Vitória, por 3-2, antes do início do Mundial Feminino de Futsal, nas Filipinas
A Seleção Nacional A feminina de futsal venceu, esta segunda-feira, a Colômbia, por 3-2, no último jogo de preparação para a primeira edição do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, que arranca a 21 de novembro, nas Filipinas. O pavilhão do Ninoy Aquino Stadium, em Manila, acolheu o encontro que colocou frente a frente terceira e oitava classificadas do ranking FIFA, respetivamente.
A equipa orientada por Luís Conceição entrou com sede de bola e conseguiu impor-se durante praticamente toda a primeira parte, de olhos postos na baliza e com uma estrutura coesa a travar quaisquer tentativas da Colômbia para contrariar a tendência do jogo. Portugal apareceu a pressionar desde os primeiros minutos, com Kaká a pôr à prova os rins das adversárias e Ana Azevedo a rematar por cima, aos 4'. No instante seguinte a esse primeiro sinal da equipa de Luís Conceição, já Kaká e Lídia Moreira estavam de novo coladas à baliza de Alisson Olave, com a primeira a assumir o remate, num quadro que viria a resumir os cinco minutos iniciais, sem deixar respirar as adversárias.
Com Janice e Fifó em campo, Portugal voltou a rondar a baliza, aos 7'. A primeira reação colombiana surgiu a seguir, numa recuperação de Danna Rodríguez, que teve Nicole Mancilla a acompanhá-la num lance promissor que Ana Catarina Pereira anulou com uma ida ao solo. Haveriam de passar dez minutos até a guardiã portuguesa voltar a ser protagonista, desta vez numa saída da área a que Merlin reagiu de forma faltosa. Pelo meio, Janice Silva viu um cartão amarelo num lance que valeu a Nicole Mancilla um livre que saiu a voar sobre a baliza. Inconformada, reagiu da forma que sabe, num lance em que conduziu a bola ao colo de Alisson Olave.
Antes do intervalo, houve ainda tempo para Elizabeth Guerra fazer a bola passar ao lado da baliza de Ana Catarina Pereira e, já nos descontos, Carolina Pedreira e Débora Lavrador criaram mais um lance claro de golo que acentuou o sabor a pouco do nulo.
A Colômbia regressou à quadra num estilo mais sólido e foi nesse contexto de maior dureza que Portugal se adiantou no marcador, com Lídia Moreira a assistir Kaká para o 1-0, aos 23'. A tendência da partida havia, definitivamente, mudado, embora sem fugir à nota da igualdade no marcador, que surgiu aos 25', com Diana Mosquera a proporcionar o 1-1 a Celis. Mais uma vez, Portugal mostrou saber adaptar-se à exigência da partida, com o passe de Maria Pereira, na direita, a permitir a Janice Silva o 2-1, aos 28'.
Mais dois minutos e intensos e a Colômbia escapou-se para o 2-2, com assinatura de Merlin Salcedo e cobertura de Nicole Mancilla. Pouco depois, um corte de Inês Matos e a atenção de Maria Odete Rocha impediram a vantagem adversária.
No outro extremo da quadra, havia cada vez menos espaço, mas nem por isso a Seleção Nacional deixou de ameaçar e encantar, como no lance em que, aos 34', Kaká desenhou um arco lento junto à baliza de Paula Valência. Carolina Pedreira procurou a vantagem de longe (34');Inês Matos tentou a bola rasteira (37'); Kika foi mais uma rematar com coragem (39'). A malha colombiana parecia apertar, e Maria Odete Rocha ainda defendeu uma bola de Diana Celis, antes de o jogo voltar à baliza colombiana, onde, já nos 40', na ressaca de um remate de Maria Pereira, Inês Matos encontrou espaço para o 3-2 final que encerra a preparação para o Mundial.
Integrado no Grupo C, Portugal inicia o Campeonato do Mundo Feminino de Futsal a 23 de novembro, diante da Tanzânia; seguem-se Japão e Nova Zelândia. A Colômbia disputará o Grupo B com Espanha, Tailândia e Canadá.

Ficha de jogo
Jogo de preparação
Ninoy Aquino Stadium (Manila, Filipinas)
1º árbitro: Orlanda Fercival
2º árbitro: Jan Dlanor Initan
3º árbitro: Adrienne Denise Gumtang
Cronometrista: Annalou Arrogante
PORTUGAL 3-2 COLÔMBIA (0-0 ao intervalo)
PORTUGAL (cinco inicial): Ana Catarina Pereira, Kaká, Ana Azevedo, Carolina Pedreira e Lídia Moreira
Jogaram ainda: Inês Matos, Helena Nunes, Débora Lavrador, Kika, Janice Silva, Fifó, Maria Pereira, Maria Odete Rocha (GR), Alexandra Melo (GR)
Selecionador nacional: Luís Conceição
Golos: 1-0 Kaká (23'); 2-1 Janice Silva (28'), 3-2 Inês Matos (40')
Disciplina: Janice Silva (15'), Maria Pereira (27')
COLÔMBIA (cinco inicial): Allison Olave (GR), Merlin Salcedo, Nicole Mancilla, Danna Rodríguez e Melissa Jaimes
Jogaram ainda: Paula Valência (GR), Karen Torres, Elizabeth Guerra, Isabella Mosquera, Yaqueline Apraez, Angely Camargo, Dayana Rivera, Laura Bustos, Diana Celis
Selecionador nacional: Roberto Bruno
Golos: 1-1 Diana Celis (25'), 2-2 Merlin Salcedo (30')
Marta Teixeira a caminho
A convocatória de Portugal sofreu uma alteração, antes deste jogo. Raquel Santos, ala do SL Benfica, lesionou-se e será substituída na lista de inscritas para o torneio por Marta Teixeira, do GCR Nun’Álvares. A ala é esperada, na noite desta segunda-feira, em Manila.
Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal:
Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)
* Não está inscrita.
Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**
17 de novembro
15h30*** - Jogo de preparação Portugal-Colômbia (Pavilhão Ninoy Aquino)
18 de novembro
11h00 – Treino (Tuloy - Don Bosco)
18h30 – Treino complementar (ginásio)
**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.