Luís Conceição: "Elas têm sido fantásticas"

Futsal Fem. - Seleção A

Seleção Nacional A Feminina de Futsal a postos para a estreia no primeiro Mundial, nas Filipinas

A Seleção Nacional A Feminina de Futsal está a postos para a estreia no primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, nas Filipinas, assegurou, este sábado, o Selecionador Nacional, Luís Conceição, na antevisão do jogo com a Tanzânia. Entrar a vencer no Grupo C, na manhã de domingo - o pontapé de saída está marcado para as 6h30 de Portugal continental, com transmissão em direto na RTP - é a expectativa para este momento histórico da modalidade, aguardado com uma mistura de ansiedade e ambição que convergem para o momento de pisar a quadra do PhilSports Arena.

"Com o aproximar da competição, o mais importante é ir libertando um pouco esta ansiedade que possam ter", explicou Luís Conceição, em declarações aos media portugueses, a propósito da mensagem que tem passado nestes últimos dias: "O trabalho da parte da estratégia está feito; agora, é libertar: que venha o primeiro jogo, é o mais importante. Este é o nono dia que cá estamos, a malta agora quer é jogar, e tirar essa pressão de cima delas é o mais importante". "Entrar, tornar as ações fáceis, para as coisas nos irem correndo bem" são ideias sublinhadas na contagem decrescente para o encontro com a Tanzânia.

A equipa africana aposta em caras novas nesta fase final, revelou o selecionador nacional. "Estrategicamente, alteram um pouco. O grupo de atletas que está na fase final é muito diferente daquele que fez o apuramento", afirmou Luís Conceição. "Em termos de comportamentos coletivos, não deverá fugir muito" do que se conhece, porém, quanto a "comportamentos individuais", as protagonistas "são quase todas diferentes, o que deixa aqui algum fator surpresa para este primeiro jogo", referiu: "É uma equipa que vai levar o jogo para a sua dimensão, que é muito física; vai torná-lo, por vezes, caótico, desorganizado, e uma das nossas missões é não deixar que caminhe para aí; levá-lo para o caminho que nós queremos. Esse vai ser o nosso grande desafio, controlarmos o jogo e tê-lo sempre como nós queremos, sabendo que há momentos em que pode caminhar para aí, e temos de estar preparados, quando isso acontecer".

Impor a qualidade desta Seleção Nacional A será "meio caminho andado" para começar a vencer. "Neste tipo de competições, e sendo esta a primeira, é extremamente importante entrarmos bem", afirmou: "Se entrarmos logo a fazer golos, elas vão-se libertando e as coisas, naturalmente, vão acontecendo. Jogando bem, é meio caminho andado para, com a qualidade individual das nossas atletas, com o nosso coletivo, a nossa organização, as coisas poderem levar o rumo que queremos e, no final, estarmos muito satisfeitos com o resultado".

Há mais de uma década a liderar a Seleção Nacional A e mais de dois anos de preparação deste primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, Luís Conceição encara a estreia com a serenidade que transmite à equipa. "É a minha postura", explicou, "tranquilo". "É esta a mensagem que tenho passado também para elas. É o mais importante, neste tipo de competições: estarmos tranquilos; e, depois, é fazermos aquilo de que mais gostamos, aquilo para que cá estamos, que é competir e ganhar. Foi para isso que nos preparámos". A postura "tranquila" será essencial, quando as circunstâncias desafiarem os planos da equipa. "Há momentos em que não vamos conseguir estar como queremos, mas, como nós dizemos, não se passa nada; a seguir, há outra jogada, já estamos dentro do jogo e seguimos em frente", reforçou.

"Esta tranquilidade tem de ser passada para elas, porque é o mais importante para, depois, as coisas poderem acontecer, dentro do campo; dentro dos 40x20m, aí é que elas têm de brilhar", explicou Luís Conceição, satisfeito com a resposta da equipa a esta longa contagem decrescente, que começou a 3 de novembro, na Cidade do Futebol, em Oeiras, e desagua, amanhã, no PhilSports Arena, em Manila: "Elas têm estado muito bem. Nestas semanas, em Portugal e aqui, nas Filipinas, têm tido um comportamento fantástico, exemplar". "Quando vimos com muito tempo de antecedência, cria-se esta expectativa", notou, animado pelo coletivo: "Está quase a chegar, é já amanhã e estão mais do que preparadas para isso".

Portugal qualificou-se para o Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, em março, na Ronda de Elite que definiu os representantes europeus entre os 16 participantes na fase final. Recorde o percurso e a equipa orientada por Luís Conceição no MEDIA GUIDE.

Eis as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal:

Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

Não está inscrita.

Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**

22 de novembro
10h40 - Roda de imprensa
15h30 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)

23 de novembro
14h30 (6h30 em Portugal continental) – Portugal-Tanzânia (PhilSports Arena)

24 de novembro
11h15 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)
18h30 – Treino complementar (ginásio)

25 de novembro
16h00 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)

26 de novembro
15h30 – Jogo Portugal-Japão

27 de novembro
11h00 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)
17h30 – Treino complementar (ginásio)

28 de novembro
15h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)

29 de novembro
14h30 – Nova Zelândia-Portugal

30 de novembro
11h00 – Treino complementar (ginásio)
16h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)

**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.


;

Notícias