Ana Azevedo: "O mais importante é começar bem"

Futsal Fem. - Seleção A

Capitã da Seleção Nacional A feminina dá a receita para uma estreia feliz no Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, nas Filipinas

A Seleção Nacional A Feminina de Futsal inicia, amanhã, a participação no Grupo C da primeira edição do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, nas Filipinas, diante da Tanzânia. A capitã Ana Azevedo, 39 anos, do GCR Nun'Álvares, deu conta, este sábado, do espírito que se vive na equipa orientada por Luís Conceição, agora que está iminente o início de uma competição que representa a concretização de um sonho para todos os protagonistas. "Estamos concentradas naquilo que temos para fazer e a desfrutar. É o primeiro Mundial e todas estamos muito orgulhosas por aqui estar. Tentamos trabalhar ao máximo, naturalmente, e também desfrutar do facto de aqui estarmos. Estamos ansiosas pelo começo, mas isso também faz parte", referiu a atleta que, dentro e fora da quadra, é um rosto da estabilidade e da competitividade que fazem da equipa uma das mais cotadas a nível mundial (Portugal é terceiro no ranking FIFA).

Na antevisão do encontro com a Tanzânia, Ana Azevedo remeteu para uma "seleção muito aguerrida". "Vai ser um jogo um bocadinho partido, desorganizado, mas, cabe-nos ultrapassar isso. Sabemos os pontos fortes delas, há que tentar impor o nosso jogo. O mais importante é começar bem e é nisso que estamos focadas", afirmou. Mais de duas semanas depois do início do estágio, ao nono dia em Pasig, a cidade da área metropolitana de Manila que recebe o Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, contou como está a viver este momento singular na carreira e na história da modalidade. "É o meu sentimento, mas é o de todas", ressalvou a capitã, fiel ao coletivo dentro e fora da quadra. "Desfrutar" é a palavra-cjave: "Estou muito feliz por estar aqui e sei que cada uma delas também está. Temos a responsabilidade de representar tantas outras que poderiam estar no nosso lugar, aquelas que lutaram, lá atrás, mas, acima de tudo, sem ter esse peso, há que desfrutar do que estamos a viver. É o que tento passar a cada uma delas, até porque, se formos para dentro do campo felizes, de certeza que tudo sairá melhor".

"O que tento é passar-lhes um bocadinho daquilo que sou. Eu adoro jogar", resumiu, e é esse contexto de "desfrutar ao máximo do jogo" que a capitã passa no balneário: "Tento sempre dizer-lhes para darem o melhor delas. Se estão aqui, é por algum motivo e, se pegarmos no que cada uma tem de melhor e colocarmos ao nível coletivo, tudo sairá melhor. Acima de tudo, [tento] passar-lhes a mensagem de que têm de ser felizes dentro de campo. Estamos a fazer aquilo de que mais gostamos. Eu amo jogar futsal. Elas também".

É com espírito que Portugal entrará, amanhã, no PhilSports Arena, para defrontar a Tanzânia, com uma equipa decidida a mostrar-se ao melhor nível, decidida a ganhar conforto para os jogos seguintes do Grupo C, com Japão e Nova Zelândia: "Preocuparmo-nos em respeitar o adversário é sempre importante, mas também olhar muito para dentro, para nós, para o que queremos, enquanto equipa; criar a nossa identidade, desde o começo, claro, com uma vitória, e o facto de jogarmos bem será sempre mais motivador para o que aí vem."

Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal:

Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

*Não está inscrita.

MEDIA GUIDE

Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**

22 de novembro
10h40 - Roda de imprensa
15h30 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)

23 de novembro
14h30 (6h30 em Portugal continental) – Portugal-Tanzânia (PhilSports Arena)

24 de novembro
11h15 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)
18h30 – Treino complementar (ginásio)

25 de novembro
16h00 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)

26 de novembro
15h30 – Jogo Portugal-Japão

27 de novembro
11h00 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)
17h30 – Treino complementar (ginásio)

28 de novembro
15h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)

29 de novembro
14h30 – Nova Zelândia-Portugal

30 de novembro
11h00 – Treino complementar (ginásio)
16h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)

**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.


;

Notícias