Treinador e Capitão fazem a antevisão dos oitavos do Mundial Sub-17
A Seleção Nacional Sub-18 realiza, esta segunda-feira, o último treino antes do encontro dos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo Sub-17.
Em Doha, o conjunto nacional tem uma sessão de trabalho no Complexo Desportivo de Al Thumama, agendada para as 15h30 locais, mais três horas que em Portugal Continental.
A Equipa das Quinas enfrenta, esta terça-feira, a sua congénere do México, às 13h00 lusas, no Campo 3 do Aspire Academy, com o encontro a ter transmissão em direto e exclusivo no Canal 11. Em caso de triunfo dos comandados de Bino Maçães, Portugal jogará nos quartos-de-final diante do vencedor do Suíça x República da Irlanda (terça-feira, 14h45 portuguesas).
A final do torneio mundial está marcada para o próximo dia 27 de novembro, às 19h00 locais, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.
O Treinador Nacional, Bino Maçães, convocou 21 jogadores para o certame mundial.
Em declarações ao Canal 11, o Treinador Nacional e o capitão Rafael Quintas mostraram-se confiantes para o próximo desafio, pedindo à equipa para manter os índices de concentração elevados.

Bino Maçães, Treinador Nacional, em discurso direto:
“É mais um desafio de grande exigência que temos nesta caminhada. Uma caminhada que desejamos que dure mais algum tempo, sendo esse o nosso sentimento, sempre pensando jogo a jogo, tendo agora um adversário muito complicado.”
México: “Uma equipa que ganha à Argentina, uma das potenciais candidatas, mostrando o seu valor e estaremos avisados. Já vimos o nosso adversário, sabemos o seu valor, uma equipa que joga de uma forma muito peculiar, olhando muito para os seus avançados, um jogo mais direto que exigirá muito de nós em termos defensivos e do controlo da profundidade. Mas, acredito que estaremos preparados para essa eventualidade e, assim, darmos uma boa resposta.”
Jogadores suspensos no próximo jogo por acumulação de amarelos: México (Felix Contreras, Gael Garcia, Humberto Mancilla e Karin Hernandez).
Mais facilidade? “Não, isso seria o primeiro passo para não conseguirmos ganhar o jogo. Agora, temos de ter consciência da dificuldade, porque sabemos que temos de jogar nos nossos limites e quando nós facilitamos por acharmos que será mais fácil, os índices de concentração nunca serão os mesmos nessas situações. Temos o máximo respeito pelo México, se conquistou o que conquistou é porque não tem só um onze bom, mas sim um todo. Nós também já rodámos o onze, tal como eles, conseguindo mesmo bons resultados. Por isso, acredito que o México tem um bom plantel neste Mundial, sabendo que vamos dar o nosso máximo, pois quando tivermos de defender temos de ser muito solidários, concentrados e agressivos, para depois quando tivermos a bola darmos azo aquilo que é a nossa criatividade e qualidade.”
Tomás Soares cumpre castigo no próximo jogo por acumulação de amarelos: “Mais exigente para nós treinadores por aquilo que é a preparação do jogo. Às vezes para quem vê não tem a noção do todo, por aquilo que temos de pensar, é menos um avançado, menos um jogador que nos pode dar soluções, quer a jogar de início ou a entrar. Isso também fará com que tenhamos aqui em conta quem jogará de início e quem poderemos depois ter para poder entrar e ajudar. Enfim, são as coisas que os treinadores têm de pensar, mas espero que jogue quem jogar e os restantes que entrarem para dar uma boa reposta, para elevar mais uma vez o nome de Portugal.”

Rafael Quintas, capitão da Seleção Nacional Sub-18, em discurso direto:
Bélgica: “Conseguimos um bom resultado, era aquilo que queríamos para passarmos à próxima fase, tivemos muito bem no que é a parte defensiva, conseguimos aproveitar os erros do adversário e queremos manter os mesmos objetivos para este jogo.”
México: “Sabemos que a partir de agora não existem jogos fáceis, sendo o México uma equipa muito traiçoeira, parece não ter intenções de atacar e do nada consegue chegar à baliza. Temos de estar atentos a essas transições, esse jogo mais direto por parte do México.”
“Estou muito confiante, acredito na minha equipa, sabemos que temos uma equipa muito boa, que tem aproveitado muito bem este Mundial para evoluir e continuar a mostrar aos portugueses que temos muito potencial e queremos manter.”
“A equipa tem estado muito bem, temos conseguido ajudar-nos muito e é isso que tentamos fazer para o próximo jogo.”
Eis a lista de convocados para o Mundial Sub-17:
Guarda-redes: Alex Tverdohlebov (Sporting CP), Romário Cunha (SC Braga) e David Rodrigues (SC Braga)
Defesas: Daniel Banjaqui (SL Benfica), Gabriel Dbouk (SC Braga), Yoan Pereira (FC Porto), José Neto (SL Benfica), Martim Chelmik (FC Porto), Ricardo Neto (SL Benfica) e Mauro Furtado (SL Benfica).
Médios: Santiago Verdi (Vitória SC), Rafael Quintas (SL Benfica), Zeega (Vitória SC), Tomás Soares (SL Benfica), Bernardo Lima (FC Porto) e Miguel Figueiredo (SL Benfica)
Avançados: João Aragão (SC Braga), Duarte Cunha (FC Porto), Steven Manuel (SL Benfica), Mateus Mide (FC Porto) e Anísio Cabral (SL Benfica)
Alinhamento dos oitavos-de-final (hora portuguesa):
18 de novembro | terça-feira
12h30 - Itália x Uzbequistão
12h30 - Uganda x Burkina Faso
13h00 - México x Portugal - DIRETO CANAL 11
13h30 - Brasil x França
14h45 - Suíça x República da Irlanda
15h15 - Coreia do Norte x Japão
15h45 - Áustria x Inglaterra
15h45 - Marrocos x Mali
Quartos-de-final (horário a definir):
21 de novembro | sexta-feira
Vencedor (México x Portugal) x Vencedor (Suíça x República da Irlanda)
Vencedor (Marrocos x Mali) x Vencedor (Brasil x França)
Vencedor (Áustria x Inglaterra) x Vencedor (Coreia do Norte x Japão)
Vencedor (Itália x Uzbequistão) x Vencedor (Uganda x Burkina Faso)
Meia-Final: 24 de novembro - segunda-feira
Final: 27 de novembro - quinta-feira
Galeria dos campeões:
1985: Nigéria
1987: União Soviética
1989: Arábia Saudita
1991: Gana
1993: Nigéria
1995: Gana
1997: Brasil
1999: Brasil
2001: França
2003: Brasil
2005: México
2007: Nigéria
2009: Suíça
2011: México
2013: Nigéria
2015: Nigéria
2017: Inglaterra
2019: Brasil
2023: Alemanha
A Nigéria é o país mais títulado, com cinco títulos, seguindo-se a seleção brasileira, com quatro conquistas.