Inês Matos: “Futsal feminino vai provar o seu valor nos grandes palcos”

Futsal Fem. - Seleção A

Seleção Nacional A Feminina com “foco total” no arranque do primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, nas Filipinas

A Seleção Nacional A Feminina de Futsal regressou, na manhã desta quarta-feira, à quadra do Ninoy Aquino Stadium, complexo desportivo de Manila onde decorreu mais uma sessão de treino para a estreia na primeira edição do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal. Marco histórico na modalidade, o torneio arranca na sexta-feira e Portugal entra em campo no domingo, às 14h30 locais - 6h30, em Portugal continental -, para defrontar a Tanzânia, no Grupo C. Em declarações a fpf.pt, Inês Matos, 26 anos, do SL Benfica, deu conta da evolução do trabalho e da expectativa da equipa orientada por Luís Conceição, que vive com “foco total” na consolidação da “identidade coletiva” para ir longe na prova.

"A preparação tem corrido muito bem. Está um grupo unido, coeso e, sobretudo, comprometido com o trabalho; também muito alinhado com tudo o que a equipa técnica pede", afirmou. A fase de adaptação ao contexto filipino está, definitivamente, superada. "Os primeiros dias foram um bocadinho complicados, com o jetlag a funcionar, mas, agora já está tudo devidamente adaptado e a tendência é ficar cada vez melhor", assegurou. O que sobra é vontade de encontrar a Tanzânia na quadra: "Já estamos com foco total na competição, é o primeiro jogo da fase de grupos. Estamos, obviamente, a preparar todos os desafios; este primeiro será o que importa mais, a curto prazo, mas o grupo está preparado".

A equipa africana "tem as suas armas", avisou, e Portugal investe no coletivo para entrar a vencer na fase de grupos. "Temos estado preocupadas em alinhar a nossa identidade coletiva, para fazer frente a uma equipa da Tanzânia que esperamos motivada", resumiu a autora do golo da vitória no último jogo de preparação, anteontem, com a Colômbia (3-2).

Para Inês Matos, estar nesta primeira aposta da FIFA na organização do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal é “viver um sonho" maior do que ela própria. "Desde criança que, na verdade, sonhamos com isto. Sonhamos com um investimento no futsal feminino e, finalmente, é o realizar de um sonho, não para mim, mas para toda a gente que trabalhou para que chegássemos até aqui".

É também ao coletivo que apela, quando questionada sobre o papel que esta Seleção Nacional A feminina de futsal representará para as novas gerações de atletas, enquanto referência para alimentar futuros sonhos ao mais alto nível competitivo. "Sou uma jogadora mais coletiva e não consigo focar muito nessa parte, mas tenho a certeza de que muitas das minhas colegas são grandes referências para mais jovens", afirmou quem tem no currículo mais de 30 internacionalizações A, um Mundial Universitário, entre vários títulos nacionais conquistados com o SL Benfica, designadamente, quatro edições do campeonato, outras tantas da Supertaça, três da Taça de Portugal e duas da Taça da Liga.

O que Inês Matos constata é um impulso há muito desejado na modalidade. Essa é uma "tendência na qual há cada vez mais gente a alinhar", com "mais crianças no futsal", exemplificou. "O futsal feminino e o futebol feminino têm tido um 'boost' grande", e esta aposta da FIFA no primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal é a oportunidade de exibir a modalidade em todo o esplendor: "Finalmente, o futsal feminino vai conseguir provar o seu valor nos grandes palcos".

Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal:

Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

Não está inscrita.

Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**
19 de novembro
11h15 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)
18h30 – Treino complementar (ginásio)

20 de novembro
11h15 - Roda de imprensa (PhilSport Arena)
11h30 - Treino oficial (PhilSport Arena)

**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.


;
;
19 de Novembro 2025
Foto

FPF

Notícias