luís Conceição, que segue amanhã para as Filipinas.

Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal:

Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Raquel Santos (SL Benfica)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

* Não está inscrita.

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal*

12 de novembro | quarta-feira
10h30 - Treino (FPF Arena Portugal)
17h30 - Treino (FPF Arena Portugal)

13 de novembro | quinta-feira
10h30 - Treino (FPF Arena Portugal)
12h00 - Roda de imprensa
20h45 - Partida para as Filipinas, via Dubai

14 de novembro | sexta-feira
21h35 - Chegada ao Aeroporto de Manila (Filipinas)

*O restante programa será divulgado, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.


;

Notícias