Primeiro dia de treinos nas Filipinas

Futsal Fem. - Seleção A

Seleção Nacional A feminina de futsal adapta-se à diferença de fuso horário

A Seleção Nacional A Feminina fez, este sábado, o primeiro treino em Manila, capital das Filipinas e palco do primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, com pontapé de saída marcado para 21 de novembro. A adaptação ao fuso horário local - mais oito horas do que em Portugal continental - é o primeiro desafio a superar. A equipa iniciou esse trabalho ainda na Cidade do Futebol, com uma "ação de formação" sobre os efeitos do jetlag e as formas de atenuar o impacto da mudança para o Sudeste Asiático, recordou a fpf.pt a médica Helena Fernandes, da equipa de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol que acompanha Portugal no torneio.

Informar é a primeira forma de preparar as atletas para a resposta do organismo a uma nova rotina. "Normalmente, por cada hora de diferença, o nosso corpo necessita de cerca de um dia de adaptação" e "há sempre algumas alterações", que a equipa tratou de mitigar na travessia de oito fusos horários, desde Lisboa até Manila. A Seleção Nacional partiu da capital portuguesa na noite de quinta-feira. Dois voos de mais de oito horas depois, chegou ao destino na noite de sexta-feira. "Na primeira viagem de avião, as atletas foram aconselhadas a dormir. Na segunda, e para tentar acertar o ritmo, foram aconselhadas a tentar não dormir, para, quando chegássemos ao hotel, podermos acertar mais ou menos com o ritmo do local onde estamos".

"Acertar o relógio pelo fuso horário local" foi outro conselho que receberam. Trata-se de um detalhe que ajuda o cérebro a reprogramar as rotinas. Agora, "há que ter algum cuidado, nesta fase de transição, e tudo se resolve naturalmente", assegurou, com a ressalva de que "cada atleta tem o seu ritmo", e por isso a equipa médica está a postos para lidar com a especificidade de cada caso. Começar com "treinos leves, de ativação do corpo, e depois ir progredindo na intensidade" completa a receita para diluir o jetlag.

Primeiro treino no pavilhão Ninoy Aquino

O primeiro treino de Portugal em território filipino teve lugar esta manhã, no pavilhão do Ninoy Aquino Stadium, um dos complexos desportivos que o comité organizador do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal alocou aos treinos dos protagonistas da fase final - à chegada, a equipa cruzou-se com a representação do Japão, com quem disputará o acesso à fase a eliminar, no Grupo C. Tanzânia e Nova Zelândia completam a lista dos adversários nesta etapa da competição.
A sessão de trabalho vespertina da Seleção Nacional A feminina de futsal ficou reservada ao ginásio.

Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal:

Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Raquel Santos (SL Benfica)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

Não está inscrita.

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**

15 de novembro
11h30*** - Treino (Pavilhão Ninoy Aquino)
19h00 - Treino complementar (ginásio)

16 de novembro
11h30 - Treino

**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol..
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.

 


;

Notícias