Ala do GCR Nun'Álvares juntou-se à Seleção Nacional A Feminina de Futsal já nas Filipinas
A Seleção Nacional A Feminina de Futsal prosseguiu, esta sexta-feira, a preparação para a estreia no Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, que hoje arranca, nas Filipinas. Antes do pontapé de saída dos jogos do Grupo A, Portugal trabalhou no pavilhão do Ninoy Aquino Stadium (área metropolitana de Manila), a afinar a estratégia para o encontro de domingo, com a Tanzânia, às 6h30 de Portugal continental, com transmissão em direto na RTP. Até há poucos dias, Marta Teixeira, ala do GCR Nun'Álvares, 24 anos, era candidata a despertar bem cedo para fintar a diferença de oito horas para o país do sudeste asiático que acolhe a fase final e seguir o desafio pela televisão, mas a lesão de Raquel Santos levou o selecionador nacional, Luís Conceição, a convocá-la para o torneio pioneiro da FIFA. Embarcou sem hesitar nesta aventura: "Sou mais uma para ajudar".
A história repete-se: na Ronda de Elite do apuramento para o Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, Marta Teixeira foi chamada a substituir Carolina Pedreira, lesionada, e ajudou a garantir o lugar na fase final que, agora, lhe sorri. "Independentemente de ser chamada depois, lido da mesma forma como se fosse chamada uma primeira vez ou na primeira convocatória. Fiquei extremamente feliz, na mesma", afirmou, em declarações ao Canal 11: "O meu pensamento é sempre: sou mais uma para ajudar. E é partir disso que me tenho focado nos treinos". Ser "chamada depois" foi, para a ala, um "voto de confiança por parte da equipa técnica e da Seleção", encarado com naturalidade: "Sei que posso contar com eles e eles comigo; sei que sou mais uma para ajudar neste Mundial".
À chegada a Manila, encontrou o espírito de trabalho e ambição em que se revê: "Desde que cheguei, e desde sempre, foi-me transmitida a ideia do querer. Também tenho bem a noção disso, tenho os pés bem assentes na terra. Quando cheguei, tentei ao máximo inserir-me e, a partir daí, sei o que tenho de fazer para ajudar a equipa. Já estou inserida no modelo e no que é pretendido".
A Tanzânia é o primeiro adversário e, apesar das "poucas referências" da equipa africana, o essencial está identificado. "É forte fisicamente", notou. "Foi-nos transmitido que não podemos que entrem tanto no nosso espaço". "Há que tentar, ao máximo, jogar a bola rápido, romper a defesa e a partir daí, com a nossa qualidade, tenho a certeza de que vamos conseguir jogar, entrar na defesa delas", antecipou, a saborear a "ansiedade" que só se dilui na quadra: "Começamos a entrar no jogo e está tudo bem".
Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal:
Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)
* Não está inscrita.
Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**
21 de novembro
11h15 – Treino aberto 15' à Comunicação Social (Ninoy Aquino Stadium)
13h00 - Roda de imprensa (Hotel Crowne Plaza Manila Galleria)
18h30 – Treino complementar (ginásio)
22 de novembro
10h40 - Roda de imprensa
15h30 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)
23 de novembro
14h30 (6h30 em Portugal continental) – Portugal-Tanzânia (PhilSports Arena)
24 de novembro
11h15 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)
18h30 – Treino complementar (ginásio)
25 de novembro
16h00 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)
26 de novembro
15h30 – Jogo Portugal-Japão
27 de novembro
11h00 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)
17h30 – Treino complementar (ginásio)
28 de novembro
15h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)
29 de novembro
14h30 – Nova Zelândia-Portugal
30 de novembro
11h00 – Treino complementar (ginásio)
16h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)
**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.